Mostra Cearense no 19º NOIA | Superbike e as sensações do período de isolamento

Superbike é um projeto idealizado por Artur Dalim, estudante de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará. O curta-metragem une imagem, som (ambos captados pelo idealizador do projeto) e montagem (por Fernanda Barros, também estudante de Cinema), convidando assim o espectador para adentrar em uma experiência sensorial e instigante. 

Segundo Artur, as imagens vêm de resgates de arquivos do computador que são datadas do ano passado. Um ano completamente diferente do que estamos presenciando agora em 2020. Revisitar as figuras de árvores e folhagens em movimento ou do pôr do sol, causa uma sensação quase nostálgica de um período em que andávamos livremente e, após ver Superbike, espero que passemos a dar mais valor e apreciemos as paisagens que nos cercam e que antes, por vezes, nos passavam desapercebidas. 

Ainda de acordo com o idealizador, Superbike foi inteiramente editado e montado durante o período de isolamento social por Fernanda Barros. Também estudante de cinema, as escolhas da Fernanda para o trabalho de montagem dão ritmo para o curta que, sem falas, se prende na transposição de imagem e som na finalidade de causar sensações em quem assiste. Particularmente, apesar de curto, uma das cenas que mais chamam a atenção são as cenas de água e nado. Não sei se intencionalmente por parte da montadora, mas, pessoalmente, a sensação de sufocamento foi inevitável, e não apenas por conta da captação de imagem ter sido feita debaixo d’água, mas também associada ao período de solidão que temos presenciado durante todo esse ano. 

Superbike pode soar como uma ideia simplista, mas a verdade é que é um filme repleto de escolhas estéticas na finalidade de o tornar uma experiência intrigante em menos de três minutos de produção, que só fará sentido para quem teve a oportunidade de assistir ao curta. Não é à toa que assim conquistou espaço na Mostra Cearense de Cinema Universitário da 19° edição do Festival do Audiovisual Universitário Noia, um dos mais tradicionais e conceituados festivais de cinema do Nordeste. 


Para saber mais sobre o 19º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário, clique aqui.

Leia os textos de Elvio FranklinEric Magda e Thiago Henrique Sena, que fizeram parte do Júri da Crítica do festival como membros da ACECCINE (Associação Cearense de Críticos de Cinema) aqui.