8 Falsos-documentários literalmente inacreditáveis

O gênero Falso-Documentário, também conhecido como mokcumentary ou docuficção, consiste em simular um documentário sobre algum tema, se utilizando de todas suas características para brincar com a realidade de várias maneiras. Muitas vezes confundido com os found footage, que simulam vídeos amadores encontrados e geralmente são filme de terror, como A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999) ou Cloverfield: Monstro (Cloverfield, 2008), os falsos-documentários precisam parecer algo feito com o intuito de informar ou acompanhar e registrar certa ação, podendo muitas vezes ser em formato jornalístico ou mais experimental.

Com o retorno do famoso repórter do Cazaquistão aos Estado Unidos em Borat: Fita de Cinema Seguinte (Borat Subsequent Moviefilm, 2020), resolvi relembrar alguns filmes para quem quer conhecer mais produções do gênero.


Distrito 9

(District 9, 2009)

Dir: Neill Blomkamp

Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extra-terrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extra-terrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extra-terrestre Christopher para escapar.


Isto é Spinal Tap

(This is Spinal Tap, 1984)

Dir: Rob Reiner

1982. O Spinal Tap é uma lendária banda britânica de heavy metal que vai para uma turnê na américa acompanhada de Marty DiBergi (Rob Reiner), um cineasta que venera o grupo. Com o convívio diário durante a viagem e com muitas coisas dando errado, Marty descobre o outro lado da fama.


O Que Fazemos Nas Sombras

(What We Do In The Shadows, 2014)

Dir: Jemaine Clement e Taika Waititi

Viago (Taika Waititi), Deacon (Jonathan Brugh) e Vladislav (Jemaine Clement) são três vampiros que dividem uma casa. Algumas das dificuldades que eles têm na vida são a imortalidade, encontrar sangue humano em festas, lidar com a luz solar e a inadequação aos padrões sociais, além do pagamento de contas e, claro, a convivência.

Não deixe de conferir também a sensacional série spin-off do filme, What We Do In The Shados (2019 -), que está em sua segunda temporada atualmente.


Recife Frio

(2009)

Dir: Kleber Mendonça Filho

Nos trópicos do país, onde as temperaturas usualmente eram elevadas, a cidade do Recife sofre com a queda da temperatura devido a uma mudança climática, fazendo com que os habitantes tenham que se adaptar. Um lugar que passa de tropical para frio e chuvoso, tornando o ambiente triste.

Assista o curta completo abaixo.


Operação Avalanche

(Operation Avalanche, 2016)

Dir: Matt Johnson

Em 1967, durante a guerra fria, quatro agentes da CIA se dirfançam de cineastas com a tarefa de se infiltrar na NASA e descobrir espiões. Fingindo ter a intenção de documentar a viagem da Terra à Lua, o que eles descobrem leva a uma das maiores conspirações na história dos Estados Unidos.


Zelig

(1983)

Dir: Woody Allen

Um pseudo-documentário sobre a vida de Leonard Zelig (Woody Allen), o homem-camaleão, que tinha o dom de modificar a aparência para agradar as outras pessoas.


O Caçador de Troll

(Trolljegeren, 2010)

Dir: André Øvredal

Na trama, um grupo de estudantes parte para o norte da Noruega com a missão de revelar uma conspiração do governo que tenta esconder do público da existência de trolls.


Sereias: O Corpo Encontrado

(Mermaids: The Body Found, 2011)

Dir: Sid Bennett

Este incrível docudrama entra no mundo secreto das sereias. Um drama contemporâneo que nos leva numa jornada fascinante, revelando a origem dos avistamentos recentes de sereias, enquanto o segmento documentário mostra por que elas podem não ser uma fantasia. Especialistas e cientistas falam sobre a história natural das sereias e nos mostram que elas poderiam ter evoluído e permanecido ocultas até agora.


BÔNUS

Um documentário que parece falso, mas não é (ou é?), uma falsa-reportagem sobre os reis do surf e uma série documental sobre um mistério escolar.

Saída Pela Loja de Presentes

(Exit Through the Gift Shop, 2010)

Dir: Banksy

Este documentário mostra a ascensão meteórica de um jovem artista francês, Mr. Brainwash, que usa a sua amizade e seus contatos (com Banksy, Invader etc.) para ser reconhecido no mundo da arte contemporânea. Mesmo sem ter trabalhos marcantes, ele comprova que o círculo de amigos pode ser mais importante neste ramo do que o talento.


Tá Dando Onda

(Surf’s Up, 2007)

Dir: Ash Brannon e Chris Buck

Cadu Maverick (Shia LaBeouf) é um jovem pinguim, que tem o lendário surfista Big Z como ídolo. Um dia ele decide deixar sua família e sua cidade, Shiverpool, na Antártida, para participar do Big Z Memorial Surf Off, um torneio de surf realizado na ilha Pen-Gu. Cadu acredita que caso vença o torneio ganhará respeito e admiração, seu grande sonho. Mas lá ele conhece um veterano surfista chamado Grego (Jeff Bridges), com quem aprende que o campeão nem sempre é aquele que chega em 1º lugar nas competições.


American Vandal

(2018-2019)

Criação: Dan Perrault e Tony Yacenda

Era um dia comum em uma escola de ensino médio dos Estados Unidos até que alguém decide pixar 27 carros estacionados no local. O ato abalou a escola e custou caro: o estudante Dylan Maxwell (Jimmy Tatro) é expulso do colégio por seu suposto comportamento. Resta saber se ele foi realmente o autor do crime.


VEJA TAMBÉM

10 Filmes que não parecem dirigidos por quem os dirigiu

Borat: Fita de Cinema Seguinte – Tá difícil competir com a realidade