O gênero Falso-Documentário, também conhecido como mokcumentary ou docuficção, consiste em simular um documentário sobre algum tema, se utilizando de todas suas características para brincar com a realidade de várias maneiras. Muitas vezes confundido com os found footage, que simulam vídeos amadores encontrados e geralmente são filme de terror, como A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999) ou Cloverfield: Monstro (Cloverfield, 2008), os falsos-documentários precisam parecer algo feito com o intuito de informar ou acompanhar e registrar certa ação, podendo muitas vezes ser em formato jornalístico ou mais experimental.
Com o retorno do famoso repórter do Cazaquistão aos Estado Unidos em Borat: Fita de Cinema Seguinte (Borat Subsequent Moviefilm, 2020), resolvi relembrar alguns filmes para quem quer conhecer mais produções do gênero.
Distrito 9
(District 9, 2009)
Dir: Neill Blomkamp
Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extra-terrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extra-terrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extra-terrestre Christopher para escapar.
Isto é Spinal Tap
(This is Spinal Tap, 1984)
Dir: Rob Reiner
1982. O Spinal Tap é uma lendária banda britânica de heavy metal que vai para uma turnê na américa acompanhada de Marty DiBergi (Rob Reiner), um cineasta que venera o grupo. Com o convívio diário durante a viagem e com muitas coisas dando errado, Marty descobre o outro lado da fama.
O Que Fazemos Nas Sombras
(What We Do In The Shadows, 2014)
Dir: Jemaine Clement e Taika Waititi
Viago (Taika Waititi), Deacon (Jonathan Brugh) e Vladislav (Jemaine Clement) são três vampiros que dividem uma casa. Algumas das dificuldades que eles têm na vida são a imortalidade, encontrar sangue humano em festas, lidar com a luz solar e a inadequação aos padrões sociais, além do pagamento de contas e, claro, a convivência.
Não deixe de conferir também a sensacional série spin-off do filme, What We Do In The Shados (2019 -), que está em sua segunda temporada atualmente.
Recife Frio
(2009)
Dir: Kleber Mendonça Filho
Nos trópicos do país, onde as temperaturas usualmente eram elevadas, a cidade do Recife sofre com a queda da temperatura devido a uma mudança climática, fazendo com que os habitantes tenham que se adaptar. Um lugar que passa de tropical para frio e chuvoso, tornando o ambiente triste.
Assista o curta completo abaixo.
Operação Avalanche
(Operation Avalanche, 2016)
Dir: Matt Johnson
Em 1967, durante a guerra fria, quatro agentes da CIA se dirfançam de cineastas com a tarefa de se infiltrar na NASA e descobrir espiões. Fingindo ter a intenção de documentar a viagem da Terra à Lua, o que eles descobrem leva a uma das maiores conspirações na história dos Estados Unidos.
Zelig
(1983)
Dir: Woody Allen
Um pseudo-documentário sobre a vida de Leonard Zelig (Woody Allen), o homem-camaleão, que tinha o dom de modificar a aparência para agradar as outras pessoas.
O Caçador de Troll
(Trolljegeren, 2010)
Dir: André Øvredal
Na trama, um grupo de estudantes parte para o norte da Noruega com a missão de revelar uma conspiração do governo que tenta esconder do público da existência de trolls.
Sereias: O Corpo Encontrado
(Mermaids: The Body Found, 2011)
Dir: Sid Bennett
Este incrível docudrama entra no mundo secreto das sereias. Um drama contemporâneo que nos leva numa jornada fascinante, revelando a origem dos avistamentos recentes de sereias, enquanto o segmento documentário mostra por que elas podem não ser uma fantasia. Especialistas e cientistas falam sobre a história natural das sereias e nos mostram que elas poderiam ter evoluído e permanecido ocultas até agora.
BÔNUS
Um documentário que parece falso, mas não é (ou é?), uma falsa-reportagem sobre os reis do surf e uma série documental sobre um mistério escolar.
Saída Pela Loja de Presentes
(Exit Through the Gift Shop, 2010)
Dir: Banksy
Este documentário mostra a ascensão meteórica de um jovem artista francês, Mr. Brainwash, que usa a sua amizade e seus contatos (com Banksy, Invader etc.) para ser reconhecido no mundo da arte contemporânea. Mesmo sem ter trabalhos marcantes, ele comprova que o círculo de amigos pode ser mais importante neste ramo do que o talento.
Tá Dando Onda
(Surf’s Up, 2007)
Dir: Ash Brannon e Chris Buck
Cadu Maverick (Shia LaBeouf) é um jovem pinguim, que tem o lendário surfista Big Z como ídolo. Um dia ele decide deixar sua família e sua cidade, Shiverpool, na Antártida, para participar do Big Z Memorial Surf Off, um torneio de surf realizado na ilha Pen-Gu. Cadu acredita que caso vença o torneio ganhará respeito e admiração, seu grande sonho. Mas lá ele conhece um veterano surfista chamado Grego (Jeff Bridges), com quem aprende que o campeão nem sempre é aquele que chega em 1º lugar nas competições.
American Vandal
(2018-2019)
Criação: Dan Perrault e Tony Yacenda
Era um dia comum em uma escola de ensino médio dos Estados Unidos até que alguém decide pixar 27 carros estacionados no local. O ato abalou a escola e custou caro: o estudante Dylan Maxwell (Jimmy Tatro) é expulso do colégio por seu suposto comportamento. Resta saber se ele foi realmente o autor do crime.
VEJA TAMBÉM
10 Filmes que não parecem dirigidos por quem os dirigiu
Borat: Fita de Cinema Seguinte – Tá difícil competir com a realidade
Cineasta e Historiador. Membro da ACECCINE (Associação Cearense de Críticos de Cinema). É viciado em listas, roer as unhas e em assistir mais filmes e séries do que parece ser possível. Tem mais projetos do que tem tempo para concretizá-los. Não curte filmes de dança, mas ama Dirty Dancing. Apaixonado por faroestes, filmes de gângster e distopias.