+10 Canais brasileiros que valem a pena no YouTube

Em janeiro de 2019, eu fiz uma lista de 10 canais que eu acompanho no YouTube, muito interessantes para quem estava querendo agregar algo na sua formação como ser humano e em como você interage com as obras que consome.

Devido a ampla aceitação, agora, mais de um ano depois, em meio a pandemia do coronavírus, decidi dar continuação aquela lista, desta vez, adicionando conteúdos que conversem sobre as nossas atuais mazelas, sem esquecer o objetivo inicial desta lista.

Lembrando que esse top 10 é um recorte e que focarei em canais nacionais não muito grandes.

10 – NAUTILUS

Começando com um canal de análise e vídeo-ensaio voltado para os games. O trio composto por Bruno Tessaro, Lucas Zavadil e Ricardo Regis pertencem e tem interesse na área de tecnologia e design, assim, voltando às postagens do canal para a jogabilidade e estética dos jogos, sem esquecer da narrativa que engloba toda a obra. Como eu não costumo jogar muito, acabo consumindo pouco o conteúdo do canal para não correr o risco de tomar spoilers a respeito de algo que algum dia tenho interesse de jogar.


09 – ELEGANTE

Um canal clássico de vídeo-ensaio sobre filmes e séries onde análises completas das obras são realizadas, algumas vezes ganhando mais de um vídeo para contemplar os diversos assuntos que um produto de mídia discute. Um diferencial desse canal para os demais é que ele costuma lançar vídeos novos sobre filmes de anos anteriores, sem se prender as estreias do momento. Isso é ótimo, pois dependendo da obra, na época em que ela foi lançada não existia youtube, então são raros os vídeos focados nela na plataforma.

Entretanto, o apresentador, as vezes, tem dificuldade em sintetizar as informações no roteiro dos vídeos, assim, aumentando a duração do conteúdo sem necessidade, além de em alguns momentos parecer que está descrevendo e resumindo o que aconteceu no filme, ao invés de analisar o ocorrido.


08 – LUDOVIAJANTE

Com foco em saúde mental, Thiago se propõe discutir temas pesados através da filosofia e de sua vivência. Por ser diagnosticado com transtorno bipolar e depressão clínica, os vídeos obtém um carácter mais pessoal e íntimo, porém o humor do youtuber  baseado em estímulos visuais e edição nonsense é utilizado com o objetivo de aliviar a tensão.

Com a quarentena em curso, acho que algumas pessoas podem gostar da abordagem e da forma em que esses assuntos mais introspectivos são discutidos nesse canal.


07 – NORMOSE

Unindo história, filosofia e psicologia Normose discute os acontecimentos políticos da nossa sociedade construindo uma narrativa de causa e efeito para o ocorrido, sem se esquecer de relacionar essa representação social com a arte, quando possível.


06 – GABRIELA PRIOLI

Depois de se afastar do quadro em que atuava como comentarista na CNN, a professora e mestra em direito penal, Gabriela Prioli decidiu investir mais no seu canal de YouTube. Atualmente, ela pública vídeos 3 vezes por semana, sempre buscando usar uma linguagem de fácil entendimento na hora de passar informações para o público. O canal é focado em análises políticas, ideal para quem deseja começar a compreender melhor o cenário atual do país e se informar das notícias mais relevantes da semana.


05 – MEUS 2 CENTAVOS

Canal de crítica cinematográfica pertencente a Tiago Belotti. Thiago por ser formado em audiovisual e ser um cineasta independente produz críticas com um embasamento mais técnico, não ficando apenas na emoção provocada pela narrativa e efeitos especiais. Apesar de não concordar muito com ele, é um ótimo canal para aspirantes a cinéfilos e cults compreenderem melhor as obras que consomem.


04 – SPARTAKUS SANTIAGO

Preto, gay, formado em comunicação, Spartakus Santiago posta vídeos voltados para a desconstrução da homofobia e racismo. Por seguir a linha de pensamento de Martin Luther King, algumas de suas críticas a sociedade são mais brandas, porém, a comunidade negra é diversa e complexa, sendo esse posicionamento só mais uma vertente na luta contra o preconceito.

Para os fãs de divas do pop, esporadicamente são lançados videos analisando discos e carreiras da Lady Gaga, Anitta, Pabllo Vittar e Beyoncé.


03 – MINUTOS PSÍQUICOS

Canal com mais inscritos desta lista, mas que eu não vejo ser tão comentado por aí. Formado pelo psicólogo André Rabelo, pelo biólogo Pedro Antunes e pelo designer Pedro Xicao. O Minutos Psíquicos busca analisar, desmistificar e informar a respeitos de distúrbios psicológicos e qualquer outro comportamento cotidiano que envolva o nosso cérebro, através de vídeos desenhados de aproximadamente 5 minutos.

Até o momento, o canal já lançou vídeos sobre ansiedade, depressão, bipolaridade, TDAH, TOC, timidez, psicopatia, vício, sexo, autismo, sono, fantasias sexuais, paranoia, procrastinação…entre diversos outros temas.


02 – ANTÍDOTO

Música, arte política, sociologia, autoconhecimento e história são os temas abordados pelo professor Juliano Malinverni da Silveira. A maioria dos vídeos são para refletir  sobre temas mais abrangentes como morte, liberdade, humildade, coronavírus e religião. Entretanto, em alguns vídeos os argumentos baseados em filósofos e pensadores são usados para analisar alguma obra cinematográfica, afinal, a ficção, por ser um laboratório para testar ideias, pode ser usada para refletirmos sobre a nossa realidade.


01 – TEMPERO DRAG

Formado em artes cênicas e letras, Guilherme Terreri Pereira se monta como Rita Von Hunty e promove reflexões sobre assuntos sociais, sempre explicando o contexto histórico e político por trás dos acontecimentos recentes, assim, propondo novas estruturas de mundo e alternativas de sociedade.

Rita sempre traz um embasamento acadêmico para suas análises, usando trechos de artigos, indicando livros e citando os respectivos filósofos e sociólogos por trás de seus argumentos presentes nos vídeos, com isso, tornando a discussão mais complexa, saindo do achismo e opinião.


Menção Honrosa

MY NEWS

Canal jornalístico apresentado pelo humorista Antônio Tabet com participação da economista Mara Luquet e dos jornalistas Mariliz Pereira Jorge e Pedro Doria. O quadro principal do canal e o único que eu acompanho é o Segunda Chamada, onde eles recebem diversos convidados para discutir em uma roda de conversa dinâmica sobre os assuntos políticos mais comentados da semana. Por ser uma discussão de atualidades esses vídeos podem ficar datados rapidamente, devido a fluidez da política brasileira.

Drauzio Varella, Ciro Gomes, Gilmar Mendes, Rodrigo Maia, Reinaldo Azevedo, Vera Magalhães, Glenn Greenwald, Marina Silva são alguns dos participantes convidados dessas lives.