10 canais brasileiros que valem a pena no Youtube

Já faz alguns anos que o Youtube não é mais visto apenas como uma mídia alternativa. A plataforma já está consolidada de tal forma que até mesmo as empresas veem os produtores de conteúdo do site investimentos melhores do que os métodos tradicionais, como os antigos conglomerados televisivos e a mídia impressa.
Um dos pontos chaves para o sucesso desse site é a simplicidade em que informações complexas são passadas e a horizontalidade em que os conteúdos são transmitidos, o famoso “gente como a gente”, afinal, teoricamente qualquer pessoa pode ser um youtuber, é só ligar o celular/câmera e falar. A plataforma se tornou tão gigantesca e influente que era inevitável a busca pelo profissionalismo dos seus produtores de conteúdo.
Atualmente, existem canais de praticamente tudo no youtube, seja cinema, videogame, música, culinária, educação sexual, marcenaria, moda, ciência, vídeo aulas, daily-vlogs, fitness, educação financeira, ferreiros, política, treta, teorias da conspiração, auto ajuda…Enfim, o escopo é tão imenso e variado que qualquer tipo de público pode consumir o que está sendo produzido no site, quando, onde e por quanto tempo quiser.
Por ser um consumidor assíduo da plataforma e ter amigos que produzem conteúdo nela, como o Cozinha dos Tronos por exemplo, resolvi fazer um top 10 dos melhores canais que eu acompanhei em 2018. Vale lembrar que deixarei de fora canais gringos, grandes e/ou já bem conhecidos, como Nerdologia, JoutJout Prazer, Wisecrack, Canal do Pirula, Kurzgesagt – In a Nutshell, Canal Nostalgia, Ellora Haonne, Jovem Nerd, Manual do Mundo, Mother’s Basement…Entre outros.
Canal de ciência, voltado para física e química, onde o Pedro Loos explica conceitos complexos de uma maneira prática e lúdica. Os temas vão de curiosidades, como “Porque não existem estrelas verdes?”, “E se a terra parasse de girar?”, “Como pizzas estão destruindo o planeta?” até temas mais densos, como “Radiação Cherenkov”, “O Entrelaçamento Quântico” e “A Datação do Carbono”.
Lembrando que é um canal com embasamento científico, diferente de muitos canais de curiosidade que existem no youtube.

É o canal de crítica cinematográfica que eu mais acompanho atualmente. Apesar de não concordar muito com o PH, o conhecimento técnico dele junto com as análises dos significados de determinada obra contribuem muito para a evolução do meu repertório e julgamento cinematográfico.

08 – ISAC NESS
É um dos inúmeros canais que produzem vídeos ensaio no YouTube. São vídeos onde o produtor de conteúdo analisa os subtextos de determinado filme/série/desenho, normalmente usando para isso temas sociais, a própria bagagem cultural e interpretação. Assim, engrandecendo o valor da obra ou até mesmo dando novos significados a ela.
Esse formato é ótimo para aquele tipo de pessoa que acha que X-Men é uma obra sobre pessoas com poderes, ao invés de minorias políticas lutando para ter um lugar na sociedade, por exemplo. Vídeos assim ajudam a refletir a respeito de um tema e/ou começar a se instruir em determinado assunto.

O primeiro canal de empoderamento negro que eu comecei a acompanhar no youtube. Nele a estudante de ciência sociais, Nátaly Neri, fala sobre racismo, colorismo, política, aceitação, feminismo, desconstrução de padrões estéticos, tudo pelo olhar de uma mulher negra. É o canal em que a linguagem consegue me atingir melhor, porém existem outros que seguem a mesma linha igualmente bons, como o Spartakus Santiago, Muro Pequeno e a Tia Má.

 


06 – MIMIMIDIAS
Canal sobre cinema, design, séries, literatura, música, internet e tudo o que se chama mídia. É feito pela Clara Mateus e Tavos Mata Machado, ambos formados em letras, com mestrado em literatura de língua inglesa e também pelo Leonardo de Oliveira, formado em artes visuais e design gráfico. Os vídeos do canal sempre buscam debater obras e temas atuais de uma maneira fora do habitual, usando para isso a sociologia e filosofia, assim se distanciando do preto e branco que são as discussões de internet.

Mais um canal de vídeo ensaio a respeito de obras cinematográficas e quadrinhos, porém o diferencial é que o apresentador costuma abordar os assuntos junto com músicas de rap nacional, assim, te fazendo conhecer melhor esse gênero musical mesmo que indiretamente. As relações inesperadas de temas feitas no canal dão um ar de curiosidade a todo vídeo lançado.

Canal de divulgação científica feito pelo Estêvão Slow, focado nas ciências humanas e biológicas. Os videos variam de comentários a respeito de notícias científicas publicadas em revistas e sites respeitados, até vídeos mais extensos e elaborados, como o da vida de Alexandre, o Grande e a divagação do porque acreditamos em deus, sempre analisando os fatos acima de tudo.
Recentemente, o canal ganhou um cunho político enorme, devido aos acontecimentos recentes na política brasileira. Slow é o responsável pelo lançamento de um dos vídeos mais importantes de 2018 pra mim, vídeo este em que ele destrincha a manipulação feita nas eleições brasileiras e americanas, analisando essa onda conservadora ao redor do mundo.

03 – LEO HWAN
Canal de vídeos ensaio focado em empatia, onde o apresentador analisa as emoções, o psicológico e as relações sociais de determinado personagem ficcional. Ótimo para desconstrução de estereótipos e compreensão de como a masculinidade tóxica atua.

02 – ENTREPLANOS
Meu canal de vídeo ensaio favorito. É o que consegue conciliar melhor a informação e a arte abordada em uma obra, sem esquecer das características técnicas. Em suas análises, Max Valarezo foca muito no roteiro e na edição, tendo bastante influência do canal gringo The Nerdwriter. É um ótimo canal para você entender porque gosta ou não de determinado filme.

Atualmente é o meu canal de YouTube favorito. É apresentado por um casal que busca debater com respeito e empatia sobre os mais diferentes temas, constantemente trazendo para a discussão indivíduos com formação no assunto abordado ou que estudaram bastante aquela temática.
O canal analisa desde a situação política do brasil, até desenhos infantis, como Steven Universe e Naruto, sempre tentando agregar algo a quem está assistindo o vídeo, as vezes até com uma moral da história.
Mesmo que você discorde do que está sendo falado, é um excelente canal para evoluir a sua argumentação e conhecimento político e social, ainda mais nos próximos anos…

Menção Honrosa 
É um canal que poderia estar na lista, mas eu acompanho apenas um estilo dos vídeos produzidos. É feito pelas meninas do site garotasgeeks.com. O canal fala sobre cultura pop, porém com uma perspectiva diferente, já que esse tema é basicamente abordado apenas por homens. Meu quadro favorito do canal é o Análise do Imaginário, onde a Flávia Gasi destrincha os significados de um filme, série ou personagem, utilizando para isso conceitos filosóficos para tentar entender a complexidade que aquela obra pode ter. A ideia é divagar mesmo sobre determinado assunto.

—-

Obviamente um monte de canais ficaram de fora, porém toda lista é um recorte e eu tentei focar essa em canais cujos temas acho que podem agregar algo na sua formação como ser humano e em como você interage com as obras que consome. Afinal, pensamento crítico e questionador está cada vez mais essencial atualmente.