Westworld – The Mother of Exiles (S03E04)

Finalmente chegamos ao meio da 3a temporada, The Mother of Exiles é um episódio que entrega algumas respostas, ou algo parecido com isso. Voltamos a ver o elenco principal reunido em um mesmo episódio, e temos o tão esperado retorno do Homem de Preto em carne e osso, já a sua mente… essa parece que está em outro lugar. 

O episódio começa com o Homem de Preto (Ed Harris) completamente atormentando, bem longe de ser aquela figura desumana e sádica das temporadas anteriores, ele “recebe uma visita” inesperada, Dolores (Evan Rachel Wood), não a do presente, mas a da 1ª temporada, que o diz que ela sabe o que está reservado pra ele. Na sequência, sua filha Emily (Katja Herbers) aparece e os dois começam a discutir sobre ela estar viva ou morta, então ela diz pra ele “terminar o jogo”. 

Enquanto isso, Bernard (Jeffrey Wright) e Stubbs (Luke Hemsworth) estão em um quarto de hotel planejando um jeito de impedir um suposto plano de Dolores de eliminar e substituir Liam (John Gallagher Jr.), filho do fundador, com o objetivo de obter recursos para concretizar sua missão. Bernard desenvolve um dispositivo capaz de parar qualquer anfitrião, e eles, com a localização de Liam em mãos, partem para interceptar Dolores.

Em outro lugar, Dolores e Caleb (Aaron Paul) prosseguem com sua agenda, e depois de dar um banho de loja em Caleb, partem para o seu próximo alvo, Michael Tritter (Brian Gilleece), gerente da Anderson Private Equity, que trabalha pra Liam. Dolores deixa ele inconsciente e extrai seu sangue e injeta em Caleb, que vai assumir a identidade de Tritter, os dois partem para um banco, onde depois de uma transação pra lá de tensa, conseguem transferir todo o dinheiro de Liam para uma conta controlada por Dolores. 

Na mansão de William/Homem de Preto, Hale (Tessa Thompson) conta que Serac (Vincent Cassel) está de olho nos dados do projeto do Setor 16, ele explode em fúria e a culpa pelo vazamento de dados, atribuído-a a existência de um espião dentro da DELOS. Hale então diz que ela tem um investidor que pode salvar a empresa, mas precisa que William volte para a DELOS e a ajude a convencer os diretores. 

Em Singapura, Serac e Maeve tem uma longa conversa e ele finalmente consegue convencê-la de caçar Dolores, em seguida os dois vão à antiga casa de Arnold, agora abandonada, e Serac diz que Dolores trouxe consigo, do parque, cinco unidades de controle. Eles vão a um outro cômodo, onde Serac interroga um comerciante de identidade chamado Jiang (Adam Wang), com o objetivo de saber o paradeiro de Dolores. Depois de ver o que aconteceria a sua família, caso não cooperasse, Jiang diz que mandou Dolores para a Coveira (Elizabeth Anweis). Maeve começa sua busca.

Stubbs e Berrnard chegam a uma festa com o objetivo de sequestrar Liam, antes que Dolores e Caleb o façam, não demora muito e os quatro se enfrentam Connells (Tommy Flanagan), o braço direito de Liam resolve agir e corre para o resgate. 

De volta a Singapura, Maeve encontra a Coveira e tenta extrair a informação dela, que a princípio resiste, mas logo entrega que aquilo teria sido obra da Yakuza, Maeve e a Coveira vão de encontro ao chefão local da Yakuza, chegando lá, Maeve descobre que o chefão é ninguém menos que Musashi (Hiroyuki Sanada) e os dois começam uma conversa… 

Na mansão, William está pronto para ir a DELOS, mas na saída, Hale pergunta a ele como vão as conversas com a sua filha, William fica atônito e começa a questionar Hale sobre o que está acontecendo, é então que Hale abre o jogo e revela que na verdade ela é Dolores, ensandecido ele parte pra cima dela e acaba sendo levado para um hospício.

Depois da confusão na festa, Bernard se prepara para escapar com Liam, mas logo é alcançado por Caleb, e os dois ficam num impasse, Connells aparece para resgatar seu patrão, ou não, já que ele manda Liam correr e logo depois fala pra Caleb ir atrás dele. Connells e Bernard ficam a sós, e Connells revela sua verdadeira identidade… Dolores. 

Maeve é derrotada por Musashi, que releva ser Dolores. Bem, agora temos uma resposta parcial para a pergunta de quem foram os cinco que Dolores trouxe do parque, ela trouxe Bernard, e quatro cópias de si mesma, Hale, Connells e Musashi, quem será a quarta cópia? Quais são os planos de Dolores com aquele liquido branco que parece muito com o que é usado para fabricar anfitriões, estaria ela se preparando pra fazer um exército de cópias? 

A cada episódio fica claro que a intenção de Dolores é libertar as máquinas e abrir os olhos dos humanos. Quem é o verdadeiro antagonista da história, Dolores, Serac? Julgando pelo trailer do próximo episódio, Caleb vai começar a questionar as atitudes de Dolores. Talvez ganhemos algumas respostas, ou mais um monte de perguntas na próxima semana. Fiquem ligados.