Westworld – Decoherence (S03E06)

Decoherence é um episódio caótico, que lida com os conflitos internos da cópia de Dolores, que está no corpo de Hale, que deseja ter a vida em família da CEO da DELOS e ao mesmo tempo deve permanecer leal aos planos de Dolores. Mas o foco desse episódio são os conflitos internos de William. 

Inicialmente vemos Maeve (Thandie Newton), acordando no Além Vale, e tendo uma conversa com Serac (Vincent Cassel), tentando incentivá-la a voltar e eliminar Dolores (Evan Rachel Wood). Maeve diz que realmente precisa de “ajuda” e, de pronto, Serac concorda em atender a seu pedido, mas avisa que se ela falhar, ela viverá pra sempre em uma prisão nem um pouco agradável. 

Em The Mother of Exiles (S03E04), William (Ed Harris) cai na armadilha de Dolores e é levado para um hospital psiquiátrico, é lá que o vemos em uma sessão de terapia em grupo, na qual ele divide sua visão sobre o propósito da humanidade, “consumir” o planeta até não sobrar mais nada. Após a sessão, ele e a terapeuta que cuida do seu caso (Siena Goines) conversam sobre o que aconteceu com Emily (Katja Herbers), e sugere que ele faça uma espécie de terapia de Realidade Aumentada pra estresse pós-traumático, William recusa e diz que não precisa de terapia pra saber a verdade sobre Emily e reconhece que matou a própria filha, que não merece estar vivo por causa do que fez. Ele é interrompido pelo choro da médica que tinha acabado de ver os dados do seu perfil do Rehoboam e saia da sala desesperada.

Na sequência, William está amarrado em uma maca sendo preparado para ser submetido a tal terapia proposta pela médica, uma amostra de seu sangue é retirada, e logo um dispositivo, igual ao que Caleb (Aaron Paul) tem no céu da boca, é implantado em William, após ser sedado ele é levado para um outro local, no caminho presencia o suicídio de sua médica. 

Agora, acompanhamos Hale (Tessa Thompson) e seu filho Nathan (Jaxon Williams) no caminho de volta da escola em meio ao caos causado pelo vazamento de dados da Incite. Chegando em casa ela e o marido (Michael Ealy) conversam e ela diz ter medo, ele diz que essa não é ela, então eles conversam sobre ele ter lido ou não o perfil dele da Incite, e ele confessa que não, pois são eles quem decidem o próprio futuro e não uma máquina, Hale fica emocionada e é abraçada por seu marido sob o olhar do filho deles. 

A caminho da DELOS, Hale é aborda por um dos executivos e eles conversam sobre a aquisição da empresa por Serac, mas no meio do caminho eles são abordados por homens a serviço de Serac e o executivo é morto, pois de acordo com Serac, ele e outros estavam planejando impedir a privatização da DELOS, ele então diz que está a caminho da empresa e espera que ela esteja lá pra recebe-lo, Hale entra no táxi e visivelmente abalada liga pra Dolores e diz que falhou com a missão, Dolores pede que ela vá a DELOS e recupere o dados de todos os anfitriões que a empresa têm, Hale se mostra relutante, Dolores diz que acredita na capacidade dela, e Hale fala sobre o que aconteceu com Connells (Tommy Flanagan), e expressa que se preocupa com a sua família, Dolores responde que o marido e o filho não são a família dela, Hale meio que concorda, reclama de sentir emoções, e diz que isso mudou ela, que ela está se distanciando de Dolores, e que a ligação entre elas ainda é forte e pede pra ela continuar com o plano. 

De volta a clínica, William é amarrado a uma cadeira, um médico entra e coloca um óculos de RA no rosto dele e sai da sala, pouco tempo depois um garoto entra na sala, desamarra e fica observando curiosamente William, que logo se vê em um quarto com o mesmo garoto, logo um adulto chega gritando, perguntando pelo garoto, fazendo com que William peça pra sair dali, fora da RA, o médico percebe a agitação de William e tenta administrar um calmante no paciente, mas William arranca o dedo do enfermeiro com uma mordida. Mas logo outros dois enfermeiros conseguem conte-lo e ele é sedado. 

Serac chega a DELOS e é recebido por Hale, os dois conversam e Serac ordena um lockdown na empresa, deixando Hale visivelmente preocupada. Enquanto isso Maeve está de volta ao War World e aproveita pra aliviar o estresse em alguns nazistas, depois encontra Lee (Simon Quarterman) novamente e os dois vão a um bar e começam a conversar, no meio da conversa, Maeve percebe que suas unidades de controle foram movidas de local e observa a impressão dos corpos de seus aliados no mundo real percebendo que a pérola de Dolores que estava no corpo de Connells também está lá. 

Voltando para DELOS, Serac ordena que os dados de todos os anfitriões sejam recuperados e destruídos junto com os corpos, e pede pra Hale testar todos os funcionários e encontrar a outra cópia de Dolores que está infiltrada na companhia. Hale então vai até os servidores da DELOS e começar a copiar todos os dados. William acorda no seu quarto e é levado para a sala de terapia em grupo, onde fica frente a frente com suas “facetas” e com o seu velho mentor, James Delos (Peter Mullan), a sessão termina com William eliminando brutalmente suas versões e aceitando seu verdadeiro eu.

Hale consegue copiar os dados e volta para seu escritório, e pelas câmeras de vigilância vê uma movimentação no local onde os anfitriões são impressos e se dirige pra lá, mas é chamada para uma reunião da diretoria convocada por Serac. Na reunião Serac revela que Hale é na verdade um anfitrião, Hale então diz que já tinha completado sua missão, Serac se mostra desapontado, mas numa última cartada Hale, usa um veneno e mata todos os outros membros da diretoria, e ao tentar matar Serac, descobre que ele era projeção holográfica e sai em direção a sala de impressão. 

Maeve, Lee e Hector (Rodrigo Santoro) com a memória restaurada vão conversar com a cópia de Dolores a fim de saber quais são os planos dela, enquanto conversam Hale destrói a pérola de Hector, levando Maeve ao desespero. Hale tenta destruir a pérola de Maeve mas é interrompida por seguranças e foge levando a cópia de Dolores, mas logo se vê cercada e com a ajuda de um robô de segurança da DELOS consegue fugir. No laboratório, Maeve finalmente tem seu corpo de volta e observa um de seus aliados emergindo da impressão. Na clínica, William é resgatado da terapia de RA, por Bernarad (Jeffrey Wright) e Stubbs (Luke Hemsworth). Já em casa, Hale, pega o marido e o filho e começam a fugir, mas poucos metros à frente, o carro explode, vemos um dos homens de Serac saindo de um beco com um detonador na mão. E do carro em chamas, vemos o corpo se Hale bastante queimado, se arrastando pra longe do veículo. Hale fica em pé e enquanto olha para o carro em chamas, lágrimas escorrem de seus olhos. 

Agora ela e Maeve têm um impulso passional bem mais forte que outros ideais pelo que lutar. William finalmente entende seu propósito dentro da história. Quem é o anfitrião que foi impresso junto com Maeve? Com apenas dois episódios para o fim da temporada, tudo pode acontecer, ao julgar pelo trailer de Passed Pawn, próximo episódio, vamos saber finalmente quem é Caleb e porque Dolores aposta suas fichas nele.