Westworld – The Winter Line (S03E02)

O segundo episódio da terceira temporada de Westworld, The Winter Line, foi ao ar no último domingo (22/03), trazendo de volta alguns velhos conhecidos, introduzindo um novo personagem misterioso, e mostrando alguns outros parques da DELOS. Vamos conferir o que rolou em The Winter Line

Logo de cara, reencontramos Maeve (Thandie Newton) e Hector (Rodrigo Santoro), tentando escapar de uma pequena cidade italiana ocupada por nazistas, a missão deles é entregar um mapa com a posição das tropas alemãs para os aliados e garantir a libertação da cidade. Na tentativa de fugir da cidade, Maeve tenta usar sua versão do “truque de mente Jedi”, para se livrar de alguns soldados nazistas que impedem o avanço dela e de Hector, mas logo percebe que perdeu seus “poderes”, embora continue consciente de sua realidade. 

Então, Hector salva o dia, e os dois fogem de carro até o ponto de encontro, um pequeno aeroporto nos arredores da cidade, onde um avião os espera. Ao entrar no avião percebem que a tripulação está morta, e acabam novamente encurralados pelos nazistas. Hector, ou Hectore como ele é chamado nessa narrativa, entra em conflito com os nazistas e acaba ferido mortalmente, em suas últimas palavras ele chama Maeve de Isabella, fazendo com que ela perceba que nada daquilo é real, levando Maeve a cometer suicídio logo em seguida.

Enquanto isso, Bernard (Jeffrey Wright) consegue um barco e volta para Westworld a procura de respostas, chegando lá, ele vai direto para o antigo laboratório do Dr. Ford (Anthony Hopkins), ao andar pelo local, que está bem destruído, acaba encontrando uma sala cheia de anfitriões, inclusive alguns do próprio Bernard e acaba encontrando Stubbs (Luke Hemsworth), sentado em um banco com um ferimento grande na cabeça. Stubbs acorda e explica que tentou se matar por ter falhado em cumprir sua diretriz principal, proteger todos os anfitriões, e pergunta o motivo do retorno de Bernard ao parque, o anfitrião explica que ele quer impedir Dolores (Evan Rachel Wood) de exterminar a raça humana, e que para isso, ele precisa da ajuda de Maeve.

Falando nela, depois do tiroteio na pista de pouso, ela se vê deitada, em um dos laboratórios de reparo e vê Felix (Leornado Nam), que estranhamente não a reconhece, e na fuga do laboratório acaba sendo delatada por Sylvester (Ptolemy Slocum), que alerta a segurança. Encurralada em um laboratório, Maeve se vê sem saída e se prepara para cometer suicídio novamente, mas é impedida por Lee Sizemore (Simon Quarteman), que aparentemente voltou dos mortos, e oferece uma chance dela se reunir com a sua filha, através da Forja localizada em WarWorld.

Bernard e Stubbs chegam aos laboratórios que ficam no subsolo do parque e começam a procurar Maeve, que de acordo com Stubbs, está em um depósito de anfitriões localizado no subnível B-83, no caminho eles passam por uma sala, onde dois funcionários da DELOS discutem sobre vender uma das criações, nada menos do que Drogon, um dos dragões de Daenerys Targaryen de Game of Thrones (2011 – 2019), e pra reforçar a referência, os dois funcionários são interpretados por David Benioff e D.B. Weiss, os showrunners da série. 

Maeve acorda novamente no cenário nazista após seu encontro com Sizemore, e depois de “pular” a narrativa, ela e Lee se dirigem a Sala de Controle da Forja, onde logo, a anfitriã percebe que tudo não passa de uma simulação com o objetivo de extrair informações dela, isso faz com que Sizemore “bugue”, Maeve, então, enxerga uma falha no sistema e encontra um meio de se libertar da sua prisão virtual. 

No depósito de anfitriões, Bernard e Stubbs encontram Maeve, mas ela está sem sua unidade de controle, eles decidem voltar para os laboratórios em busca de um terminal para descobrir sua localização, ao tentar se logar no sistema, Bernard percebe que há algo errado, e começa a um autodiagnostico em busca de falhas, enquanto isso, Stubbs lida com a segurança do parque. A situação começa a ficar tensa, e os dois fogem para a praia. Lá, Bernard reprograma Stubbs para que ele o proteja custe o que custar.

Em uma jogada genial, Maeve começa a narrativa da Segunda Guerra Mundial novamente, mas com uma abordagem diferente, ela entrega Hector aos nazistas, e começa a convencê-los de que todos ali são traidores, pois todos também estão em posse do mapa. A simulação começa a entrar em crash, e foge do controle, Maeve hackeia um tablet e consegue ver sua real localização e programa um robô para pegar sua unidade de controle e fugir, mas os seguranças derrubam o robô frustrando os planos da anfitriã. 

Pouco tempo depois, ela acorda em uma luxuosa casa e encontra um homem misterioso, Serac (Vincent Cassel), que propõe que ela cace e elimine Dolores em troca de reencontrar sua filha no Além do Vale, Maeve recusa e tentar matar Serac, mas ele a impede através de um dispositivo de controle que congela as funções motoras da anfitriã e fala que os dois conversaram novamente. 

Pelo visto, a ideia dos produtores é preparar o mais rápido possível o tabuleiro de xadrez pro embate final entre Dolores e Maeve. Vamos esperar os próximos movimentos e ver onde a série vai chegar.