Mass Effect 2 – Audaciosamente indo 10 anos depois

 

Em 2007 éramos apresentados para Mass Effect como o mais ousado projeto de ficção científica já concebido para consoles. A complexa mitologia, história e as muitas raças alienígenas (cada uma com suas próprias crenças políticas e religiosas), ofereciam uma profundidade raramente vista no meio. Apenas um jogo tão ambicioso como Mass Effect 2 poderia, não apenas corresponder aos níveis de um projeto tão grande, mas superá-lo de todas as maneiras imagináveis.

Lançado 3 anos após o original, exatamente uma década atrás. Mass Effect 2 (2010) estabeleceu a referência para sequências, mas também para jogos de ficção científica. Poucas sequências são capazes de superar as fraquezas de seus antecessores com uma precisão tão perfeita, além de maximizar o que as tornou tão bem sucedidas.

A primeira tarefa que coube à Bioware foi refinar o combate. O jogo original tinha mais um ângulo estratégico, mas essa estratégia significava que o jogo estava constantemente parando e iniciando, interrompendo a ação e arruinando o fluxo do jogo. Ao simplificar o combate em mais uma experiência de RPG de ação, Mass Effect 2 criou uma sensação muito melhor de tensão nas sequências de batalha.

Outra grande mudança foi a remoção do Mako, um veículo exploratório com o qual o jogador dirigia planetas alienígenas. Embora seja uma ideia inovadora, os Mako frequentemente levam a vagar sem rumo, à medida que o jogador procura recursos nos muitos planetas de Mass Effect. Em vez de dirigir para o seu destino, os jogadores agora eram transportados diretamente para a área que estariam explorando. Os recursos que podem levar bastante tempo para serem coletados no primeiro jogo, agora, podem ser encontrados em menor período. A coleta de recursos, apesar de ser uma parte vital do jogo, nunca foi para ser o tempo gasto no Mass Effect original e, ao acelerar esse processo, o Mass Effect 2 permitiu que os jogadores voltassem à essência do jogo: fazer missões e explorar a galáxia.

Claro, essas não são, necessariamente, as mudanças mais significativas que os jogadores lembraram de seu tempo em Mass Effect 2. A lista de histórias e personagens também foi expandida consideravelmente desde o primeiro jogo.  Enquanto Mass Effect tinha sete personagens jogáveis, Mass Effect 2 trouxe doze. Não apenas a quantidade de personagens foi uma melhoria, mas a qualidade dos personagens também foi muito mais eficaz desta vez. Um total de nove novos personagens foram introduzidos para os jogadores utilizarem em combate, criar estratégias e conhecer ao longo do jogo. A enorme diversidade exibida nos looks, personalidades e movimentos permitidos para o elenco é sensacional e dá liberdade de criar o tipo de personagem que você quer jogar.

Não dá para lembrar e falar sobre Mass Effect 2 sem sua principal missão: A missão monumental de suicídio para invadir a base dos colecionadores e salvar a humanidade. Ela resume todo o enredo do jogo, e a razão pela qual o jogador está recrutando os piores filhos da mãe de toda a galáxia na esperança de sucesso. Não é somente o fato de ser uma missão suicida em que muitos, ou mesmo todos, do elenco podem morrer durante a conclusão, adicionando uma camada de suspense e finalização. Para esse fim, os jogadores foram incentivados a conhecer sua equipe através de missões de lealdade específicas para cada membro do elenco. Ao realizar essas missões opcionais e completá-las de uma maneira que impressionaria ou agradasse ao personagem em questão, os jogadores eram capazes de verificar o respeito e a lealdade ​​desse personagem, garantindo que não seriam deixados no vácuo durante a missão final. Ainda assim, passar esses pré-requisitos não era garantia de sucesso. Os jogadores também tiveram que prestar atenção aos pontos fortes e fracos dos personagens ao atribuir tarefas e tomar decisões. Quem você deixaria para reconhecer uma área, consertar uma peça de equipamento ou trancar um caminho, poderia fazer a diferença sobre quem iria sobreviver à missão. Para complicar ainda mais as coisas, os personagens que você queria levar para os ramos finais da missão podem ser as pessoas mais adequadas para essas tarefas anteriores. Fazer com que todos saiam vivos é uma tarefa verdadeiramente dura, exigindo várias manobras para acertar com precisão.

Com tantos fatores trabalhando a seu favor, Mass Effect 2 é aquele jogo raro, o meio da trilogia, que é tão perfeitamente projetado, que tanto seu antecessor quanto a sequência, sofrem em comparação como resultado. Embora as melhorias do ME2 tornem difícil voltar ao primeiro jogo, o escopo e a ambição de um elenco inteiro que poderia estar vivo ou morto no final da jornada também neutralizam o terceiro jogo, fazendo com que muitos dos melhores personagens da trilogia sejam retirados da etapa final da viagem.

Por fim, Mass Effect 2 não é apenas um dos melhores jogos de ficção científica de todos os tempos, mas uma das melhores experiências de ficção científica em qualquer ponto médio e completo. Como Jornada nas Estrelas: Nova Geração (Star Trek: The Next Generation, 1987 – 1994) antes, Mass Effect 2 é o melhor exemplo de seu universo e o que o torna atraente.