10 jogos inesquecíveis para o PlayStation 1

No último dia 03 de dezembro o PlayStation, primeiro videogame da Sony completou 25 anos. Seu lançamento é um marco para a história e indústria dos jogos, um dos consoles de mesa mais bem vendidos de todos os tempo e aquele que detém uma das bibliotecas de jogos mais variadas e divertidas também. Aqui nessa lista, vamos elencar 10 jogos inesquecíveis do primeiro Sony PlayStation. É um convite a revisitar um mundo maravilhoso que nasceu na década de 1990, mas que vive até hoje.  


10 – Castlevania: Symphony of the Night (1997)

Para muitos o maior Castlevania de todos os tempos. Inclusive recebeu porte para diversas outras plataformas depois (PSP, PS3 e PS4). Esse jogo trabalha todos os elementos clássicos de seus antecessores e adiciona elementos como um estilo mais de RPG alinhado com a já tradicional plataforma, além da liberdade ao jogador de seguir o caminho que quiser até chegar nos seus objetivos. Contando com uma trilha sonora linda e belíssimos gráficos, certamente um dos melhores jogos desse console.


09 – Silent Hill (1999)

Um dos melhores jogos do gênero de horror e sobrevivência. Silent Hill nos coloca na pele de um protagonista sem treinamento algum que só quer salvar sua filha e acaba perdido em uma cidade amaldiçoada. A sua trilha sonora é de arrepiar e conta com uma enormidade de finais, sendo apenas um considerado o “verdadeiro”. Com puzzles desafiadores e com inúmeros sustos, Silent Hill está marcado na indústria dos jogos e no nicho de jogos de terror. 


08 – Twisted Metal 2: World Tour (1996)

O que pode ser mais divertido que jogar com vários carros em uma arena com o objetivo de destruir um ao outro? Twisted Metal 2 é um dos melhores jogos da franquia, apresenta bem mais variedades que o primeiro jogo e com uma boa escolha de personagens. É capaz de prender a atenção do jogador por horas, principalmente no modo multiplayer, em que já foi responsável por muitas brigas e muitas amizades desfeitas. É um ótimo jogo e divertimento certeiro.


07 – Crash Bandicoot 3: Warped (1998)

Eu parto do pressuposto que todo o jogo da Naughty Dog é bom. Dito isso, Crash Bandicoot 3: Warped ou apenas Crash Bandicoot 3 é um dos melhores jogos de plataforma 3D da história dos games. Ele consegue pegar tudo de bom que o primeiro e segundo jogo da franquia tiveram e amplia nesse game. É diversão e certeza de várias horas em frente ao console jogando. Fica a dica para quem quiser jogar a versão remasterizada, a dificuldade foi levemente aumentada, gerando assim novos desafios para os jogadores veteranos.


06 – Tomb Raider (1996)

A Core Design e a Eidos Interactive entregaram a primeira grande heroína dos jogos. Lara Croft é uma exploradora de tumbas que viaja para vários países em busca de relíquias e mistérios. Esse clima, muito inspirado em Indiana Jones, permeia não só o primeiro jogo da série, mas várias de suas continuações. Lara logo foi aceita e seu carisma dura até hoje. O primeiro jogo é muito bonito para sua época e traz diversas inovações para o gênero plataforma 3D.


05 – Gran Turismo (1997)

Um simulador de carros de corrida. Gran Turismo apresenta um dos melhore gráficos para o console e um excelente trabalho de som e trilha sonora.  Seu realismo é tanto que o jogador precisa tirar suas licenças para dirigir, só depois disso é que pode disputar campeonatos, comprar e vender carros, além de poder upar eles, comprando novos motores, melhorando pneus e amortecedores etc. É uma infinidade de coisas que pode ser feito aqui em um dos melhores jogos da plataforma. 


04 – X-Men Vs Street Fighter (1996)


Talvez seja o primeiro grande crossover da história dos jogos. X-Men Vs Street Fighter mistura personagens dessas duas grandes franquias, além de introduzir o sistema de duplas na hora de combate, possibilitando assim uma infinidade de combos e especiais. O conceito de lutas frenéticas volta aqui, além de ser divertido, é possível sempre jogar um multiplayer com os amigos, gerando em horas e horas de jogatina.


03 – Final Fantasy VII (1997)

Para muitos o maior RPG de todos os tempos. Certamente Final Fantasy VII tem seu papel na indústria dos jogos e da franquia. É o primeiro para nova geração e possui gráficos avançados para sua época. Além de contar com uma história fenomenal e com personagens carismáticos. É um excelente game e que ganhará um remake para a atual geração em 2020. Estamos todos ansiosos para rever esses personagens e revisitar suas histórias.


02 – Metal Gear Solid (1998)

Hideo Kojima é um dos deuses do mundo dos jogos. No aniversário de 10 anos do primeiro jogo da franquia, ele lança aquele que para muitos é sua obra-prima. Metal Gear Solid revoluciona o gênero de espionagem tática e stealth. É um dos jogos que melhor utiliza o poderio gráfico do primeiro console da Sony. Além de entregar uma história consistente e com uma excelente trilha sonora. É um dos jogos mais bonitos e emocionantes da história dos videogames e merece sempre seu reconhecimento.


01 – Resident Evil 2 (1998)

1998 foi um ano mágico para a indústria dos jogos, vários lançamentos memoráveis e que fazem valer seu lugar na história do mundo dos jogos. Dentre eles se destaca Resident Evil 2, jogo que continua a história de seu antecessor, mas que inova em diversos aspectos. O primeiro e mais visível, os gráficos. Apesar da gameplay ter se mantido, um novo arsenal foi pensado, o mundo foi expandido. Agora seus dois protagonistas tinham campanhas separadas, mas que constantemente se encontravam e suas ações eram percebidas entre si. A trilha sonora estava presente e o medo era geral. Resident Evil 2 ganhou um remake em 2019, muitos gostam mais da versão antiga, embora o remake tenha seus méritos. O certo é que ninguém pode tirar a importância que o jogo original teve para o console e para a franquia de horror e sobrevivência.