MOSTRA PERCURSOS: Sessão “Nada É” (26/10 às 16h)

A Mostra PERCURSOS é uma ação de docentes e discentes do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem por objetivo dar visibilidade aos trabalhos cinematográficos produzidos pelos alunos do curso, além de estimular o diálogo entre esses jovens artistas e a sociedade. Chegando à sua nona edição em 2019, a Mostra PERCURSOS vem abrindo espaços de exibição e reflexão crítica sobre os rumos apontados pelas produções do curso de Cinema e Audiovisual da UFC.

Nesta edição, nós do Só Mais Uma Coisa, publicaremos uma resenha, escrita por alunos e ex-alunos do curso, para cada uma das sessões da Mostra, que acontece do dia 24 a 26 de outubro, no Cinema do Dragão, em Fortaleza.

Para mais informações acesse o site (www.percursos.ufc.br/2019) e as redes sociais da Mostra.


“Lúcida” de Liana Almeida e Micael Lima

A mostra Percursos, exibição dos trabalhos audiovisuais dos alunos do curso de Cinema & Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, conta com muitas sessões cativantes e totalmente diferentes umas das outras, a sessão “Nada é”, mediada por Emily Guilherme, se encontra como uma das sessões mais experimentais de toda a mostra, com curtas de menor duração e não convencionais, seja para experimentar uma nova técnica cinematográfica ou para quebrar padrões das produções audiovisuais, os filmes da sessão “Nada é” fogem do lugar comum que o cinema cearense se encontra, eis aqui as obras:

Jogo do Edygleison é um filme tragicômico que fala sobre a solidão a partir de um viés cômico com um jogo de xadrez onde duas personalidades se enfrentam por um biscoito, a criatividade e a montagem supera as dificuldades técnicas que o filme possa ter enfrentado, principalmente no som.

Lúcida é um filme do primeiro semestre que surpreende pela calmaria e a imersão do caos que é um pesadelo acordado, mesmo confundindo o espectador com uma paisagem sonora totalmente desconexa com o que é apresentado, o curta cria a sensação de estranhamento.

“4L1C3_” de Micaela Ramos

O Menestrel faz juz ao título, pois a poesia Shakespeariana declamada expõe toda a frustração e a tristeza interna de um homem para o externo, mesmo sendo mais longo do que o necessário, o curta experimental constrói uma reflexão a partir da narração e de uma imagem de pouca qualidade.

Me Atirei ao Teus Pés é um filme experimental que trabalha camadas de montagem com um texto reflexivo e trágico.

4L1C3_ é um filme que experimenta e trabalha de forma espetacular a animação gráfica com camadas de vídeo e áudio, a sonorização é trabalhada para que aquele sonho se torne cada vez mais real e a voz tenta nos resgatar desta ilusão.

“oq fizeram cmg dps de morta” de Beni Almeida

Moon Man  explora as oportunidades que os efeitos especiais fornecem para produções experimentais, mesmo que beba da fonte do gênero sci-fi. Tudo aqui é feito para impressionar e experimentar as convenções do texto de Philip K. Dick no audiovisual.

Caçando é uma experiência sonora que envolve o espectador inteiramente a partir de seus ouvidos, acompanhando a jornada de um caçador que encontra uma criatura mais perigosa do que ele imaginava.

oq fizeram cmg dps de morta é um curta experimental que explora os efeitos da edição de vídeo com a instalação vídeo-arte a partir de um vestido.

Por Caio Cardoso