A Mostra PERCURSOS é uma ação de docentes e discentes do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem por objetivo dar visibilidade aos trabalhos cinematográficos produzidos pelos alunos do curso, além de estimular o diálogo entre esses jovens artistas e a sociedade. Chegando à sua nona edição em 2019, a Mostra PERCURSOS vem abrindo espaços de exibição e reflexão crítica sobre os rumos apontados pelas produções do curso de Cinema e Audiovisual da UFC.
Nesta edição, nós do Só Mais Uma Coisa, publicaremos uma resenha, escrita por alunos e ex-alunos do curso, para cada uma das sessões da Mostra, que acontece do dia 24 a 26 de outubro, no Cinema do Dragão, em Fortaleza.
Para mais informações acesse o site (www.percursos.ufc.br/2019) e as redes sociais da Mostra.
A mostra Percursos, exibição dos trabalhos audiovisuais dos alunos do curso de Cinema & Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, conta com muitas sessões cativantes e totalmente diferentes umas das outras, a sessão “Nada é”, mediada por Emily Guilherme, se encontra como uma das sessões mais experimentais de toda a mostra, com curtas de menor duração e não convencionais, seja para experimentar uma nova técnica cinematográfica ou para quebrar padrões das produções audiovisuais, os filmes da sessão “Nada é” fogem do lugar comum que o cinema cearense se encontra, eis aqui as obras:
Jogo do Edygleison é um filme tragicômico que fala sobre a solidão a partir de um viés cômico com um jogo de xadrez onde duas personalidades se enfrentam por um biscoito, a criatividade e a montagem supera as dificuldades técnicas que o filme possa ter enfrentado, principalmente no som.
Lúcida é um filme do primeiro semestre que surpreende pela calmaria e a imersão do caos que é um pesadelo acordado, mesmo confundindo o espectador com uma paisagem sonora totalmente desconexa com o que é apresentado, o curta cria a sensação de estranhamento.
O Menestrel faz juz ao título, pois a poesia Shakespeariana declamada expõe toda a frustração e a tristeza interna de um homem para o externo, mesmo sendo mais longo do que o necessário, o curta experimental constrói uma reflexão a partir da narração e de uma imagem de pouca qualidade.
Me Atirei ao Teus Pés é um filme experimental que trabalha camadas de montagem com um texto reflexivo e trágico.
4L1C3_ é um filme que experimenta e trabalha de forma espetacular a animação gráfica com camadas de vídeo e áudio, a sonorização é trabalhada para que aquele sonho se torne cada vez mais real e a voz tenta nos resgatar desta ilusão.
Moon Man explora as oportunidades que os efeitos especiais fornecem para produções experimentais, mesmo que beba da fonte do gênero sci-fi. Tudo aqui é feito para impressionar e experimentar as convenções do texto de Philip K. Dick no audiovisual.
Caçando é uma experiência sonora que envolve o espectador inteiramente a partir de seus ouvidos, acompanhando a jornada de um caçador que encontra uma criatura mais perigosa do que ele imaginava.
oq fizeram cmg dps de morta é um curta experimental que explora os efeitos da edição de vídeo com a instalação vídeo-arte a partir de um vestido.
Por Caio Cardoso
Sempre há mais alguma coisa a ser dita quando estamos falando do que amamos. Resenhas, artigos, listas e podcasts!