VEJA MULHERES | 5 filmes dirigidos por mulheres para assistir em Abril

The Fits 

(2015)

Diretora: Anna Rose Holmer

Reprodução

Toni (Royalty Hightower), uma menina de 11 anos, costuma treinar boxe com seu irmão em um centro de recreação, quando começa a se interessar por uma companhia de dança que também se exercita ali. Toni eventualmente se junta ao grupo, ensaiando as rotinas, fazendo amizade com algumas das meninas e até mesmo furando as orelhas para se encaixar. É então que algumas das meninas do grupo começam a experimentar misteriosos ataques de agitação e desmaios. Toni se vê dividida entre o medo e o desejo que o mesmo aconteça com ela.


Impacto Profundo

(Deep Impact, 1997)

Diretora: Mimi Leder

Reprodução

Um astrônomo-mirim (Elijah Wood) e seu professor acidentalmente descobrem que um cometa com 11 mil metros de diâmetro vai colidir com a Terra, mas um dos descobridores morre em um desastre de automóvel. Após um ano, um repórter tentando investigar um possível escândalo sexual chega à conclusão de que a “amante” é o cometa, que está prestes a se chocar com nosso planeta. Se isto vier a acontecer os danos causados serão incalculáveis e a vida animal e vegetal em pouco tempo deixará de existir. No entanto, uma equipe formada por americanos e russos planeja colocar detonadores nucleares, para fragmentar o cometa e salvar a Terra.

E você aí achando que filme clássico de ficção científica só era dirigido por homens.


Desejo e Obsessão

(Trouble Every Day, 2001)

Diretora: Claire Denis

Reprodução

Shane (Vincent Gallo) e June Brown (Tricia Vessey) são um casal americano em lua de mel em Paris num esforço para consolidar sua nova vida juntos. Apesar do desejo existente entre os dois, Shane não consegue transar com Jane por medo de matá-la durante o sexo. Ele sofre de uma condição que o leva a querer devorar sua parceira quando se deixa levar durante o sexo. Durante a estadia, Shane procura uma misteriosa clínica médica da qual fazia parte no passado em busca da cura de sua doença.


Trabalhar Cansa

(2011)

Diretores: Juliana Rojas e Marco Dutra

Reprodução

Um marco na filmografia de terror brasileira, o filme conta a história de Helena (Helena Albergaria) e Otávio (Marat Descartes), um casal de classe média que resolve comprar um mercadinho para tentar aumentar a renda familiar. Helena sempre sonhou em ter um empreendimento próprio e finalmente está para acontecer. Tudo desanda quando Otávio perde seu emprego para um profissional mais jovem. A partir daí, a dinâmica familiar sofre uma inversão inesperada enquanto acontecimentos misteriosos começam a ameaçar o negócio de Helena.


Girimunho

(2011)

Diretores: Clarissa Campolina e Helvécio Martins Jr

Reprodução

No sertão mineiro, onde o tempo parece andar ao ritmo do rio, duas senhoras acompanham o girar do redemoinho. Bastú acaba de perder o marido Feliciano e sem choro busca abrigo nos sinais do dia a dia e em suas lembranças. Mas é na liberdade dos sonhos e nas novidades trazidas pelos netos que ela faz sua própria transformação. Maria carrega em seu tambor a alegria e força de seu povo. Seu batuque ecoa os sons de outros lugares e marca a presença daquilo que não pode morrer. Neste universo onde a tradição é surpreendida pela novidade e a realidade pela invenção, pequenos movimentos podem fantasiar o correr da vida.