PLL: The Perfectionists – A Sonata Fantasma (S01E04)

Nesta quarta feira (10/04) foi ao ar o quarto episódio da série Pretty Little Liars: The Perfectionists, e cada vez mais as pistas se acumulam na pilha de possíveis teorias sobre quem é o assassino de Nolan (Chris Mason) e quem está observando os perfeccionistas. Alison (Sasha Pieterse) continua insistindo na teoria de que Taylor Hotchkiss (Hayley Erin), irmã mais velha de Nolan, está viva e forjou o próprio suicídio para escapar de algo ou alguém na BHU. Mona (Janel Parrish) consegue retomar acesso ao banco de dados da universidade e juntas elas descobrem que o código de Mona foi modificado para buscar um tipo específico de recruta. Enquanto a dupla tenta elaborar a melhor forma de lidar com a nova informação, Caitlin (Sydney Park), Ava (Sofia Carson) e Dylan (Eli Brown) tentam descobrir se foi realmente Mason (Noah Gray-Cabey) que ameaçou expor os segredos do trio. No episódio anterior, logo após acharem a embalagem de chiclete que Mason costuma comer, o grupo descobre um rato morto dentro do carro de Ava, juntamente com um bilhete “Um de vocês é um dedo-duro”, o que causa motivos para desconfiança entre os amigos.

Durante o decorrer do episódio, Mason aparenta ser um verdadeiro problema quando começa a chantagear os perfeccionistas com os mesmos segredos que Nolan possuía.  Motivado por ciúmes e vingança, ele declara publicamente que quer “ter o que o Nolan tinha”, e isso inclui a lealdade e submissão de Caitlin, Ava e Dylan. Ao pedirem auxílio a Alison, que os encoraja a contarem seus segredos uns aos outros para proteção, afirmando que “segredos nos fazem mais próximos” (uma frase icônica dela em Pretty Little Liars), Caitlin e Dylan decidem cortar o mal pela raiz revelam delitos que cometerem em anos anteriores de faculdade. Isso acaba causando discórdia tanto interna (o trio passa a desconfiar ainda mais uns dos outros) quanto externa (as vidas pessoais de Caitlin e Dylan são afetadas intensamente pela revelação dos segredos). Talvez não tenha sido a melhor ideia confiar nos instintos de Alison, que está lidando com o fim de seu casamento com Emily, uma das protagonistas de Pretty Little Liars (o que alegrou alguns fãs, tipo eu, que nunca “shipei” Emison). Sua busca por um recomeço não saiu como ela esperava e Alison precisou assinar os papéis do divórcio no episódio dessa semana.

Quanto as pistas que nos estão sendo deixadas, Mona se depara com uma logo no começo do episódio, ao conversar com Caitlin, que acaba sendo um dos nomes recrutados pelo novo sistema da universidade, juntamente com Alison e outro desconhecido. É também Mona, sempre muito observadora, que nota um dos livros faltando na casa de Alison (antiga casa de Taylor Hotchkiss) na coleção do Mágico de Oz. Os livros contém mapas do mundo fantástico mas com pequenas alterações para o campus da BHU. É comum que coisas aparentemente banais durante a trama acabem sendo mais relevantes no final, seja de forma óbvia ou não, então já estamos atentos.

O episódio termina com uma grande revelação para Alison e uma expectativa para o espectador. No geral, foi um episódio bastante movimentado, com muito drama e uma boa dose de lavagem de roupa suja, assim como a progressão do mistério que é o foco dessa primeira temporada. Por enquanto, todas as teorias são válidas.