ÉLITE – Tudo que você queria mas não sabia que precisava

Estreou na sexta feira passada (5) a mais nova série da Netflix, ÉLITE, uma série espanhola de oito episódios que variam de 45 minutos a uma hora de duração. A série vem bombando na internet desde então, chegando a ser compara com as tramas de Rebelde (2004 – 2006), Gossip Girl (2007 – 2012) e Pretty Little Liars (2010 – 2017). Isso porque ÉLITE acompanha o cotidiano do prestigiado colégio Las Encinas depois que o colégio público da região sofre um desabamento e três jovens recebem bolsa para estudar na instituição. Nem tudo são flores, e em meio ao ambiente tóxico em que os alunos vivem, ocorre um assassinato digno de uma série de suspense, que já nos é revelado desde o primeiro episódio, marcando o enredo para o resto da temporada: Quem é o assassino?
Claro que nós do SMUC já conferimos essa joia rara da Netflix (pelo menos eu, falsamente desocupada e completamente desestruturada depois desse primeiro turno, já conferi) e separamos aqui 7 motivos para você que ainda não assistiu ficar morrendo de vontade de ver também:

1. Aborda temas polêmicos e atuais

Elite não é só dedo no cu e gritaria. A série retrata uma realidade sofrida por muitos adolescentes ainda hoje, e apresenta uma série de críticas a nossa sociedade. Temas como racismo, homofobia, meritocracia e diversas outras formas de preconceito contra minorias são abordados na série, e ela nos faz refletir até que ponto a humanidade pode se dizer evoluída. Muitas injustiças são apontadas em Elite, e isso enriquece a trama de tal forma que é impossível não se envolver emocionalmente com os personagens.

2. As reviravoltas são, de fato, surpreendentes
Conversando diretamente com o primeiro motivo, as reviravoltas de Elite superam quaisquer tramas das séries as quais está sendo comparada. Sim, é uma série sobre adolescentes, mas devido às implicações que ocorrem em cada episódio, a série consegue abranger um público alvo adulto, já que em sua dinâmica apresenta fatos que dizem muito a respeito da condição humana. Somos surpreendidos em todos os 8 episódios, seja de forma negativa ou positiva, e como os temas discutidos na trama são extremamente atuais, sentimos vontade de continuar assistindo para que possamos entender melhor qual a dinâmica social em que estão inseridos os alunos da Las Encinas.

3. Mas cê tá brava? (os barracos)
Sejamos sinceros, ninguém quer assistir uma novela (porque Elite pode até se dizer uma série, mas é na verdade uma novela muito bem produzida e por isso a gente amou tanto) que não tenha barracos. E uma das melhores partes de Elite são os momentos em que os personagens, enraivecidos, se exaltam, e começa a baixaria (inclusive tem sim tapa na cara!!!). Esse motivo está diretamente ligado ao quarto motivo da nossa lista, que é
4. Tenemos que hablar. Me acompanha al baño? (tudo é mais bonito em espanhol)
Qual é a magia da língua espanhola que deixa tudo maravilhosamente perfeito? A simples frase “preciso falar contigo, vamos no banheiro?” se torna a coisa mais sexy já dita entre duas pessoas simplesmente porque foi dita sussurrada em espanhol. Veja, por exemplo, essa entrevista da atriz Danna Paola, que interpreta Lucrécia (o próprio nome de vilã, não é mesmo? Fiquem de olho).

 

Eu pessoalmente não entendi quase nada do que ela disse, mas não é maravilhoso de ouvir? É por isso que, sim, existe uma forma certa de assistir Elite, com o áudio original em espanhol e as legendas da sua língua de preferência, para que você possa apreciar cada barraco, cada choro e cada declaração de amor da forma como deve ser apreciada.

5. Todos os personagens são lindos
Essa é a mais pura verdade dessa série. Que casting foi esse dona Netflix??? A senhora conseguiu reunir o mais belo elenco de todos os tempos, e eu garanto que você vai se apaixonar por pelo menos três rostinhos bonitos enquanto assiste essa série. Dúvida? Segue algumas fotos do núcleo escolar de Elite (porque sim, os pais, as mães e os outros personagens que complementam essa trama também são muy guapos):

6. As cenas de sexo são maravilhosas

É isso, não tem muito o que falar sobre. Assistam. E eu gostaria de deixar aqui meu agradecimento aos atores e atrizes Miguel Herrán (Christian), Álvaro Rico (Polo) e Ester Expósito (Carla) por proporcionarem alegrias a todas nós, pessoas sedentas que amam uma cena de sexo em novela. Existem outras cenas durante a trama, sim, e todas são maravilhosas, mas esses três são o atual objeto da minha adoração.

7. Todo mundo é vilão
Isso mesmo, mis cariños, em ÉLITE, todo mundo é mal, e ao mesmo tempo, todos têm alguma qualidade que os redimem. Isso é usado de tal forma que até o último momento não podemos ter certeza de quem é o assassino, já que todos ali são capazes de coisas horríveis, e se voltam inclusive contra seus maiores aliados. Não existe uma vítima nessa série, e são poucos os momentos em que você se vê inclinado a sentir pena de alguém. Os personagens de ÉLITE são tão humanos quanto podem ser, e as suas camadas os tornam muito mais irresistíveis aos olhos do espectador. Por isso, se ainda estiver com dúvidas, o conselho que te dou é: dê uma chance a ÉLITE. Você não vai se arrepender.
8. A trilha musical é tudo de bom
Reggaeton, pop, rock, disco, você quer variedade? A trilha musical de ÉLITE vai te proporcionar músicas incríveis pra você adicionar na sua playlist de Outubro. A trilha também conta com três músicas da atriz e cantora Danna Paola, que interpreta Lucrécia na série, e vai fazer você se apaixonar mais ainda por ÉLITE. Quer conferir na integra? Segue o link do álbum no Spotify: