K-pop para iniciantes | BLACKPINK

A música pop coreana, mais conhecida como K-pop, vem aumentando sua popularidade num aspecto global durante a última década. Isso não impede que muitos possíveis ouvintes ainda fiquem um pouco confusos quando se trata desse gênero musical, e, na maioria das vezes, a diversidade de informações, grupos e terminologias usadas dentro do “fandom kpopper” acaba desencorajando o acesso a essa experiência musical — que pode quase ser considerada uma religião. Pensando nisso, o SMUC selecionou alguns dos grupos mais influentes atualmente na cena pop coreana para que vocês possam adentrar com calma nesse mar diverso e saciar os ouvidos curiosos a respeito do que significa o K-pop. Vamos lá:

BLACKPINK é um grupo feminino sul coreano criado pela empresa YG Entertainment. O grupo debutou em 8 de agosto de 2016, com os singles “Boombayah” e “Whistle”, e conta com quatro membros. Seus singles de estréia alcançaram o primeiro lugar na Billboard World Digital Songs, tornando-as as terceiras artistas sul-coreanas a ocupar as duas primeiras posições depois do queridinho PSY e o grupo masculino Big Bang, e também foram nomeadas pela Billboard como o segundo melhor grupo de K-pop de 2016. Seu último comeback ocorreu no dia 15 de junho de 2018, onde juntamente com o lançamento do mini-álbum Square Up, que contém quatro músicas, o grupo liberou seu mais novo vídeoclipe, para o single “DDU-DU DDU-DU”, que alcançou um total de 36,2 milhões de visualizações em suas primeiras 24 horas, se tornando o vídeo online mais visto nas primeiras 24 horas por um artista coreano (até o momento) e a segunda música mais vista de todos os tempos, ficando atrás apenas de Look Waht You Made Me Do, da cantora Taylor Swift. Você pode conferir o M/V a seguir:
Mas o que garante a popularidade dessas meninas? Muitos afirmam que o conceito único de BLACKPINK é responsável por isso, sendo elas um dos únicos grupos da Coreia a abraçar o empoderamento feminino em suas letras e videoclipes. O próprio nome, Blackpink (preto e rosa), simboliza a dualidade que existe nas integrantes, reiterando que feminilidade não é sinônimo de fragilidade, e em sua discografia pode-se encontrar diferentes estilos musicais, representando a versatilidade da figura feminina. Em uma entrevista recente para a Bilboard, as meninas falam um pouco sobre como buscam sempre ser verdadeiras em suas músicas, e como o estilo ousado é algo que elas se identificam, além de entrarem em detalhes sobre algumas questões de seu primeiro mini-álbum.

O grupo tem alcançado público mundial, tendo aparecido recentemente em uma cena do filme Liga da Justiça (Justice League, 2017), onde se pode ver o videoclipe do single “As If It’s Your Last” sendo exibido em umas das televisões da casa de Flash. A cena em questão e o videoclipe você confere a seguir:
As meninas são conhecidas por serem dançarinas talentosíssimas, sendo o primeiro vídeo do canal oficial do youtube um dance practice ao som de Bitch Better Have My Money, da cantora Rihanna. Elas também possuem ótima presença de palco, que pode ser observada especialmente na apresentação icônica da música SO HOT (THEBLACKLABEL Remix), originalmente do grupo Wonder Girls, da JYP Entretainment.

 

BLACKPINK é composto por 4 integrantes, sendo estas:
Kim Ji-soo (JISOO), nascida em 3 de janeiro de 1995, em Seul, Coreia do Sul. JISOO é a mais velha do grupo, e ocupa as posições de vocalista líder e visual.
Kim Jennie (JENNIE), nascida em 16 de janeiro de 1996, em Anyang, Coreia do Sul. JENNIE estudou anos na Nova Zelândia, e fala inglês fluentemente. Ocupa as posições de rapper principal e vocalista guia.
Roseanne Park, cujo nome coreano é Park Chae-young (ROSÉ), nascida em 11 de fevereiro de 1997 em Melbourne, Austrália. ROSÉ ficou em primeiro lugar nas audições da YG na Austrália, e ocupa a posição de vocalista principal e dançarina líder.
Lalisa Manoban, cujo nome de nascença é Pranpriya Manobam (LISA), nascida em 27 de março de 1997, em Bangkok, na Tailândia. LISA foi a primeira artista não coreana da YG (ela se juntou a empresa em 2011), e ocupa as posições de dançarina principal, rapper líder e é a maknae (mais nova do grupo).
Seguindo a tendência a inovações, após o último comeback as meninas abriram seus Instagrams pessoais para o público, aumentando a chance de interação e incentivando o sentimento de conexão entre artista-fã, que muitas vezes sente dificuldade em se conectar com o idol pela falta de individualidade apresentada nos grupos na Coreia.

Você pode conferir a discografia completa do BLACKPINK, incluindo o álbum em japônes, no spotify aqui.

—-
K-pop para iniciantes | Red Velvet