5 filmes de contato alienígena dos últimos 20 anos

Na espera para ver o mais novo filme do diretor canadense Denis Villeneuve, A Chegada (Arrival, 2016) que teve sua estreia semana passada, decidi listar os melhores filmes sobre contato alienígena da última década e meia. Meu intuito era fazer um ranking de 10 filmes, mas percebi que este subgênero da ficção científica tem o mau hábito de ser tratado superficialmente em muitos filmes (e hoje ainda mais talvez por conta da facilidade dos efeitos especiais) passando a ser apenas uma desculpa para um filme de ação sem sentido e com um enredo tosco que nem mesmo para divertir servem, vide a série Transformers (sim, os robôs são alienígenas) ou mais recentemente Independence Day: o Ressurgimento (Independence Day: Resurgence, 2016), entre centenas de outros.
Sendo assim, consegui listar apenas os cinco filmes que julguei merecerem algum destaque dentre tantos  que são tão esquecíveis quanto desnecessários em uma temática quem tem tanto potencial. Perceba que minhas escolhas (que obviamente são de um gosto pessoal, já que sou eu quem estou fazendo esta lista) tem em comum o fato de serem filmes que aproveitam a camada do contato ou invasão alienígena como um plano de fundo para uma discussão mais relacionada seja às condições psicológicas e sociais que este contato/invasão traz como sua consequência direta ou indireta, seja como uma metáfora crítica a algo relacionado aos seres humanos. E é talvez por parecer tratar-se de um desses raros filmes que estou tão ansioso para ver o filme de Villeneuve (e claro, preciso me certificar de que ele está pronto para comandar a continuação de Blade Runner).

PS: Desta vez fui ousado e decidi fazer a lista rankeada, do menos legal ao mais da hora.

 

(10 Cloverfield Lane, 2016)
Seria difícil, ao começar a assistir Rua Cloverfield, 10, acreditar se alguém dissesse que se trata de um filme sobre contato alienígena, isso se não fosse seu título estar estranhamente ligado ao found footage dirigido por Matt Reeves Cloverfield: o Monstro (Cloverfield, 2008). Inicialmente o filme parece ser sobre uma garota que, após sofrer um acidente de carro, acorda aprisionada por um homem louco que diz te-la salvado de uma invasão alienígena à Terra. E de fato o filme é sobre isso, mas a ironia dramática está no fato de sabermos que, mesmo que ela obviamente não acredite no homem, ele fala a verdade. Uma simples, mas brilhante ideia, o que já estaria de ótimo tamanho, se o filme ainda não contasse com um pequeno e formidável elenco formado por uma inspirada Marry Elizabeth Winstead, John Gallagher Jr. e o sempre incrível John Goodman.
4
(2011)
Eu sempre falo: antes de Stranger Things veio Super 8. Claro que cada qual com suas especificidades, mas já em 2011 nosso querido J. J. Abrams fazia sua homenagem aos filmes da década de 70 e início da década de 80, em especial a alguns encabeçados por Steven Spielberg (que convenientemente aparece como produtor do longa) como Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind, 1977) e E.T. – o Extraterrestre (E.T. the Extra-terrestrial, 1982), bem como a Os Goonies (The Goonies, 1985), que apesar de dirigido por Richard Donner é roteirizado por Spielberg. O filmes narra a história de alguns amigos que ao tentarem gravar um filme com sua clássica câmera Super 8 testemunham um estranho acidente de trem.
 
3
(Signs, 2002)
Antes de entrar numa derrocada que quase parecia não ter retorno, o diretor M. Night Shyamalan construía para si no início dos anos 2000 uma filmografia que chegou a lhe conceder o título de “novo mestre do suspense” e o responsável por isso foi o sucesso absoluto de O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999). Seu segundo filme após este grande êxito foi um ótimo suspense envolvendo uma família de um condado no interior dos Estados Unidos que se surpreendem com enormes marcas de círculos que surgem em seu milharal. Além de um ótimo exemplo de criação de clima o filme aborda temas profundos como fé e a superação de uma perda. Além disso Mel Gibson e Joaquin Phoenix estão excepcionais em seus papeis.
2
(District 9, 2009)
O grande trunfo deste longa de estreia do diretor sul africano Neil Blomkamp é seguir um caminho que vai na contramão dos tradicionais roteiros envolvendo invasões alienígenas, ao invés de chegarem à Terra declarando guerra os extraterrestres acabam ficando presos ao planeta e acabam sendo exilados em favelas nos arredores de Joanesburgo. As metáforas óbvias sobre discriminação racial, mais precisamente ao appartheid, dão o tom político-social ao filme. A crueza com que o aliens são mostrados em seu cotidiano, sendo subjugados aos humanos e vivendo em condições deploráveis é de virar o estômago. E claro, não poderia destacar a performance impecável de Sharlto Copley em seu primeiro papel no cinema.
1
(Under the Skin, 2013)
O primeiro da lista não poderia deixar de ser este que também é um dos meus filmes preferidos. Sob a Pele traz um enredo direto e objetivo tratado de uma forma extremamente minimalista. Scarlet Johanson (em uma das melhores interpretações de sua carreira) vive uma estranha mulher que seduz homens levando-os a um bizarro lago onde estes têm todo seu corpo sugados restando apenas sua pele. Para saber mais o que eu acho desse excelente filme leia a crítica que escrevi em 2013 quando de sua estreia.