Top 5 – Especial Scorsese

Listar filmes é uma tarefa difícil, ainda sendo de um grande mestre do cinema como é Martin Scorsese, então, para celebrar seu aniversário que foi semana passada, dia 17 de novembro, essa lista selecionou 5 cenas incríveis do diretor nova iorquino.

Taxi Driver (1976)
(Táxi Driver)
Em comemoração aos 40 anos do lançamento do filme Taxi Driver, escolhemos essa cena, clássica da filmografia de Martin Scorsese e podemos ver Travis brincando com a arma no espelho, a maneira como ele fala marca uma transição dentro do filme muito importante para o desenvolvimento do personagem.

 

Raging Bull (1980)
(Touro Indomável)

 

 

 

 

 

 

Filmes de esportistas sempre foram alvo de grandes produtoras, a grande maioria impõe a fórmula do gênero visando o lucro, mas em Touro Indomável, temos um dos melhores filmes sobre boxe já feitos, filmado em preto e branco, o filme parece aproximar da época do boxeador em que o filme se inspira.
Goodfellas (1990) 
(Os bons companheiros)
 
 
Vamos aos Goodfellas, um dos maiores filmes de máfia de todos os tempos, facilmente entra em qualquer top 5 do gênero. Aqui temos o domínio da mise en scène e de como a câmera acompanha os personagens, um dos melhores planos sequências do cinema, usado e pensado com maestria.

 

Gangs of New York (2002)
(Gangues de Nova Iorque)

 

 

 

 

 

 

 

Batalha de gangues sempre existiu em filmes, seja filmes de máfia ou filmes que mostrem esse lado da cidade, mas Martin Scorsese filma essa cena com muita tensão e ares de batalha épica, na figura imponente Daniel Day-Lewis, seguindo para um dos maiores massacres de Nova Iorque.

 

The Wolf of Wall Street (2013)
(O Lobo de Wall Stree)

 

 

 

 

 

 

Último filme de Scorsese até a data dessa lista, seu próximo filme deve chegar em dezembro de 2016 nos EUA e em fevereiro no Brasil, O lobo de WallStreet, assim como Touro Indomável, conta uma história baseada em fatos reais, nesse caso, a história de Jordan Belfort, que aplicou um dos maiores golpes no mercado financeiro americano. Escolhemos essa cena por acreditarmos que seja a que muda a perspectiva do personagem vivido por Leonardo DiCaprio, realizada de uma maneira simples, mas poderoso, por meio de um plano e contra plano. A prova de que um roteiro afinado e atores excelentes fazem muita diferença.