10 Referências em Hora de Aventura (Parte 2)



Hoje damos continuidade à lista de algumas referências que percebemos no desenho Hora de Aventura. Claro que estas são apenas algumas que percebi ao assistir a animação e que achei interessante compartilhar, mas quem acompanha sabe que Hora de Aventura é riquíssima em refências as mais variadas possíveis relacionadas tanto a coisas óbvias quanto às mais obscuras.
 
Não deixe de conferir a primeira parte da lista aqui.

 

6 – S05E29 – “Skywitch” e Harry Potter e a Pedra Filosofal

No episódio Marceline está a procura de Maja, a bruxa do céu, para resgatar seu bicho de pelúcia Hambo. No meio do caminho ela se depara com uma parede de galhos enfeitiçados muito parecido com a planta “visgo do diabo” que aparece em Harry Potter. Marceline acredita que para passar elas só precisam destruir tudo, mas Princesa Jujuba orienta que ela só precisa relaxar pois esse é o segredo.
Para todos os que já assistiram ou leram Harry Potter, temos conhecimento de que uma das fases que Harry precisa enfrentar para encontrar a Pedra Filosofal é a do Visgo do Diabo. Enquanto todos se preocupam, Hermione usa seus conhecimentos em herbologia para ajudar os amigos. A planta cede diante do relaxamento e se retrai perante a luz.
 
7 – S05E46 – “Rattleballs”e Star Wars
 

 

Princesa Jujuba, com suas tranças e roupas, possui uma caracterização muito familiar a personagem Padmé Amidala. No episódio acompanhamos a trajetória de Chicletão, personagem encontrado por Finn e Jake em um lixão abandonado. Ao contar sua história o robô explica que faz parte de um exército criado por Princesa Jujuba com fins de proteger o reino doce. A cena em que aparece o exército com a presença da princesa disfarçada lembra muito o exército dos clones de Star Wars, assim como ela está caracterizada como um mestre Jedi ou Sith.
8 – S05E46 – “Rattleballs” e Hércules



Ainda no mesmo episódio citado na referência anterior, acompanhamos Finn que deseja ser treinado para se tornar um grande espadachim. Chicletão aceita treiná-lo e, quando vamos ver o teste realizado para comprovar as suas habilidades, podemos notar uma semelhança muito grande com o teste que Philoctetes (o Phil) aplica a Hércules, no longa animado homônimo dos estúdios Disney, para testar suas habilidades de herói.
9 – S06E14 – “Princess Day” e Thelma and Louise




Essa relação nasce de uma forma bem direta, assim como aconteceu nos dois primeiros itens da lista, porém decidi manter uma ordem cronológica por lançamento de episódio para compor a ordem. Tudo começa pela história do episódio. A Princesa Café da Manhã realiza um encontro celebrando o dia das princesas. Princesa Caroço, única princesa que não foi convidada, grita que está entediada e que não quer falar sobre coisas estúpidas.
A princesa Café da Manhã envia guardas para retirá-la do ambiente, mas Princesa Caroço sai sem que os guardas a toquem. Marceline convida Jujuba para segui-la, e esta recusa, a vampira decide ir atrás da nossa amada caroçuda.
Marceline ao alcançá-la decide propor que as duas saiam pregando peças pelo castelo. Após um tempo de desordem, Princesa Café da Manhã é notificada do que está havendo e decide partir em busca delas.
Princesa Caroço e Marceline fogem numa empreitada à la Thelma & Louise, com direito a uma referência incrível à icônica cena do carro.

 

10 – S06E16 – “Joshua & Margaret Investigations” e Pokémon

 

Nesta referência decidi trazer um tema que é um dos grande focos da atualidade, Pokémon. Para quem assiste Hora da Aventura e gosta de curiosidades, já deve ter ouvido falar da aparição de um pequeno caracol em todos os episódios.

Particularmente só vim me atentar a essa brincadeira toda no começo da terceira temporada, no mesmo período em que surgiu a ideia pra lista. E foi na busca de um caracol que encontrei uma pokebola.
Margaret, mãe de Jake, no episódio vai em busca de aparatos para enfrentar uma ameaça sobrenatural. Quando ela entra na sua sala de armas é possível ver uma pokebola no canto direito da tela. O universo de Ooo existe num mundo pós-apocalíptico que pode ser a nossa conhecida Terra ou um mundo em que pokémons foram extintos.

—-

 

Pedro Palácio
Estudante de cinema, fotógrafo de momentos, tenta escrever e as vezes consegue. Se identifica com o cinema queer, ama musicais e perde mais tempo fazendo listas de filmes do que vendo-os.