5 filmes e 5 séries mais esperados da segunda metade de 2016

2016 já está em sua reta final e parece que foi ontem que estávamos esperando ansiosamente filmes como Batman v Superman: a Origem da Justiça (leia nossas opiniões sobre o filme aqui e aqui), Capitão América: Guerra Civil (texto de Thiago Sena sobre o filme aqui) e X-Men: Apocalipse (texto de Mylla Fox aqui) estrearem. Tivemos algumas decepções como em Esquadrão Suicida (texto de Thiago Sena aqui) e algumas boas surpresas como Caça-Fantasmas (Texto de Mylla Fox aqui). Nas séries tivemos a maravilhosa Stranger Things, mas também alguns desastres como Vinyl ou mesmo algumas que ainda não sabemos muito bem o que pensar como a adaptação dos quadrinhos para a TV de Preacher.

Mas o ano ainda não acabou e mesmo faltando apenas quatro meses para findar este famigerado 2016 podemos criar uma expectativa enorme pra algumas coisas que o restinho dele ainda nos reserva. Por isso decidi listar os 5 filmes e as 5 séries que mais estou esperando para este segundo semestre, organizados por ordem de proximidades em suas estreias.

Próxima segunda traremos uma lista com os cinco games e as cinco histórias em quadrinhos mais esperadas para este segundo semestre.

 FILMES

 

(The Neon Demon)
Estreia: 29 de setembro

Mesmo não tendo tido uma boa recepção no Festival de Cannes deste ano o filme carrega o peso da direção de um dos melhores realizadores que surgiram nos últimos anos em minha opinião, Nicolas Winding Refn é responsável por Bronson (2008), com uma interpretação nada menos que incrível do Tom Hardy, e ficou bastante conhecido por Drive (2011). Seu novo filme trata do mundo da moda e traz Elle Fanning no papel principal, a inspiração, pelo menos visual, do giallo italiano é claramente notada já no trailer.
(Doctor Strange)
Estreia: 03 de novembro
Após tantos filmes de super-heróis neste ano de 2016, entre decepções e surpresas, o encerramento ficará a cargo da adaptação para o cinema dos quadrinhos do maior feiticeiro do universo, ou pelo menos do universo Marvel. O filme promete diferir dos anteriores do estúdio por inserir de fato a magia em seu universo físico e pelo que vemos em trailers e imagens até agora soa bem psicodélico. O Dr. Stephen Strange será interpretado pelo excelente Benedict Cumberbatch e a direção será de Scott Derrickson, realizador de alguns pequenos filmes de horror. O ótimo elenco ainda conta com Tilda Swinton, Rachel McAdams e Mads Mikkelsen.
(Fantastic Beasts and Where to Find Them)
Estreia: 17 de novembro
Desde o fim da saga Harry Potter no cinema havia uma expectativa quanto ao retorno ao seu universo mágico e na minha opinião a escolha de abordar temas além das aventuras de Harry foi mais do que acertada pois possibilita uma maior expansão deste mundo tão rico. Animais Fantástico é inspirado no livro de mesmo nome lançado por J. K, Rowling em 2001 para simular um livro utilizado pelos alunos de Hogwarts e escrito pelo pesquisador bruxo Newt Scamander. No filme veremos as aventuras de Scamander, interpretado por Eddie Redmayne, antes de escrever o tal livro. O roteiro é assinado pela própria Rowling e a direção será de David Yates, responsável pelos quatro últimos filmes da série Harry Potter.
(Rogue One: A Star Wars Story)
 
Estreia: 15 de dezembro
Provavelmente o filme mais esperado desta lista e um dos mais esperados do ano Rogue One é o primeiro filme de um projeto da Disney de expandir o já consolidado universo cinematográfico de Star Wars para além de sua cronologia principal. Após o sucesso absoluto de Star Wars: o Despertar da Força (Star Wars: Episode VII – The Force Awakens, 2015) a maior parte dos fãs ficou mais tranquilizada quanto ao cuidado que o estúdio daria à franquia e passou a contar os minutos para a estréia do spin off. O elenco conta com Felicity Jones no papel principal, além de Diego Luna, Mads Mikkelsen e o grande Forest Whitaker. A direção está nas mãos de Gareth Edwards responsável pelo mais recente filme do lagarto gigante, Godzilla (2014). A maior expectativa em relação ao filme é pelo retorno de um dos maiores personagens da cultura pop de todos os tempos, o vilão Darth Vader, que aparece rapidamente no último trailer que você pode conferir aqui.
Estreia: 05 de janeiro de 2017
Apesar de nunca ter tido a oportunidade de jogar o game que originou o filme sempre tive muita admiração e curiosidade sobre a história que ele traz e toda a mitologia que a cerca e após o relativo sucesso de outra adaptação de um game esse ano com Warcraft: o Primeiro Encontro de Dois Mundos (Warcraf, 2016) (leia meu texto sobre o filme aqui) a esperança para o filme ganhou ainda mais força. A direção será do australiano Justin Kurzel que repetirá a parceria com Michael Fassbender, que viverá o protagonista, e Marion Cotillard com quem já havia trabalhado no belíssimo épico Macbeth: Ambição e Guerra (Macbeth, 2015).
PS: apesar de a estreia oficial ser apenas a primeira semana de 2017 certamente haverá sessões de pré-estreia na semana anterior, motivo pelo qual decidi incluí-lo na lista.
Menções honrosas:
Star Trek: Sem Fronteiras (Star Trek Beyond) – 01 de setembro
Morgan – 08 de setembro
Sete Homens e Um Destino (The Magnificent Seven) – 22 de setembro
Inferno – 13 de outubro
O Contador (The Accountant) – 20 de outubro
Loving – 04 de novembro
SÉRIES
1 – Narcos (Temporada 02)
Estreia: 02 de setembro no Netflix
Quando comecei a ver Narcos lembro-me que pensei que o enredo seria todo resolvido em apenas uma temporada e qual não foi minha surpresa ao saber, ainda quando estava na metade da temporada, que a série havia sido renovada para um segundo ano. Narcos traz novamente o incrível Wagner Moura no papel do narcotraficante espalhafatoso Pablo Escobar e dará continuidade aos esforços dos governos colombiano e americano para capturá-lo.
Estreia: 08 de setembro no canal FX

Criada e protagonizada pela atriz Pamela Adlon juntamente com o comediante e ator (genial) Louies C. K., Better Things pode ser chamada de uma série semi auto-biográfica, muito ao estilo de Louie (2010- ), uma das minhas séries preferidas. A série é sobre uma atriz divorciada mãe de três filhas que dá duro para sobreviver e manter a sanidade mental, um enredo bastante simples, mas é exatamente esta simplicidade cotidiana que faz de Louie uma série tão boa, além de um humor apurado e por vezes amargo. Pamela Adlon inclusive faz ótimas aparições em Louie o que certamente gerou a ideia de uma série própria.

3 – Ash vs. Evil Dead (Temporada 02)
Estreia: 23 de setembro no canal Starz
A primeira temporada de Ash vs Evil Dead, que dá continuidade à clássica trama de horror iniciada por Sam Raimi em Uma Noite Alucinante: a Morte do Demônio (The Evil Dead, 1981), foi uma das melhores séries do ano passado, trazendo Bruce Campbell de volta ao papel que o consagrou. A segunda temporada promete ainda mais humor galhofas, mais monstros e demônio bizarros e, claro, muito mais sangue, como podemos ver no trailer ao som de Ace of Spades.
4 – Luke Cage
Estreia: 30 de setembro no Netflix
Após ter uma participação como coadjuvante em Jessica Jones (2015- ) é a vez de Luke Cage protagonizar sua própria série. Esta é a terceira de quatro séries que a Marvel fará em parceria com o Netflix e que desembocará em uma quinta série sobre um grupo de heróis urbanos, os Defensores. O grandalhão Cage será novamente interpretado por Mike Colter e teremos Mahershala Ali (o Remy Danton de House of Cards) como vilão da série.
5 – Westworld
Estreia: 02 de outubro na HBO
Com certeza uma das séries mais esperadas por mim e por muitos em 2016, Westworld é baseada em um filme homônimo escrito e dirigido por Michael Crichton roteirista de Jurassic Park (1993) e traz uma mistura interessante entre ficção científica e westerns. A série é a aposta da HBO para suprir a lacuna aberta até a próxima temporada de Game of Thrones (2011- ) que deve acontecer em meados do ano que vem. O elenco é simplesmente espetacular contando com nomes como Ed Harris, Anthony Hopkins e Evan Rachel Wood e o comando da série bem como a direção dos dois primeiros episódios ficam por conta de Jonathan Nolan, conhecido por co-roteirizar alguns dos filmes de seu irmão, o diretor Christopher Nolan, como Batman: o Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008) e Interestelar (Interestellar, 2014).

Menções honrosas:
The Strain (season 3) FX – 28 de agosto
New Girl (season 6) Fox – 20 de setembro
Modern Family (season 8) ABC – 21 de setembro
The Walking Dead (season 7) AMC – 23 de outubro