Meus 10 livros favoritos da literatura brasileira

Organizando meus livros, surgiu a ideia dessa lista. Eleger os 10 livros que mais gosto da literatura brasileira é uma tarefa muito difícil, eu tenho hábito por ler muito, mas o critério são sempre aqueles livros que vez por outra volto a ler.
A lista conterá romances e contos, futuramente faço uma com os meus livros de poesia que mais gosto. Outra coisa, a lista está por ordem de publicação e não de gosto pessoal.
Dom Casmurro (1899)
Machado de Assis.

 

Clássico da literatura brasileira, sou apaixonado pelo modo como Machado constrói a narrativa e desenvolve seus personagens, a maneira como a história decorre é muito gostosa de ler. É certeza eu ler esse livro ao menos uma vez ao ano.

Capitães da Areia (1937)
Jorge Amado.

Sou completamente apaixonado por esse romance do Jorge Amado, ele me levou as lágrimas e determinada parte onde morre um personagem (não vou dar spoilers). Vale muito a pena ler esse romance e torcer pelos Capitães e seu líder, Pedro Bala.

 

Vidas Secas (1938)
Graciliano Ramos

 

Outro romance que me fez chorar, principalmente por mostrar todas as mazelas da seca e da família de retirantes, a morte da cachorrinha baleia ainda me abala até hoje.

 

Seara Vermelha (1946)
Jorge Amado.

 

Segundo livro do Jorge Amado da lista, Seara Vermelha é um livro diverso, nele há temática da religião, do cangaço e dos retirantes, é um livro que talvez se perca pelo seu discursos claramente comunista, mas mesmo assim é um livro gostosíssimo de ler.

 

Grande Sertão: Veredas (1956)
Guimarães Rosa

 

Não há o que dizer, se ainda não leu Grande Sertão: Veredas, vá já ler. Simplesmente o maior romance da literatura brasileira e um dos mais emocionantes também. A leitura é difícil, devido ao estilo do seu autor, mas ao acostumar-se ela flui de maneira muito boa.

Laços de Família (1960)
Clarice Lispector

 

Simplesmente uma das maiores contistas que o mundo já teve, de todos seus livros de contos, Laços de Família é meu favorito.

Dôra, Doralina (1975)
Rachel de Queirós.

 

Tarefa muito difícil escolher um livro de Rachel, já que eu a considero a maior escritora do Brasil (junto com Jorge Amado), eu escolhi Dôra, Doralina pelo impacto que ele me causou na primeira vez que li: uma menina do interior que vem morar em Fortaleza e depois vai para o Rio – talvez ainda o sonho de muita gente hoje em dia.

 

Rosa, vegetal de sangue (1979)
Carlos Heitor Cony

 

Um romance policial muito gostoso de ler, quase um livro juvenil, Rosa, vegetal de sangue mantem um clima de suspense que lembra um pouco os filmes de Hitchcock.

 

Mistérios (1981)
Lygia Fagundes Telles

 

Não conheço muito da obra da Lygia (ainda), mas pelo pouco que conheço, Mistérios já se torna um dos meus livros favoritos, principalmente pela sua temática.

 

O Sorriso do Lagarto (1989)
João Ubaldo Ribeiro

 

Termino essa lista com um dos romances que flerta com a ficção científica, é um romance pesado e com um final surpreendente.