O Abutre

 

Ao consultar um dicionário de língua portuguesa, o vocábulo abutre possui dois significados: 1) ave de rapina que se alimenta de carniça ou restos mortais; 2) um ser humano ambicioso. No filme de 2014, Nightcrawler, traduzido no Brasil como O abutre, ambos os significados dão suporte ao filme.
A trama é centrada em Lou (Jake Gyllenhaal) que se torna cinegrafista de acidentes e vende para jornais como freelancer. No decorrer do filme, Lou fica mais ambicioso, chegando à sabotagem de carros e assassinatos para conseguir o que quer. O fato de viver à procura de gente morta, carniceiro, faz juz ao nome e ao significado.
Na verdade, o filme é uma grande metáfora ou uma questão ética, ele põe em cheque as notícias sensacionalistas e a maneira desleal e imoral que muitos acabam adotando para conseguir dinheiro e audiência. É um recado para o mundo dos jornalistas e cinegrafistas inescrupulosos. Também é uma crítica ao modelo midiático que o mundo de hoje vive.
O thriller se passa em Los Angeles, a maioria das cenas é noturna e com muitos cortes, as atuações são primorosas (principalmente de Jake). Ele consegue dar vida ao personagem de maneira única, por vezes, apesar (ou talvez por causa) da ambição caracterizar sua má índole, nos sentimos atraídos pelo personagem, gerando assim uma identificação (talvez também pela solidão que o acomete).
O suspense dura do inicio ao fim, boa parte pela atuação e pelo efeito sonoro, além da história ser muito boa e bem elaborada, sem deixar pontas e com um final muito bem resolvido, embora injusto. É um filme que lhe prende na cadeira de cinema e faz com que você queira que o tempo não passe.