Você Nem Imagina – Deixa o tempo falar do amor

É bem incrível como a arte acompanha as nossas experiências. Pode parecer coincidência ou mágico para quem fantasia, mas é inegável que, de alguma forma, às vezes a criação de um artista parece saber exatamente o que falar: na frase de um livro, na letra de uma música ou em um poema, arranjam um meio de expressar acerca do nosso medo, da alegria, de coisas estranhas que sequer vivenciamos, mas que transmitiam emoção. Sobre o amor, os filmes e as canções indicam a beleza do sentimento único por outra pessoa, que saberíamos quando encontrássemos a outra metade. E já faz um bom tempo que a TV e o cinema traçam narrativas com o final feliz, principalmente as comédias românticas: muita confusão, mas o amor vai dar certo. Você Nem Imagina (The Half of It, 2020), nova produção da Netflix baseada nesta fórmula traz sua versão intimista sobre o amor, se esforçando muito para ser um tiro fora da curva.

Talvez, por amor não ser uma coisa simples, existem muitas histórias e maneiras absurdas de falar sobre ele. Escrito e dirigido por Alice Wu, a trama é centrada no colegial, colocando adultos vivendo adolescentes no maior dramalhão: Paul (Daniel Diemer) é apaixonado por Aster (Alexxis Lemire) e não sabe como abrir o jogo, assim, decide pedir ajuda a Ellie (Leah Lewis) escrevendo uma carta, o x da questão é que Ellie é gamada na mesma garota que Paul. Já dá para imaginar o enredo fofo e carismático, ship de casais e acolá, para depois Aster descobrir o bafafá e escolher um dos dois, mas o filme logo avisa que esta não é uma histórica romântica.

Das novelas ao subgênero do romance, aprendemos a gostar da romantização sobre o primeiro amor e pensar quando e como seria a nossa vez. Hoje a Internet abriu janelas através de outras redes como Instagram, Facebook, Twitter que facilitam o contatinho para alguns, mas pensar que antes escrevíamos os nomes das paixonites em todos os cantos, adorávamos o jeito inocente de ABC do Amor (Little Manhattan, 2005) de narrar uma paixão de dois colegas do ensino fundamental, ou do clássico 10 Coisas que Odeio em Você (10 Thins I Hate About You, 1999) brincar com as maneiras improváveis que os opostos podem se apaixonar. 

Para além dos contatinhos, Hollywood ainda tem a receita de idealizar as descobertas amorosas unindo a figura popular, o galã, e a excluída da escola. O bom é que Você Não Imagina quis aproveitar o modo de preparo, mudar os ingredientes e chegar a um resultado diferente, e por um pouco até consegue. Em algum momento reconheceremos as semelhanças das comédias românticas americanas, mas também vamos notar que Alice Wu personalizou a sua obra com uma pegada indie, deixando clara a visão incerta de o que é o amor em meio ao anseio desesperado que criamos para nos declarar. Se não falarmos, perderemos o amor da vida toda? Não haverá outra chance? Não encontraremos uma pessoa igual a essa? Os pensamentos são inúmeros enquanto queremos fazer durar com a metade que nos apaixonamos. 

Para Paul a dificuldade de se expressar, com Ellie o golpe baixo por dizer tudo o que sente por outra pessoa de forma indireta, e para Aster, o peso de ser “amada” pela popularidade e beleza sem ter a certeza de estar experimentado algo real com quem se envolve — de quebra o gatão com com QI zero acreditando que deve namorar a mais bela. O que os três sofrem e destrincham juntos é a dúvida, a ambiguidade de pontos tão cruéis onde o encontro com a outra metade parece não dar conta. As histórias faziam pensar que seria maravilhoso depois de se apaixonar, o exemplo dos nossos pais, o namoro de 10 anos de pessoas próximas. Preferimos dizer que gostamos de alguém pelo medo de soltar o “eu te amo”, mas no fundo uma idiotice estilo comédia romântica como prova de amor não seria ruim para nos sentirmos especiais — mas, na realidade somos surpreendidos com um carro de som proferindo altas declarações. 

Bem no centro do clichê sobre o amor, Você Não Imagina põe personagens a dialogar e refletir de que, em toda forma que há para amarem e serem amados, eles descobrirão como é. Dizem que veremos o amor quando não for dito. Na paciência, no esforço, no beijo de boa noite, nos presentes de aniversário, nos textões no instagram com foto conceitual. O que os filmes e os livros não falam, a saudade que dá ao ouvir uma sofrência. 

Mesmo falando de incertezas, aceitação, autoconfiança, e descobertas, com traços e passagens mais maduras que Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Te Amo (To All the Boys: P.S. I Still Love You, 2020), The Half of It apela para o DNA que não quer das comédias românticas, firmando assim o seu genoma com o clichê. Ela não imagina, ele não imagina, você não imagina, nem eu imagino, mas deixa o tempo falar do amor, a outra metade dá o match.

 

VEJA TAMBÉM

Para Todos os Garotos: P.S Ainda Te Amo – Insosso demais para ser verdade