PLL: The Perfectionist – A Garota de Retalhos (S01E05)

Nesta quarta feira (17) foi ao ar. o quinto episódio da primeira temporada de Pretty Little Liars: The Perfectionists. Intitulado “A Garota de Retalhos”, o episódio inicia-se com Caitlin, Ava e Dylan na cabana de Nolan na floresta, os três imersos numa discussão que se agrava a cada segundo. Palavras duras são proferidas por todas as partes, e logo percebe-se que o grupo está prestes a cometer um crime que pode gerar consequências severas. Começa a abertura, e logo após somos levados a “24 horas antes” da cena inicial, onde retoma-se os acontecimentos do episódio quatro.

No fim do episódio anterior, Alison descobriu a localização do trailer de Taylor Hotchkiss, e foi pega em flagrante pela mesma. Presa no trailer, Alison é levada por Taylor para um local desconhecido, e as duas entram em confronto, com Taylor afirmando que a razão pela qual Alison foi capaz de encontrá-la é que o programa de recrutamento de Mona também compara traços de personalidade. Taylor afirma que sua mãe recrutou Alison como T.A. da universidade pois sabia que ela tinha uma personalidade parecida com a da filha, e que isso traria mais chances de Taylor ser encontrada, algo que ela temia profundamente, já que alguém havia tentado matá-la.

Mona encontra-se com Ray Hogadorn, o terceiro indivíduo selecionado pelo seu programa de recrutamento, junto com Alison e Caitlin. Ela descobre que ele trabalha como membro da equipe de manutenção da BHU, e vive em um dos prédios abandonados da universidade. Ao contrário do que aparenta, Ray é bastante perspicaz e utiliza da sua “capa de invisibilidade” para descobrir os segredos de todos da BHU. Ray conta a Mona que conhecia Taylor, e que também acredita que ela está viva, deixando claro que não é seguro que ela volte para casa, pois as pessoas que tentaram matá-la ainda estão observando.

Enquanto isso, Caitlin, Ava e Dylan tentam limpar seus nomes. Tendo confessado sobre o caso que teve com Nolan durante o ano anterior, Dylan ainda não tem notícias de seu namorado e está tendo dificuldades para se preparar para uma audição importante. Caitlin confessou ser a dedo duro durante o episódio quatro, pedindo perdão a Ava por ter exposto sua verdadeira identidade para todos na universidade, mas ainda não conseguiu ser perdoada. Ava continua recebendo mensagens enigmáticas que remetem a seu pai (que é procurado pelo FBI), e após uma descoberta que a deixa desestabilizada, ela decide unir-se com Caitlin e Dylan e bolar um plano para conseguir uma confissão de Mason, que é quem o grupo acredita ter matado Nolan.

O episódio é o que mais fluiu até o momento, muito provavelmente pela história ter se desenrolado em ações e reações a acontecimentos, em vez de simplesmente diálogos. O final em aberto remete novamente à série mãe, e os paralelos continuam a aparecer. Alison está determinada a chegar ao fundo desse caso, enquanto Mona continua com seus jogos e suas frases enigmáticas, provando ser uma mentirosa mais habilidosa do que se havia pensado antes. Entretanto, a narrativa ainda peca um pouco no desenvolvimento dos personagens, um exemplo disso é a chefe de segurança da BHU, Dana Booker, que parece ter uma espécie de vingança pessoal contra os perfeccionistas. Isso deixa a personagem muito caricata, e como ex-agente do FBI ela deveria ser capaz de pensar com mais clareza durante a investigação de um caso.

Ao todo, o episódio satisfaz a curiosidade do espectador só o suficiente para que nós continuemos a acompanhar a trama, que se enche cada vez mais de reviravoltas e carrega bem o ar de suspense que a série promete.