Conheça melhor a Viúva Negra

Estamos de volta com mais um texto sobre as mulheres presentes no universo cinematográfico da Marvel, dessa vez exaltando Natasha Romanoff, interpretada no MCU pela atriz Scarlett Johansson. Sua primeira aparição foi em Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, 2010) – inclusive, já escrevi sobre o filme por aqui e destaquei o quanto a personagem é um adicional muito bem vindo ao mesmo.

Antes de abordarmos todo o contexto da personagem dentro do universo cinematográfico, que não é simples uma vez que ela é a personagem feminina com maior número de aparições e falas dentro dos filmes da Marvel Studios, vamos entender de onde a personagem vem: Existem mais de duas versões para sua origem oficial, considerando-se tratar de quadrinhos e o longo período desde que a personagem foi criada, seria até estranho se fosse diferente. Uma das histórias de origem de Natasha se passa durante a segunda Guerra Mundial, quando um grupo de nazistas colocam fogo em um prédio, sua mãe, presa e desesperada, atira Natasha, ainda bebê, pela janela nas mãos de um soldado russo, seu nome era Ivan Petrovitch e ele se tornou seu pai adotivo.

Quando ainda estava sob custódia de Ivan, Natasha foi alvo de Barão Von Strucker – do esquecível filme Vingadores: Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron, 2015) – que a sequestrou e a apresentou ao Tentáculo (das séries da Netflix) em Madripor. Foi lá onde ela se tornou uma mestre assassina, a serviço do Tentáculo previamente mencionado, e assim foi até a intervenção de Steve Rogers, Wolverine e o próprio Ivan. Depois disso, Natasha cresceu para se tornar uma bailarina e membro da URSS, trilhando o caminho que eventualmente a tornaria na Viúva Negra.

Existe também a origem onde Natasha foi criada desde jovem pela URSS, no programa intitulado Programa Operações Viúva Negra, ou alguma tradução próxima disso. Ela foi treinada em espionagem pelo programa da ‘Sala Vermelha’ e serviu de cobaia biológica e psicologicamente, o que acabou resultando na sua longevidade. Para as pessoas que assistiram à série ‘Agente Carter’ o programa da Sala Vermelha está presente na trama e a antagonista da primeira temporada é fruto do mesmo programa que viria a dar origem a Natasha anos no futuro. Nessa origem ela nunca dançou com o Ballet Bolshoi, mas essas memórias foram criadas artificialmente.

Ela foi casada com o personagem que futuramente seria conhecido como Guardião Vermelho – a resposta da URSS ao Capitão América – e Natasha se tornou a melhor operativa a ser treinada pela Sala Vermelha, sendo treinada pelo Soldado Invernal (Bucky Barnes sob controle hipnótico e sem controle real de suas ações). Foi durante essa época que ela foi chamada de Viúva Negra pela primeira vez, sendo realmente uma viúva e coisa do tipo.

Voltando ao Homem de Ferro 2, a primeira vez que a personagem apareceu nos quadrinhos foi exatamente num confronto com o herói. A Viúva Negra foi mandada para matar Anton Vanko por ele ter fugido da pátria. Esse nome pode ser familiar pois o vilão do filme Homem de Ferro 2 se chama Ivan Vanko e seu pai – morto ao começo do filme – se chama Anton. Nos quadrinhos Anton é um dos vilões do Homem de Ferro, conhecido como Dínamo Escarlate. Notem o quanto da história e do passado de Natasha foi minimamente explorado. Exceto pelo fato dela ser estéril depois de ter passado pelo processo na Sala Vermelha, fato citado na sequência de Vingadores, nada mais é dito sobre a vida da heroína.

Enquanto nos quadrinhos levou um bom tempo até a personagem se juntar aos Vingadores, onde ela teve que aprender a lidar com o código de conduta da equipe, pois os heróis não resolviam tudo com assassinato como a Viúva Negra fora treinada, nos cinemas ela é, na verdade, um membro fundador da equipe. Levando em conta que o Gavião Arqueiro parece mais um aliado tardio e não um membro desenvolvido como são os outros durante o primeiro filme com a equipe formada, termina que Natasha é a única Vingadora original sem uma obra solo de origem na primeira fase do MCU. Vocês sabem bem o porquê.

Natasha também já atendeu por Natalie Rushman. Nos quadrinhos, a personagem foi capturada pela HYDRA – que planejava se infiltrar na S.H.I.E.L.D – e sofreu lavagem cerebral, assumindo a identidade da professora Nancy Rushman. Esse é o mesmo nome que ela usa para se aproximar de Tony e Pepper em Homem de Ferro 2, começar a trabalhar para as Indústrias Stark e de quebra ficar de olho no autodestrutivo playboy, bilionário e filantropo protagonista do filme.

Existe muito mais sobre a personagem a ser explorado, e após 20 filmes feitos a Marvel finalmente revolveu dar à ela um filme solo pela direção de Cate Shortland. Quer a trama se passe no passado ou no futuro “pós-Ultimato” é certo que o filme tem muito material para se inspirar.