Professores mais icônicos da cultura pop

Desde sempre a cultura pop foi permeada por mestres e mestras da educação, alguns mais sérios, outros mais esquisitos, mas professores são figuras comuns em filmes, séries, quadrinhos e animações, (quase) sempre dispostos a dar sua contribuição à jornada dos protagonistas ou sendo eles mesmos o centro das narrativas. Hoje é dia de celebrar essa profissão tão fundamental, ainda que muitas vezes tão desvalorizada. Segue uma lista dos professores mais icônicos da cultura pop.

Obs: Deliberadamente ignorei os professores de uma certa escola de bruxaria idealizada por uma escritora transfóbica, apesar da nostalgia prefiro renegar sua existência.

Obs 2: Levei em conta apenas professores que de alguma forma fazem parte de alguma instituição de ensino ou trabalham em sala de aula, logo, alguns personagens como Sr. Miyagi e Mestre Splinter por exemplo, ficaram de fora. Mas saibam que todos moram no meu coração.


Walter White | Breaking Bad (2008 – 2013)

Interpretado de maneira genial por Bryan Cranston em Breaking Bad (2008 – 2013), é sempre bom lembrar que antes de se tornar Heisemberg, o temido fabricante e traficante de metanfetamina do Novo México, Walter White foi um simplório professor de química na JP Wynne High School, explicando fórmulas e camadas de valência para alunos do Ensino Médio que prefeririam estar em qualquer outro lugar. Talvez um pouco das decisões futuras de Walt tenha alguma relação com isso.

Onde assistir: Netflix


Mr. Chang | Community (2009 – 2015)

Como não lembrar do espalhafatoso professor de Língua Espanhola da Greendale Community College, o Mr Ben Chang, interpretado pelo hilário Ken Jeong. Sem ele certamente não teríamos o maravilhoso “101 Rap”, de Troy (Donald Glover) e Abed (Danny Pudi) que você pode relembrar aqui.

 ¿Dónde está la biblioteca? 🎵

Onde assistir: Sony One, assinando pelo Prime Video.


Professor Raimundo | Escolinha do Professor Raimundo (1990 – 2001)

Ser professor no Brasil é difícil e não é de hoje. Pode acreditar, eu sei disso muito bem. Mas pior ainda é ser professor numa escola para adultos onde cada aluno é um mais excêntrico que o outro. Na década de 1990 um dos mais lembrados personagens entre tantos do gênio Chico Anysio, fazia as famílias brasileiras gargalharem na televisão ao questionar com toda paciência do mundo seus estranhos pupilos.

E o salário, Oh! 

Onde assistir: Globoplay


Professor Xavier | X-Men

Após descobrir sua mutação e entender que outros como ele (e menos abastados) iriam precisar de ajuda não só para se proteger do restante da humanidade quanto para aprender a controlar seus poderes, além de, claro, aprender ética, matemática, história e tudo mais que se aprende em uma instituição de ensino, Charler Xavier funda uma escola com seu nome na mansão de sua família e passa a receber carinhosamente todos os nascidos com o gene X. O resto a gente já conhece bem…


Dewey Finn | Escola de Rock (2003)

Bom, aqui temos que dar o disclaimer de que Dewey não é exatamente um professor, já que finge ser um professor substituto para montar a banda de rock perfeita com seus alunos na Escola Preparatória Horace Green. Mas podemos dar esse desconto pro Jack Black, né?

Onde assistir: Paramount+ | Mecado Play | Telecine


Sta. Honey | Matilda (1996/2022)

A responsável pelo “despertar” de Matilda precisava aparecer nessa lista. A queridíssima sta. Honey é a professora que todo aluno sempre sonhou, extremamente meiga e atenciosa com todos, o completo oposto da megera diretora Trunchbull. Interpretada com igual competência na primeira versão de 96 por Embeth Davidtz e no musical de 2022 por Lashana Lynch.

Onde assistir: Versão de 1996 – HBO Max | Versão musical – Netflix


Iruka Sensei | Naruto (2002 – 2007) e Naruto Shippuden (2007 – 2017)

Inicialmente pensei em colocar na lista o kakashi sensei, que é um dos meus personagens preferidos do anime, mas pensei melhor e concluí que Iruka representa muito melhor essa digna profissão. Iruka foi o primeiro a ver a humanidade em Naruto por trás da maldição da Raposa de Nove Caudas, o primeiro a incentivar o garoto a lutar pelos seus sonhos e acreditar na capacidade dele de alcançá-los.

Mas preciso dar créditos também aos demais sensei de Konoha: Asuma, Kurenai, Anko, Yamato e Guy Sensei.

Onde assistir: Netflix | Prime Video | Crunchyroll | Mercado Play


Professor Paul Hunham | Os Rejeitados (2023)

Todo mundo tem, já teve ou ainda terá um professor rabugento ao estilo do Sr. Hunham, interpretado magistralmente por Paul Giamatti em Os Rejeitados (The Holdovers, 2023). Mas o que muitas vezes ninguém percebe é que dentro daquela armadura de aço inoxidável há um ser humano com um coração, com sentimentos e dores como qualquer ser humano. Paul Hunham representa a grande jornada de transformação que todo professor passa quase que diariamente, ao aprender enquanto ensina.

Onde assistir: Netflix


Jessica Day | New Girl (2011 – 2018)

Quando me pergunto como Jess (Zooey Deschanel) conseguiu dividir apartamento com três marmanjos completamente desajustados durante sete temporadas de New Girl (2011 – 2018), eu lembro logo que ela era professora de crianças pequenas, e quem é professor de crianças pequenas é capaz de absolutamente TUDO!  Todo meu respeito a quem segue essa hercúlea missão.

Onde assistir: Disney+


Satoru Gojo | Jujutsu Kaisen (2020 -)

Todo professor que se preze deve ser capaz de controlar demônios que incorporam vez ou outra em seus alunos, alguns fazem isso até de olhos vendados. Gojo é o queridinho de todo mundo que assiste Jujutsu Kaisen (2020 -), e não é por menos, o cara tem uma das personalidades mais carismáticas já vistas em um anime e, de quebra, ainda é incrivelmente poderoso, ainda que seus métodos de ensino sejam um tanto quanto heterodoxos.

Onde assistir: Netflix | HBO Max | Crunchyroll


Todo o corpo docente | Abbott Elementary (2021 -)

A Escola Elementar Willard R. Abbott pode até ser na Filadelfia, mas tem muitas coisas em comum com várias escolas no Brasil e no resto do mundo. Assim, como professor, é impossível não se identificar ao menos um pouco com cada um dos professores de Abbott Elementary (2021 -) e suas várias peculiaridades, ou então reconhecer em seus próprios professores e ex-professores os personagens gravados pelo documentário fictício na série. A certinha que não para de ter ideias Janine (Quinta Brunson), o disciplinado Greg (Tyler James Williams), o descontraído (e desconstruído) Jacob (Chris Perfetti), a sem paciência nenhuma Melissa (Lisa Ann Walter) e a veterana com décadas de experiência Barbara (Sheryl Lee Ralph). Mas não posso deixar de dar destaque também ao Mr. Johnson (William Stanford Davis), o zelador que vez ou outra dá seus preciosos ensinamentos para os estudantes.

Onde assistir: Disney+


Mr. Keating | Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

“Oh Captain, my Captain!”. Simplesmente impossível fazer qualquer lista como essa e não mencionar o icônico Mr. Keatin de Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, 1989), um dos personagens mais memoráveis do incrível Robin Williams. Chegando em uma escola hiperconservadora para meninos de famílias nobres (onde ele mesmo estudara) e transformando a vida (presente e futuro) de uma turma de estudantes sem perspectiva e oprimidos pelos desejos de seus pais para seus futuros, John Keating ensina valiosas lições que vão muito além da poesia clássica. Com suas aulas sempre surpreendentes e a todo momento incentivando a autodescoberta e a ousadia de viver, é um daqueles professores que serão lembrados por qualquer um que passe por suas aulas por muitos e muitos anos.

Carpe Diem.

Onde assistir: Netflix | Disney+


Professor Girafales | Chaves (1972 – 1983)

Como não lembrar do maioral professor Ling- digo, professor Girafales? Criado por Roberto Bolaños e interpretado por Rubén Aguirre, o bigodudo professor e seu charme dos anos 70, com chapéu coco, terno cinza e charuto sempre à boca, quando não estava levando um buquê de flores para sua amada, trabalhava tentando ensinar as crianças da vila em Chaves (El Chavo del Ocho, 1972 – 1983). Nunca foi lá muito paciente, e de vez em quando soltava seu famoso “tá tá tá tá TÁ” sacudindo o chapéu no chão, mas temos que levar em conta que aquela turma não era nada fácil.

Onde assistir: Netflix | Prime Video | Globoplay


Mestre Yoda | Star Wars

Além de um dos mais experientes Mestre Jedi e antes de sua aposentadoria em Dágoba, Yoda foi um dos grandes professores do Grande Templo Jedi em Coruscant, ensinando até mesmo os mais jovens usuários da Força, como vimos em Ataque dos Clones (na imagem acima). E mesmo anos depois, quando Luke o procura para seu treinamento, o velhinho nos entrega alguns dos mais importantes ensinamentos de toda a saga Star Wars, entre eles um dos meus preferidos: “Melhor professor, o fracasso é”.

Onde assistir: Disney+


Professor Jones | Indiana Jones

Indy é para os íntimos, mas quando não está fazendo bico de resgate à artefatos perdidos e/ou roubados, ou socando alguns nazistas o Professor Jones leciona arqueologia na Marshall College em Bedford, Connecticut. Todos lembramos da engraçadíssima cena inicial de Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981) quando uma aluna usa uma estratégia bem diferenciada para flertar com o aventureiro mais famoso do cinema.

Onde assistir: Os quatro primeiros filmes da franquia – Paramount+ e Telecine | Indiana Jones e a Relíquia do Destino – Disney+


VEJA TAMBÉM

Os Rejeitados – Um futuro clássico de Natal

A Felicidade das Pequenas Coisas – Uma carta de amor aos educadores