Visita Maldita – As boas-vindas ao terror independente cearense

Curta metragem de ficção realizado em 2018 por universitários do curso de Cinema e Audiovisual da UFC em seu 1° semestre. Feito com poucos recursos e muito talento dos alunos do curso. É inegável que o cinema independente sempre foi e talvez ainda seja tão pouco valorizado. A dificuldade de administrar um projeto sem investimentos financeiros, fazer com que saia do papel e seja feito com sua visão artística única com uma qualidade aceitável “feito na garra” com os meios que tem é uma realidade. Ainda assim, nesse cenário muitos jovens buscam seu espaço, projetando suas ideias criativas sobre a tela para que todos possam apreciar. Pois apesar das dificuldades a paixão quando se faz o que se ama, deixam os desafios pequenininhos. 

Depois de seu carro dar problema a noite numa estrada perigosa, Danny (Sunslly Marques) e seus dois amigos Carlos (Lucas Matheus ) e Paola (Lana Carvalho) são acolhidos por dona Norma (Marilza Colombo) para passarem a noite em sua casa. Porém, acontecimentos incomuns começam a surgir na residência. 

O filme já começa mostrando alguém admirando um retrato de um garotinho juntamente com uma trilha muito tensa que vai estar presente durante todo o longa. Logo corta para os três amigos tentando fazer o carro funcionar de novo, um pouco alterados pela bebedeira durante a noite. Danny é a mais preocupada em voltar para casa, Dona Norma os acolhe em sua residência temendo os perigos noturnos. Assim que passam o portão, Paola fecha a porta abruptamente. Danny nota alguém observando ela e seus amigos de uma janela, mas não vê seu rosto. Deixando uma sensação de que algo estranho está à espreita naquela casa. 

Aqui uma sacada bem legal da direção, de Robson Nascimento e Evaldo Santos junto com a direção de fotografia de Nathan Ximenes, Amanda Costa e Victor Hugo, foi a forma que a cena foi enquadrada. Assim que Danny olha para cima mostra ao espectador que alguém está observando indo direto ao ponto. 

Já dentro da residência de dona Norma, os jovens tem uma breve conversa com ela, a senhora sempre hospitaleira e com palavras gentis. Paola pede para ir ao banheiro em que lá dentro acontecem manifestações estranhas, como passos de alguém ecoando pela casa, luzes piscando, objetos jogados. Algo que chama muita atenção e que gostei bastante foi a trilha usada nessa cena e na que acontece em seguida. 

Mas não vou dar muitos detalhes sobre o que acontece, a trilha feita aqui pelos responsáveis pelo som causa uma atmosfera que nos deixa tensos, temendo o que pode acontecer e também uma sensação de que há sempre uma presença ali rodeando pela casa observando os jovens convidados. 

Outro ponto a ressaltar aqui é o regionalismo, um fator importantíssimo pois ajuda o público cearense a se identificar com os personagens através de suas falas, gírias, comportamento e humor peculiar. Em Visita Maldita pode se preparar um desfecho bem inesperado e impactante, o curta está disponível para assistir gratuitamente no YouTube. Finalizo aqui dizendo que o resultado final realizado pelos estudantes foi muito bom e vale a pena conferir. Todo o esforço realizado aqui por essa equipe que acredito que é apaixonada por cinema e audiovisual me deixa contente em poder apreciar tal ato.


Berg Oceania. Resenhista estreante, amante e apreciador de filmes, séries, games, música e teatro. Um eterno aprendiz e apreciador das experiências que a humanidade proporciona e escritor amador de historias habitadas em sua mente agitada. Fã de filmes de terror, tem como franquia favorita os filmes “Scream”.


VEJA TAMBÉM

Figuras no Espelho – Encarando a humanidade e a monstruosidade

Jaci – A transformação após a ruína