Over the Garden Wall é uma minissérie tão maravilhosa que apenas um texto falando sobre ela não seria suficiente. Sendo assim, decidi fazer essa continuação com direito a muitos spoilers para explorar o que existe nas entrelinhas dessa história. Portanto, se você caiu aqui de paraquedas, recomendo que assista a série antes e leia o primeiro texto para depois voltar nessa segunda parte e analisar alguns detalhes junto comigo.
Sabemos que os irmãos Wirt e Greg estão perdidos na floresta do Desconhecido e procuram o caminho de volta para casa. Até aí tudo normal, certo? Logo no começo da série algumas coisas já são confusas, como as roupas que os personagens estão usando e o fato de não sabermos como eles foram parar na floresta. Nos últimos episódios, tudo é revelado ao público e essa revelação gera a principal teoria da série: Wirt e Greg estão entre a vida e a morte e o Desconhecido seria o limbo. Muita informação de uma vez, né? Vamos por partes.
O episódio 9, “Entrando no Desconhecido”, nos dá o background da história. Vemos que Wirt e Greg estão fantasiados para o Halloween, por isso as roupas deles são esquisitas. Nesse episódio, Wirt grava um fita cassete para entregar a Sara, a menina que ele gosta, e Greg está querendo caçar sapos. Wirt começa a se demonstrar inseguro de entregar a fita para Sara, mas Greg acaba pegando a fita que depois vai parar com algumas meninas e elas acabam colocando no bolso da jaqueta de Sara. Wirt e Greg vão atrás de Sara, que está indo para o cemitério com uns amigos, para tentar pegar a fita antes que ela ouça. No cemitério, antes que Wirt conseguisse a fita de volta, aparece um carro de polícia falando para todos saírem de lá. Sara e os amigos correm para um lado, Wirt e Greg para outro. Os irmãos são encurralados pela polícia, então eles sobem em um muro e pulam para o outro lado. Nesse momento, Greg finalmente encontra um sapo. Os meninos não percebem que estão num trilho de trem. De repente, o trem aparece e em seguida vemos eles rolando morro abaixo até cair num rio. Na cena seguinte, vemos Wirt na floresta do Desconhecido. Detalhe importante: o nome do cemitério é “Jardim Eterno”. Seria esse o segredo além do jardim?
Ao longo da série é possível encontrar pistas que apontam para essas teorias. No episódio 2, “Problemas no Festival da Colheita”, Wirt e Greg chegam em uma cidade habitada por abóboras. Wirt sai para procurar ajuda e no caminho esbarra com uma habitante abóbora que diz que os meninos não estão prontos para se juntarem a eles ainda. Wirt diz que só está visitando e ela responde que as pessoas geralmente não visitam aquele lugar, ou seja, ninguém lá está de passagem. Mais tarde, Wirt e Greg descobrem que aqueles habitantes são esqueletos vestidos de abóbora. Estão todos mortos. O chefe das abóboras diz para Wirt que um dia ele irá se juntar a eles.
Já no episódio 5, “Amor Louco”, Wirt, Greg e Beatrice estão na casa de Quincy Endicott, um velho muito rico que acredita ter visto um fantasma em sua mansão. Beatrice diz que eles precisam pegar duas moedas da casa para poder pagar a balsa que vai até Adelaide, quem ela diz que pode ajudar eles e desfazer a maldição da família da passarinha. Esse detalhe faz uma possível referência à mitologia grega, pois o Caronte, barqueiro de Hades que leva as almas dos recém-mortos, faz o serviço e recebe uma moeda como pagamento. Por isso os meninos precisariam de duas: uma para Wirt e outra para Greg. Um detalhe importante que reforça a teoria é encontrado também no episódio 9. Quando Wirt e Greg estão no cemitério se escondendo atrás de lápides, é possível ler em uma delas o nome “Quincy Endicott”, ou seja, o velho rico da mansão está morto.
Formada em Cinema e Audiovisual Carlini, ou “Carolcol” para os íntimos, é animadora, roteirista e dona das melhores tiradas no site Twitter. Por fora parece a Docinho mas por dentro é a Lindinha das Meninas Super Poderosas, inclusive no tamanho. Carol é a única pessoa do mundo que nunca viu Dragon Ball e não entende quem não acha graça no Último Programa do Mundo.