Existe um estigma de que mulheres não sabem tratar de temas violentos, muitas vezes vistos como masculinos, e isto inclui obras que retratem ou falem sobre guerras. Para quebrar essa ideia estúpida, trago nesta lista filmes dirigidos por mulheres que tratam de guerras de modos diferenciados, seja se aprofundando em sentimentos, dilemas ou traumas, para pensarmos na guerra além dos sangrentos campos de batalha.
Bom Trabalho
(Beau Travail, 1999)
Direção: Claire Denis
Vagamente baseado no livro “Billy Budd” de Herman Melville, o filme acompanha um ex-oficial da Legião Estrangeira que relembra sua vida antes gloriosa, liderando tropas em Djibouti.
Onde assistir: Filmicca
Minha Terra, África
(White Material, 2009)
Direção: Claire Denis
Neste filme, Claire Denis trata da relação da França com suas ex-colônias através da história de um país africano que é devastado por constantes rebeliões. Maria Vial (Isabelle Huppert), seu marido André (Christopher Lambert) e o filho Manuel (Nicolas Duvauchelle) vivem em uma fazenda em uma província na África, onde está acontecendo uma guerra civil. Apesar do perigo constante que os cerca, ela se recusa a deixar as plantações de café, que estão em sua família há três gerações.
Onde assistir: –
K-19: The Widowmaker
(2002)
Direção: Kathryn Bigelow
Em 1961, Alexi Vostrikov (Harrison Ford) precisa comandar a equipe do submarino K-19 em uma delicada operação nuclear, causada pelo fato do sistema de refrigeração do próprio K-19 ter deixado de funcionar repentinamente. Sem condições de se comunicar com outras embarcações russas, já que o rádio deixara de funcionar, Vostrikov e o capitão Mikhail Polenin (Liam Neeson) precisam deixar suas diferenças de lado para salvar a tripulação do submarino e, ao mesmo tempo, evitar que um desastre nuclear aconteça e possa causar a 3ª Guerra Mundial.
Onde assistir: –
Guerra ao Terror
(The Hurt Locker, 2008)
Direção: Kathryn Bigelow
JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) integram o esquadrão antibombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James (Jeremy Renner), que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.
Onde assistir: Prime Video, PlutoTV
Três Mulheres: Uma Esperança
(Lost Transport, 2023)
Direção: Saskia Diesing
Durante a Segunda Guerra Mundial, na Alemanha, um trem está transportando centenas de prisioneiros judeus, mas acaba ficando preso próximo a uma pequena aldeia controlada pelo governo da Rússia. Uma das prisioneiras, Simone (Hanna van Vliet) consegue escapar do trem e decide ir até a aldeia com seu companheiro, Isaac (Bram Suijker). Lá, ela conhece Winnie (Anna Bachmann), uma jovem alemã, e Vera (Eugénie Anselin), uma sniper russa. Apesar de estarem separadas pelo conflito, as três mulheres são unidas pela coragem, iniciando uma amizade inesperada.
Onde assistir: Prime Video; Looke
VEJA TAMBÉM
VEJA MULHERES – 5 filmes dirigidos por mulheres para ver em Agosto
VEJA MULHERES – 5 filmes dirigidos por mulheres para ver em Junho

Bacharel em Cinema e Audiovisual, roteirista, escritora, animadora, otaku, potterhead e parte de muitos outros fandoms. Tem mais livros do que pode guardar e entre seus amigos é a louca das animações, da dublagem e da Turma da Mônica. Também produz conteúdo para o seu canal Milady Sara e para o Cultura da Ação TV.