5 motivos para ver Loki

A série Loki (2021 -) é a mais nova atração televisiva do recente streaming Disney+, apostando suas fichas no carisma do personagem cativado por anos pelo charmoso Tom Hiddleston.

Eis aqui cinco motivos para você conferir a série do Deus da Trapaça:

1. A Cinemateca Brasileira mantém hoje cerca de 90 mil filmes dos mais diferentes gêneros e épocas. No total são mais de 250 mil rolos, o que faz do acervo nacional um dos maiores do mundo. Fechada há mais de um ano, sem contar os sete meses anteriores sem qualquer recurso ou pagamento de salários, a Cinemateca tem seu acervo de filmes brasileiros bastante comprometido e estima-se que entre 600 a 1000 filmes tenham se deteriorado. Os filmes perdidos? Incontáveis.

2. O Ministério Público Federal suspendeu o processo de descaso e abandono da Cinemateca, após o Governo Federal prometer mostrar plano de ação que em até 45 dias faria a revitalização da instituição. Dia 26 deste mês encerra o prazo e até agora nada.

3. Mesmo gerando uma economia de bens produzidos de quase 27 bilhões (2018), estima-se que hoje temos mais de 700 filmes paralisados por conta da Ancine (Agência Nacional do Cinema), hoje vinculado ao Ministério do Turismo por causa da extinção do Ministério da Cultura (sucateada em secretaria)

4. Os ataques e tentativas de apagar projetos audiovisuais que contemplem temáticas LGBTQIA+, racismo e meio ambiente continuam desde 2019, quando o presidente Bolsonaro criticou alguns projetos pré-selecionados pela Ancine. Suspendendo 70 milhões de recursos previstos em editais de 2018, Bolsonaro criticou produções audiovisuais que, segundo ele, ferem a moral, a família tradicional e defendem o “comunismo”. Em fala, disse: ‘Se não puder ter filtro, nós extinguiremos a Ancine’

5. Com a pandemia, diversos festivais nacionais de cinema tiveram que se adaptar ao formato online, mantendo viva a chama de quem produz e de quem deseja prestigiar as produções locais. Plataformas nacionais de streaming como Mubi, Darkflix, FilmeFilme vieram para mostrar que estão competindo na tendência de distribuição. Porém, a audiência dos festivais – mesmo com quase absoluto acesso gratuito – e os streamings brasileiros ainda é ínfima diante das audiências nacionais das gigantes estrangeiras Netflix, Disney+, Amazon Prime Video e outras (que mesmo também produzindo e distribuindo obras nacionais, os serviços estrangeiros de streaming não fazem jus ao lucro que fornecemos. Por exemplo, Netflix: o público brasileiro está em 2° lugar no número de assinantes e é sua 3° maior receita).

Seria ótimo se tudo isso fosse somente mais mentiras do ardiloso Loki. Porém, foi necessário uma “trapaceada” no começo desse texto para que você dê uma atenção às dificuldades que o audiovisual brasileiro enfrenta e que não cabe num TOP 5.

Espero que se divirta com a nova série do Universo Marvel. Mas cuidado, pois as artimanhas de um deus da trapaça estão mais perto da nossa tela e do nosso cinema. Contra isso, somente com a consciência e luta de vocês.


VEJA TAMBÉM

Melhores filmes brasileiros da década (2010 – 2019)

12 filmes brasileiros que amamos