VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em setembro

 

Meus Dias de Compaixão

(My Days of Mercy, 2017)

Direção: Tali Shalom-Ezer

Filha de um homem que está no corredor da morte, uma jovem, desenvolve uma paixão complicada. Ela passa a gostar de uma mulher que está do lado oposto da luta política que sua família está enfrentando. Em meio a hostilidades e desconfianças, elas tentam lidar com a estranha paixão enquanto buscam descobrir possíveis razões secretas para a recente aproximação, que pode envolver segredos sórdidos.


Mens@gem Para Você

(You got Mail, 1998)

Direção: Nora Ephron

Dona de uma pequena livraria, Kathleen Kelly (Meg Ryan) odeia Joe Fox (Tom Hanks), proprietário da gigantesca rede de livrarias Foxbooks. Quando os dois se conhecem através da internet, iniciam um romance online intenso e anônimo. Um dia, Joe fica sabendo que a encantadora mulher com quem se corresponde é sua rival de negócios.


Para Todos os Garotos que Já Amei

(To All the Boys I’ve Loved Before, 2018)

Direção: Susan Johnson

Lara Jean (Lana Condor) escreve cartas de amor secretas para todos os garotos por quem já se apaixonou. Um dia, essas cartas são misteriosamente enviadas para os meninos sobre os quais ela escreve, virando sua vida de cabeça para baixo.


Meu Eterno Talvez

(Always be my Maybe, 2019)

Direção: Nahnatchka Khan

Sasha (Ali Wong) é uma garota que passa a maior parte do tempo sozinha em casa, pois nunca recebe atenção suficiente dos pais, que frequentemente trabalham por longas horas. Ela busca conforto e carinho na casa de Marcus (Randall Park), seu vizinho, cujos pais são doces e participativos. Os anos passam e a amizade dos dois fica cada vez mais forte. Um dia, quando estão prestes a ir para a faculdade, os dois amigos decidem perder a virgindade juntos. Logo depois, Marcus perde sua mãe em um acidente trágico, e a recusa em lidar com o luto acaba gerando uma grande briga com Sasha. Eles passam anos sem se ver, até que um dia, Sasha, agora uma renomada chef de cozinha, volta a São Francisco para abrir um restaurante. Os dois amigos se reaproximam e precisam lidar com questões mal resolvidas do passado.


Crepúsculo

(Twilight, 2008)

Direção: Catherine Hardwicke

Isabella Swan (Kristen Stewart) acaba de se mudar para Forks para morar com seu pai, Charlie (Billy Burke). No novo colégio ela logo conhece Edward Cullen (Robert Pattinson), um jovem admirado por todas as garotas locais e que mantém uma aura de mistério em torno de si. Eles aos poucos se apaixonam, mas Edward sabe que isto põe a vida de Bella em risco.

Apesar de a saga de livros homônimos já ser campeã de vendas à época de sua adaptação para o cinema, ninguém imaginava – principalmente sua empresa produtora, a Summit –  que esse primeiro filme faria um sucesso tão estrondoso que a sua sequência, Lua Nova (New Moon, 2009), teria um orçamento grande o suficiente para ser entregue nas mãos de um diretOr. Catherine Hardwicke, com um orçamento baixíssimo disponível, nos entrega um filme adolescente como todos os filmes para esse público deveriam ser: despretensioso. Por isso mesmo, o longa se torna um sucesso de bilheteria dando início a uma das sagas mais lucrativas da história do cinema.