VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em Agosto

The Wolrd of Us

(U-ri-deul, 2016)

Direção: Yoon Ga-eun

Sun (Choi Soo-in) é uma garota de 10 anos que se sente excluída na escola. Durante as férias de verão, ela conhece Ji-ah (Seol Hye-in), que é nova na cidade. À medida que Sun mostra o bairro para Ji-ah e elas brincam e dividem segredos, as duas se tornam melhores amigas. Entretanto, quando o novo semestre começa, Ji-ah passa a querer se aproximar do grupo das garotas populares e acaba se afastando de Sun. Em um mundo, provavelmente, mais delicado e complexo do que o mundo dos adultos, as duas meninas acabam por machucar uma a outra na tentativa de se sentirem amadas.


House of Hummingbird

(Beol-Sae, 2018)

Direção: Bora Kim

Seul, 1994 – no ano que a Ponte Seongsu desmoronou, Eun-hee (Park Ji-Hoo) tem 14 anos e vagueia pela cidade em busca de amor. Aparentemente simples, o filme vai se tornando complexo à medida que o tempo passa e toca em diversos temas como abuso físico e psicológico, abandono parental, descoberta da sexualidade, bem como do afeto em suas mais diversas formas. Bora Kim consegue juntar todos esses temas que dizem respeito à jornada da protagonista – e de algumas personagens secundárias – e fazer um eco com a história de modernização desenfreada de Seul.


Oh, Lucy!

(2018)

Direção: Atsuko Hirayanagi

Setsuko Kawashima (Shinobu Terajima) é uma mulher solitária que trabalha em um monótono escritório em Tóquio. Quando vê que precisa sair da rotina, ela decide estudar inglês, e a partir daí, sua vida nunca mais é a mesma. Durante as aulas Setsuko descobre sua outra identidade, o alter ego “Lucy”. Enquanto experimenta desejos e situações antes impensáveis, ela precisa lidar com o desaparecimento do seu instrutor John (Josh Hartnett).


Microhabitat

(So-gong-nyeo, 2017)

Direção: Jeon Go-Woon

Mi-so (Esom) trabalha como faxineira nos últimos três anos e ganha 45 mil won por dia. Mesmo sendo pobre, Mi-So está feliz enquanto tem whisky, cigarros e seu namorado. Infelizmente, o preço dos cigarros aumenta no primeiro dia do novo ano. Mi-So tem que desistir de algo e ela decide deixar seu apartamento. Recorrendo aos antigos amigos da juventude e passando de casa em casa, Mi-So tenta sobreviver numa cidade que todos os dias torna a vida um pouco mais cara e mais impossível.


0.5mm

(2014)

Direção: Momoko Andô

Sawa (Sakura Ando) trabalha como cuidadora para uma família de classe média que tem um avô enfermo e é forçada a passar por cima de seus valores morais para manter o emprego. Por causa disso, ela acaba falida e sem casa. Sawa sobrevive a sua primeira noite na rua através de uma amizade ambígua com um velho gentil, ganhando assim acesso a um pedaço da imensa riqueza mantida pela população idosa japonesa. Ela continua com encontros similares, e enquanto isso começa a se tornar um esquema, eles acabam se tornando trocas cheias de vulnerabilidade entre gerações.