RESENHA | Daqui a Cinco Anos, de Rebecca Serle

Daqui a Cinco Anos é o primeiro título de Rebecca Serle traduzido para português, editado em 2020 no Brasil pela editora Paralela. Nele, acompanhamentos a história do ponto de vista de Dannie Kohan, uma advogada que tem o futuro todo programado, um plano perfeito: em cinco anos ela estará no emprego dos sonhos, casada com o então namorado e eles terão comprado um apartamento em um ponto perfeito da cidade de Nova York.

Contudo, no mesmo dia que ela vai para a entrevista do tal emprego dos sonhos e que, após, é pedida em casamento pelo namorado, ela tem uma experiência incomum, para dizer o mínimo. Dannie acorda em 2025, em outro apartamento, com outro homem. Ela só passa uma hora nessa realidade, mas o que uma visão do futuro, mesmo que breve, pode causar?

Destino é algo que me atrai. Se você fizer as coisas diferentes, vai ter o mesmo resultado? Se você souber o resultado, ainda vai tentar fazer algo diferente? O futuro é imutável? Essas questões perpassam a personagem, tecendo uma história de amor, de amizade e de autodescoberta. 

Quando comecei a ler, fiquei me perguntando o que essa personagem tinha a ver comigo, como eu poderia me relacionar com ela. No começo foi difícil, o mundo dela é muito distante do meu, ela é muito diferente de mim. Mas, no fim, eu gostei do livro muito mais do que achei que fosse gostar. Ri, chorei (sim, prepare os lenços), me identifiquei e, certamente buscarei outros títulos da autora (óbvio).

Esse é o tipo de livro que te pega desprevenida/o, que constrói a história a partir de situações reais demais, de traumas, de lembranças e, principalmente, de relações. Como temos medo de perder os laços humanos, como às vezes eles enfraquecem sem que a gente perceba e como o destino é imprevisível. É também sobre as formas de amor, como podemos nos conectar às pessoas e como isso pode ser assustador.

Daqui a Cinco Anos quebra o seu coração, mas tudo bem, porque depois ele te dá esperança. Você fecha o livro com a sensação de que amanhã o sol vai nascer novamente, que você é forte, que você consegue passar por isso. E às vezes isso é tudo o que você precisa.