Westworld – Passed Pawn (S03E07)

 

Na reta final dessa temporada, o penúltimo episódio finalmente desvenda os segredos do passado de Caleb, e o tabuleiro fica pronto para o embate final entre Dolores e Serac.

Em Jacarta, Musashi (Hiroyuki Sanada) recebe uma ligação de Hale (Tessa Thompson), avisando que Dolores (Evan Rachel Wood) está deixando suas cópias largadas a própria sorte, que ela tem um novo plano e que dividiu a localização com uma certa pessoa, que logo descobrimos ser Clementine (Angela Sarafyan), que parte para o ataque e aniquila os seguranças de Sato, ele tenta fugir mas é interrompido pela espada de Hanaryo (Tao Okamoto), velha conhecida de Musashi do Shōgunworld, que arranca a cabeça do anfitrião e desaparece junto com Clementine

Depois de um flashback das memórias perdidas de Caleb (Aaron Paul), acompanhamos ele e Dolores no México, a procura da instalação secreta onde Serac (Vincent Cassel) armazena aqueles que não se encaixam no sistema. Enquanto isso, na clínica, Bernard (Jeffrey Wright) descobre que Dolores usou o sangue de William (Ed Harris) pra rastrear a localização da tal instalação secreta. Vemos vários pedaços das memórias de Caleb e acompanhamos uma de suas missões, é aí que percebemos que ele foi submetido ao mesmo tipo de terapia de RA que William estava recebendo no episódio anterior. 

De volta ao México, Dolores e Caleb finalmente encontram a instalação, ao entrar Caleb começa a se lembrar do seu tratamento e fala pra Dolores que ele já esteve naquele lugar. Dolores avisa que a experiência vai ser dolorosa pra ele, e revela que ela está atrás de Solomon, a AI criada por Jean Mi (Paul Cooper) e seu irmão Serac, que depois de criar tantas projeções e estratégias, começou a ter algumas anomalias, e ficou esquizofrênico, tal qual o irmão de Serac. 

Eles ativam Solomon que, durante a conversa, revela que conhece Caleb e todas as suas outras versões. Dolores pede a ajuda de Solomon para acabar com o plano de Serac, já que ele e Jean Mi acreditavam que o plano de Serac não ia dar certo. Solomon revela que a terapia de recondicionamento obteve um pouco de sucesso com os excluídos, e cita o paciente U454.1, mais conhecido como Caleb Nichols, fala que ele foi um caso bem-sucedido da técnica, Caleb fica desconfortável, mas Dolores pede pra que ele fique até eles conseguirem a estratégia de Solomon.

Dolores, depois de ouvir que a taxa de sucesso é de 1 para 10, pede que Solomon mostre o que aconteceu com os outros 9 e mostra o caminho para uma outra parte da instalação. De volta à clínica, Bernard descobre que era para lá que os indivíduos da categoria U, os excluídos, eram levados para tratamento, e que aqueles que não tinha sucesso, ou estavam desaparecidos ou declarados mortos. Durante a transferência da lista de pessoas que foram recondicionadas, Bernard reconhece Caleb.

Entrando na parte secreta da instalação, Dolores e Caleb são surpreendidos por um holograma de Serac, com uma mensagem para seu irmão Jean Mi, após o seu recondicionamento, mas logo descobrem que Serac, “removeu” os excluídos e os colocou em animação suspensa, inclusive seu próprio irmão, é então que Solomon revela que, após o tratamento, Caleb foi responsável por caçar e eliminar centenas de excluídos, juntamente com seu parceiro Francis (Kid Cudi), e então a IA finalmente conta a verdadeira história de Caleb, mas logo ele e Dolores são avisados sobre a presença de um intruso. 

Uma aeronave pousa na localização de Dolores, e logo percebemos que a ocupante é Maeve (Thandie Newton). De volta ao local de armazenamento, Dolores pede a Solomon a estratégia final, a que Jean Mi havia pedido 15 anos atrás, antes de ser mandado para a “geladeira” por Serac, mas que ele inclua Caleb na projeção, Solomon então diz que vai precisar de tempo, Dolores diz que vai arrumar um tempo pra ele e sai para enfrentar Maeve, deixando pra Caleb a missão de liderar a revolução, caso ela não volte.

Finalmente Dolores e Maeve ficam frente a frente, e um combate intenso começa, a sequência da luta é alucinante e o diálogos entre as duas também merecem destaque. Enquanto isso, na clínica, William tem uma epifania e revela para Bernard e Stubbs (Luke Hemsworth) que vai apagar a única mancha que ele não apagou em sua vida, ter ajudado na criação dos anfitriões, e que ele vai eliminar todos eles. De volta ao depósito, Solomon revela a verdade sobre a morte de Francis para Caleb, que fica atordoado e enfurecido com a IA e se prepara pra abandonar o local, mas Solomon avisa que se ele se desviar do caminho, não irá alcançar o objetivo. 

Na parte de fora do complexo, o combate corpo-a-corpo feroz entre Maeve e Dolores continua, agora na parte externa, a luta está de igual para igual, mas Dolores sofre um revés, e tem um braço arrancado pelo drone de Maeve, e corre em direção ao complexo, com Maeve na sua cola. Enquanto Maeve se aproxima de Dolores para dar o golpe final, Solomon termina a estratégia e manda Caleb pegar o drive com o resultado. Dolores olha pra Solomon e antes do golpe final de Maeve, ativa o EMP, desativando a IA, ela mesma e Maeve. Na saída do complexo, Caleb vê o corpo inerte de Dolores e recebe uma ligação, com instruções pra ele. 

E é isso, será esse o fim de Dolores e Maeve? De quem é a voz na ligação pra Caleb? William vai matar Bernard e Stubbs? Afinal qual é o papel de Bernard nisso tudo? Ao julgar pelo teaser do episódio final da temporada, ainda vamos ver, mais uma vez, alguns desses personagens, Crisis Theory promete ser um daqueles episódios movimentado e cheio de reviravoltas.