VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em Maio


Never Rarely Sometimes Always

2020

Direção: Eliza Hittman

As melhores amigas e primas inseparáveis ​​Autumn (Sidney Flanigan) e Skylar (Talia Ryder) vivem uma adolescência em meio à precariedade e a vulnerabilidade por serem meninas na Pensilvânia rural. Quando Autumn inesperadamente engravida, ela é confrontada com uma legislação conservadora, sem piedade de mulheres, que impõe um aborto. Com o apoio de Skylar, elas embarcam em um ônibus com destino ao estado de Nova York para encontrar a ajuda que o Autumn precisa.


A Professora do Jardim de Infância

(The Kindergarten Teacher, 2019)

Direção: Sara Solangelo

Lisa Spinelli (Maggie Gyllenhaal) é uma professora de Staten Island que é excepcionalmente dedicada a seu trabalho. Quando ela descobre que um de seus alunos de cinco anos é um prodígio, ela fica fascinada com o garoto e, em última instância, arrisca sua vida familiar e liberdade para nutrir seu talento.


Notícias de Casa

(News From Home, 1977)

Direção: Chantal Arkeman

Chantal Akerman é uma cineasta belga que se muda para Nova York e lá enfrenta o desafio de se tornar independente. À medida em que explora a cidade e conhece um pouco mais da sua experiência nova-iorquina, ela tenta se libertar de uma mãe carinhosa mas preocupada e manipuladora que, mesmo estando em Bruxelas, terra natal de Akerman, procura de todas as formas controlar a vida da moça através da correspondência por cartas, lidas na voz da própria cineasta durante o filme.


Laços de Sangue

(Hard, Fast and Beautiful, 1951)

Direção: Ida Lupino

Quando a jovem Florence Farley (Sally Forrest) demonstra ser um potencial talento para o tênis, sua mãe (Claire Trevor) e o ex-campeão Fletcher (Carleton G. Young) percebem que podem agenciar a carreira dela e gozar dos lucros provenientes da mesma. Aos poucos, Florence se torna distante do noivo Gordon (Robert Clarke) e do pai Will (Keneth Patterson), os únicos que realmente se preocupam com ela.


Nascimento e Maternidade

(Tarachime, 2006)

Direção: Naomi Kawase

Naomi Kawase, em mais um documentário íntimo, explora sua relação com a tia-avó que a adotou (Uno Kawase) e com seu filho recém-nascido (Mitsuki Kawase), refletindo sobre a vida e sua renovação permanente.


Veja aqui as listas dos outros meses da nossa série VEJA MULHERES