Ricos de Amor – Muito tomate para pouco conteúdo

Imagina eu e você, você e eu. Quem sabe? O amor atua de diferentes maneiras pra tirar água de pedra, mas quando já estamos ali aproveitando o que jamais imaginaria ao lado da pessoa amada, se torna maravilhoso pensar como foi bom viver todas as coisas. Unindo dois gêneros, a comédia romântica visa falar de amor com muito humor para quem aprecia essas duas categorias cinematográfica. Rir e torcer para o beijo na chuva antes dos créditos levava qualquer um a loucura junto a sensação de satisfação com o “felizes para sempre”. Pensando nisso, há mais ou menos um ano, a Netflix tem investido em produções para o subgênero, o que nos traz ao longa nacional Ricos de Amor (2020) que, com toda amostra de brasilidade, foi só mais um filme americano.

Você já assistiu a esse filme. Seguindo a fórmula, vamos sempre acompanhar o cupido unir os pombinhos de formas improváveis e mirabolantes: depois da primeira vista, não será nada fora do comum ter 99% de chance de esbarrar com a pessoa na rua, no trem, numa festa; o esforço radical da pessoa para mudar o que tentou por anos, apenas em uma semana pelo amor, ou alguém mudar por se apegar. Correr para o aeroporto ou estação rodoviária para a declaração belíssima antes que o grande amor da vida se mande para outro estado. A mentira para impressionar, apaixonar-se pela pessoa que está prestes a casar, sem falar quando o personagem se mantém trouxa o tempo todo e, por fim, faz a descoberta de quem realmente era o pretendente e ainda assim ficam juntos.

Se estas descrições soaram mais que familiares, imagine a que um playboy, mimado – a ponto de nem saber usar uma impressora – e mulherengo, prestes a se tornar herdeiro da fábrica de tomate de seu pai, decide mentir sobre ser rico para conquistar uma encantadora jovem estudante de medicina. A história do cara que quer mudar da água para o vinho porque ela é demais e diferente de todas que conheceu? Para Teto (Danilo Mesquita) não importa quem seja arrastado para sustentar a enganação se no final Paula (Giovanna Lancellotti) for convencida da paixão.

O que poderá surgir de uma trama que tem facilmente um início, meio e fim pré-cogitado? Felizmente, a escolha do elenco garantiu carisma e desenvoltura para as sequências com efeitos presumidos na tentativa de transmitir humor, tensão e drama: há momentos tão exagerados e voltados ao ridículo, jogados apressadamente na montagem que levam a reflexão esdrúxula da escolha de inserir tais cenas para caberem a fórmula que se baseia. Assim, Ricos de Amor segue a risca as passagens atrapalhadas espelhadas a personalidade do Rei do Tomate, o Teto, que tanto quer se provar diferente para namorar uma mulher.

Mesmo com as diversas conveniências para fazer valer a proposta da comédia, o filme dirigido por Bruno Garotti  aproveita da melhor forma os personagens que compõem essa teia de mentiras: os caprichos egoístas de Teto que trazem resultados negativos até saber planejar com empatia; a forte determinação de Paula, aliada a um perfil empoderado e decidido, assim como Munique (Lellê) que partilha da mesma linha de personalidade que Paula, ambas dominando a representação de mulheres com voz em meio a casos de machismo e assédio no local de trabalho. O que também pontua o destaque do elenco é o quanto se mostram empolgados pela brasilidade que caracteriza o longa: o funk, as músicas, as gírias, o Rio de Janeiro.

Apesar da forte inspiração com a mesmice, Ricos de Amor se arrisca ao evitar um triângulo amoroso no estilo “eu estava aqui o tempo e só você não, enquanto estava com outro” ao debater sobre assédio longe do quesito humorístico, fazendo um relato importante de como o indivíduo atua moral e fisicamente, intimidando e coagindo a vítima, levando ao desconforto e excedendo limites. 

Não há comédia romântica sem o final clássico de que, independente das circunstâncias, a união dos apaixonados se faz possível. Não há comédia romântica sem o jeito desengonçado do amor acontecer. Não há comédia romântica sem toda junção de eventos que cooperam para o romance que está no ar, por isso. Ricos de Amor se joga, abraçando as manhas, o ridículo, a tabelinha de coisas que não poderiam faltar no subgênero, realizando a versão brasileira de clichês americanos. Tá vendo aquela lua que brilha lá no céu? Se você me pedir, eu vou buscar só pra te dar…

 

VEJA TAMBÉM

Para Todos os Garotos: P.S Ainda Te Amo – Insosso demais para ser verdade

Você Nem Imagina – Deixa o tempo falar de amor