Westworld – The Absence of Field (S03E03)

Neste terceiro episódio a protagonista da narrativa é Charlotte Hale, ou quem quer que seja o anfitrião que está usando o corpo dela. Trazendo diversas perguntas e poucas respostas, pro delírio dos aficionados pela série, que vão encontrar terreno fértil para alimentar as inúmeras teorias que são discutidas nos fóruns. 

Inicialmente vemos Charlotte (Tessa Thompson) tentando apagar o incêndio criado pelos acontecimentos em Westworld e, logo de cara, ficamos sabendo que uma figura poderosa e misteriosa, do qual a companhia não possui nenhuma informação, apenas um nome, Serac (Vicent Cassell), está tentando a todo custo colocar as mãos na DELOS.

Em meio a essa agitação, Charlotte ainda precisa lidar com a possibilidade de existir um espião no alto escalão da DELOS, vazando informações para Serac, colocando em risco o controle dela na corporação. É aí que as coisas começam a ficar interessantes, em um flashback, vemos o processo de criação da anfitriã de Hale, por Dolores (Evan Rachel Wood), aqui temos a primeira lacuna, sabemos que Dolores trouxe cinco unidades de controle, uma delas era Bernard (Jeffrey Wright), e quem são os outros?

O anfitrião que está no corpo de Hale parece conhecer bem Dolores, e até questiona o motivo dela ter trazido ele de volta, uma vez que Bernard se opõem aos planos de Dolores. De volta ao presente, Caleb (Aaron Paul) ajuda Dolores a escapar de seus perseguidores e acaba se metendo em uma encrenca ainda maior, virando alvo de mercenários dispostos a tudo para saber o paradeiro da anfitriã fugitiva. 

Enquanto isso Hale “descobre” que tem um filho, e um embate interno começa a acontecer dentro de sua consciência, é aqui que o trabalho de Tessa Thompson tem sua chance de aparecer, tanto nas cenas que ela, a beira de um ataque, se encontra com Dolores, quanto em suas cenas com seu filho e o grand finale, a cena que ela mostra quem ela realmente é, protegendo o garoto do assédio de um abusador no parque. 

Seguindo a temática do autoconhecimento, Caleb, como era de se esperar, acaba em maus lençóis protegendo Dolores, que aparece no último momento e salva a pele do humano. É aqui que descobrimos que ele tem um implante capaz de fazer com que seja possível controlar certas funções vitais de seu corpo. Dolores então, começa o processo de recrutamento de Caleb para sua causa, alimentando ele com informações sobre a misteriosa IA chamada Rehoboam, desenvolvida pela Incite, cujo objetivo é controlar a sociedade, através da coleta de dados pessoais de todos, e definindo o destino de cada um através de um algoritmo.

Com Caleb se juntando a causa de Dolores, voltamos para Hale, que descobre a senha para entrar em contato com um número desconhecido armazenado em seu telefone, levando ela a um lugar misterioso, onde ela é recebida por ninguém menos que Irene Gerhart (Nadine Lewington) sua assistente pessoal na DELOS. É então que finalmente descobrimos que na verdade, esse tempo todo, Hale trabalhava para Serac, e que ela era a pessoa por trás do roubo dos dados de todos os convidados lá das duas primeiras temporadas. 

Demorou pra engatar, mas parece que a diversão vai começar agora, a partir deste terceiro episódio, que não deixou ninguém decepcionado. Vamos ver as surpresas reservadas para o mid-season do próximo Domingo, que vai trazer o Homem de Preto (Ed Harris) como protagonista.