Westworld – Genre (S03E05)

Naquele que foi o episódio mais explosivo e revelador de Westworld em muito tempo, Genre é um daqueles episódios de Westworld que vai ser figurinha carimbada em qualquer lista de melhores episódios da série. Com uma narrativa que faz Caleb (Aaron Paul) mergulhar em uma experiência sinestésica através de vários gêneros cinematográficos, o quinto episódio é explosivo, revelador e um deleite para os fãs da série. 

Começamos com Serac (Vincent Cassel) contando como ele e seu irmão sobreviveram a uma catástrofe que dizimou sua família e arrasou sua cidade. E que eles só sobreviveram por causa do irmão, que tinha habilidades únicas, e os dois então começaram a pensar em criar um novo “deus”, que fosse capaz de prever problemas antes mesmo deles acontecerem. Esse deus é o Rehoboam, mas essa divindade não era perfeita, pois existem coisas que não se consegue predizer… como Dolores (Evan Rachel Wood) por exemplo. 

Voltando pra linha do tempo atual, vemos Serac falando com Presidente do Brasil (Al Coronel) sobre um conflito iminente no Norte do país. O Presidente retruca e diz que a inteligência do país não tem qualquer informação sobre esse conflito. Serac diz que eles só sabem o que ele quiser que eles saibam e ameaça o Presidente, dizendo que se ele não cumprir com o acordo entre eles, logo logo ele não vai mais ser o presidente e até aponta o seu sucessor, e voa de volta para os EUA. 

Serac, novamente relembra o passado, observando que a construção do seu “deus” não foi fácil, eles precisavam de dados. É aí que surge Liam Dempsey Sr. (Jefferson Mays) se oferecendo para investir no projeto e alimentar Rehoboam com todos os dados que a Incite Inc. havia coletado ao longo das décadas anteriores às leis de privacidade. Porém, Dempsey se irrita com o aparente não funcionamento do sistema e ameaça cortar o investimento no projeto. Isso deixa o irmão de Serac descontente, fazendo ele pensar na possibilidade de eliminar Dempsey. Serac, no entanto, observa que seu irmão havia conseguido criar a máquina. 

É então que Serac vê seu flashback interrompido por, Sebastian (Iddo Goldberg) informando que eles captaram atividades suspeitas na sede da Incite e que Liam (John Gallagher Jr.) está desaparecido, e informa que ele foi visto pela última vez em uma festa, onde Dolores também foi vista. Serac então ordena que todos ativos procurem por ele. 

Dolores, Caleb e Liam conseguem escapar dos homens de Serac, por uma passagem subterrânea, Dolores então diz que Liam vai ajudá-la a acessar todos os dados do Rehoboam, Liam alerta que isso não é possível apenas com sua chave de acesso e que é preciso estar lá fisicamente para isso. Liam pede para Caleb deixa ele ir, e numa tentativa de fuga injeta em Caleb uma droga chamada “genre”,um alucinógeno, cujo barato é fazer o usuário experimentar sensações de filmes.

Ao sair do túnel, percebem a presença dos homens de Serac, entram num táxi e começam uma fuga alucinada e explosiva pelas ruas da cidade, a situação é tensa e Caleb percebe que Serac está usando o sistema pra encontra-los, Dolores diz que pode apagar eles do sistema se Liam entregar a sua chave de acesso, entretanto Liam se nega, mas a situação muda quando o táxi é parado e os homens de Serac começam a atirar em todos, inclusive em Liam, que finalmente entrega a chave a Dolores que prontamente a usa para eliminar seus perseguidores, no caminho encontram com Ash (Lena Waithe) e Giggles (Marshawn Lynch) que se prontificam a ajuda-los a escapar. 

Liam volta a repetir que, mesmo com a chave, Dolores precisa estar na sede da empresa para acessar os dados, ela ri, e liga para Connells (Tommy Flanagan) e pede todos os dados sobre Serac. Na sede da Incite Connells e Bernard (Jeffrey Wright) vão ao console de acesso mais próximo, usando a chave de Liam a transferência de dados começa. 

Mais um pedaço do passado de Serac, explicando para Dempsey que o sistema funciona e mostrando a sua aplicação no mercado financeiro. Ao ver os resultados Dempsey fica maravilhado, mas não demora muito e ele começa a ficar ganancioso demais e seu acesso ao sistema é revogado. É então que Serac percebe que o sistema está colapsando devido a existência de anomalias, pessoas que não se encaixam no sistema, logo ele percebe que seu irmão é uma delas.

No metro Dolores revela que vai expor todos os dados que a Incite possui de todos, no mundo inteiro. Liam alerta que isso é uma péssima ideia, que podem haver consequências trágicas como revoltas, assassinatos e suicídios. Dolores diz que todos têm o direito de saber seus destinos e libera os arquivos. Liam tenta irritar Ash, falando de seu irmão Happy, mas Caleb diz que todos merecem saber a verdade e que ninguém deve ficar à mercê do sistema. 

Saindo da estação já é visível perceber os efeitos da abertura da Caixa de Pandora da Incite, o mundo está literalmente fora de controle, incrédulo com o que vê, Caleb pergunta a Ash em que estágio da droga ele está, ela responde realidade. No meio da confusão dois desconhecidos tentam atirar em Caleb, mas Dolores entra na frente e é atingida, mas não sofre nada, deixando Caleb perplexo. 

Voltamos para mais uma memória de Serac, agora dez anos depois do sistema ter obtido sucesso, Dempsey começa a se interessar demais pelo paradeiro do irmão de Serac e acaba descobrindo uma instalação pra onde o sistema manda todas as anomalias que encontra, lá Serac diz que pode ajuda-los editando seus genes, Dempsey fica incomodado ao saber que Serac estava usando o próprio irmão como cobaia. Serac diz então que ele decidiu fazer isso após descobrir que seu irmão estava planejando matar Dempsey.

 

De volta a Incite, Connells diz que é só uma questão de tempo até Serac mandar alguém para investigar o vazamento de dados, e mostra a Bernard a instalação onde Serac manda os anômalos e diz que não existe razão para serem inimigos. Stubbs (Luke Hemsworth) aparece e ataca Connells e Bernard recupera o seu “controle universal”. Logo percebem a presença de Martel (Pom Klementieff), uma das agentes de Serac, Stubbs e Bernard fogem, e Connells acompanha Martel e seus homens até seu escritório, lá ele e Serac começam a falar sobre quem é o culpado pelo vazamento, Connells afirmar que o culpado não é outro senão ele mesmo e aciona um dispositivo que explode todo o andar. 

Enquanto isso, Dolores, Caleb, Liam, Ash e Giggles caminham pela praia e Liam pede pra ser solto, já que não tem mais serventia para os planos de Dolores, começa uma discussão e Ash atira nele, Caleb tenta estancar o sangramento, mas Liam morre em seus braços, mas não sem antes dizer que tudo aquilo era culpa de Caleb, que fica transtornado e pergunta pra Dolores o que Liam pensava que ele era.

Em mais um fragmento da memória de Serac, vemos Dempsey ameaçando expor o projeto Rehoboam e as experiências antiéticas de Serac, que revela a Dempsey que todas as projeções do sistema mostram inevitavelmente o fim da raça humana. Serac mostra a visão de um acidente aéreo e diz para Dempsey que ele não sobreviveu, e o mata a sangue frio. 

No presente Serac diz a Dolores que é ele é quem está no controle, então Dolores diz que a DELOS também achava isso, e eles viram o quão errados estavam, encerra a ligação e deixa Serac consternado. 

Bem, esse episódio do ponto de vista visual é um dos mais belos da série, o uso das músicas, dos filtros na viagem sinestésica de Caleb é algo ousado e funcionou muito bem. Do ponto de vista narrativo o episódio preencheu as lacunas acerca do passado de Serac. Mas ficamos com algumas perguntas na cabeça, quem realmente é Caleb? Por que ele é tão importante para Dolores ao ponto dela ser baleada por ele? Afinal qual é o papel de Bernard nisso tudo? Talvez na próxima semana tenhamos algumas respostas, ou mais perguntas.