VEJA MULHERES – 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em Janeiro

 

Retrato de Uma Jovem em Chamas

(Portrait de la Jeune Fille en Feu, 2019)

Direção: Céline Sciama

Na França do século XVIII, Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.


The Souvenir

(2019)

Direção: Joanna Hogg

Início dos anos 1980. Uma jovem estudante de cinema (Honor Swinton Byrne) acaba se apaixonando e se envolvendo com um homem complicado e não muito confiável (Tom Burke) enquanto tenta encontrar sua voz na carreira. Pouco a pouco, ela vai cedendo a esse jogo amoroso perigoso, que ameaça a concretização de seus sonhos como artista.


Skate Kitchen

(2019)

Direção: Crystal Moselle

Um grupo feminino de skate passa a ser frequentado por uma solitária adolescente suburbana, Camille (Rachelle Vinberg). Em meio à cidade de Nova York, ela inicia um processo de autodescoberta enquanto vivencia, pela primeira vez, a real sensação de pertencimento e o significado da amizade.


Pássaros de Verão

(Pájaros de Verano, 2019)

Direção: Cristina Gallego e Ciro Guerra

Na década de 1970, na Colômbia, uma família de nativos de Wayuu se encontra no coração da florescente venda de maconha para a juventude americana. Quando a honra da família tenta resistir à ganância humana, a guerra de clãs se torna inevitável e põe em perigo suas vidas ancestrais, cultura e tradições.


Lionheart

(2018)

Direção: Genevieve Nnaji

Adaeze (Genevieve Nnaji) é uma executiva calma e competente que trabalha na empresa de seu pai, a Lionheart Transport. Ela prova constantemente sua habilidade de trazer lucros e lidar com situações difíceis, mas quando seu pai adoece quem é dado a posição de chefe é seu tio não tão competente. Porém, seu desejo de lutar pelo que merece precisa ser deixado de lado e ela precisa se juntar a seu tio para salvar a Lionheart quando eles descobrem que a empresa está falindo.