Kind Words – Uma luz de esperança no mundo tóxico dos jogos

Kind Words (2019) foi um jogo que passou batido por mim em 2019. Com data de lançamento no dia 13 de setembro e desenvolvido pela Popcannibal estúdios, o jogo ficou disponível para PC e está até hoje na loja da Steam. A premissa do jogo é bem simples: e se você pudesse enviar e receber cartas anonimamente? Não só isso, mas o conteúdo das cartas e respostas serem com palavras de força e resistência em um mundo por vezes tão cruel. Essa ideia de coração tão puro e inovador para o mundo dos jogos ganha vida em Kind Words.

Como falei, o objetivo do jogo é o anonimato, até para uma proteção individual do jogador, pois nunca se sabe né? Existem algumas maneiras de burlar esse anonimato, mas caso isso aconteça a própria comunidade do jogo chama a atenção do jogador e recomenda que ele não faça mais isso com a pena de exclusão da conta (sim, enquanto jogava, eu tentei fazer isso para saber se realmente era algo que vinha da comunidade ou que simplesmente ninguém se importava em revelar suas identidades). Portanto o jogo é bem seguro nesse aspecto dando total liberdade para sua principal tarefa: o desabafo.

O jogo abre com uma criança em seu quarto, há estantes, uma cama, uma escrivaninha e uma janela e os menus do jogo. No menu lateral você tem algumas funções: ver o pedido de cartas, fazer um pedido de cartas, dizer coisas legais aleatoriamente, conferir seu inbox, decorar seu quarto, ajuda e sair. Lembrando que todo o jogo é inglês, pelo menos a maioria dos pedidos e respostas tem que ser em inglês. Ao receber um pedido, você terá várias opções de cartas para ler, vão desde casos simples, como com qual roupa a pessoa deve sair para um encontro, até os mais pesados envolvendo luto ou morte, você fica restrito a escrever uma resposta de até 14 linhas. A pessoa irá ler a resposta e mandará como agradecimento um adesivo para você colocar no quarto do protagonista   

Quando você escreve uma carta, segue a mesma lógica, você tem uma quantidade de linhas para relatar seu problema, um pouco menos que a resposta, 7 linhas no total. E, ao enviar, ela entrará na lista de pedidos de alguém. Caso alguém responda sua solicitação, ela apareça no menu inbox localizado no lado direito. E as respostas são as mais variadas possíveis, desde de concelhos muito sérios até sugestão de filmes e música. A comunidade é composta por muita gente problemática, mas a maior vontade é ajudar o outro de forma anônima, apenas fazer o bem.

Kind Words está longe de ser um jogo perfeito, apresenta ainda muitas limitações no quesito de jogabilidade e possibilidades de interações entre os jogadores, mas em contrapartida oferece um dos melhores ambientes para se estar online, sem uma comunidade tóxica e com muitos que realmente só querem compartilhar seus problemas ou ajudar. Kind Words é uma luz no mundo da intolerância que vive a internet e o mundo dos jogos hoje.