VEJA MULHERES | 5 Filmes dirigidos por mulheres para ver em outubro

Psicopata Americano

(American Psycho, 2000)

Direção: Mary Harron

Patrick Bateman (Christian Bale) jovem, branco, bonito e sem nada que o diferencie de seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, Bateman também é um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos assassinos são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu em tinta e papel, a sede de sangue de Bateman surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.

Um clássico do cinema cult, Psicopata Americano quase foi dirigido por Oliver Stone e protagonizado por Leonardo DiCaprio. A dupla já entrou como substituta de Mary Harron e Christian Bale depois que a Lionsgate adquiriu os direitos de distribuição do longa. Graças às deusas do cinema, a dupla original reassumiu o projeto e nos deu esse filmão!


Grave

(Raw, 2017)

Direção: Julia Ducournau

Justine (Garance Marillier) é uma jovem tímida e vegetariana, caloura na mesma faculdade de veterinária em que estuda sua irmã, Alexia (Ella Rumpf). Durante o trote, a menina é forçada a comer carne animal pela primeira vez e a ação provoca mudanças extremas em sua vida.

Mais um filme com muito sangue mostrado pelos olhos de uma diretora.


O Animal Cordial

(2018)

Direção: Gabriela Amaral Almeida

São Paulo. Inácio (Murilo Benício) é o dono de um restaurante de classe média, por ele gerenciado com mão de ferro. Tal postura gera atritos com os funcionários, em especial com o cozinheiro Djair (Irandhir Santos). Quando o estabelecimento é assaltado por Magno (Humberto Carrão) e Nuno (Ariclenes Barroso), Inácio e a garçonete Sara (Luciana Paes) precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão na casa: o solitário Amadeu (Ernani Moraes) e o casal endinheirado Bruno (Jiddu Pinheiro) e Verônica (Camila Morgado).

Você disse sangue? Você disse classe média alta mostrando sua verdadeira face? Pois tome!


Tigres Não Têm Medo

(Vuelven, 2017)

Direção: Issa López

Um conto de fadas sombrio sobre uma gangue de cinco crianças órfãs que tenta sobreviver à horrível violência submetida pelos cartéis mexicanos e aos fantasmas criados todos os dias na guerra às drogas.

A diretora e roteirista Issa López cria um mundo cheio de referências fantásticas e metáforas para falar de problemas reais. A infância roubada dessas crianças as faz ter problemas e obstáculos bastante adultos, tanto que chega a ser estranho em alguns momentos, quase irreal. Porém ela consegue chegar a um lugar interessante ao intercalar cenas tensas de embate com os cartéis ou de aparição de fantasmas com cenas ternas das crianças felizes jogando futebol no meio de um prédio em ruínas. É realmente um filme agridoce. 


Boa Noite, Mamãe

(Ich Seh, Ich Seh, 2016)

Direção: Veronika Franz e Severin Fiala

Uma família vive em uma residência isolada em meio a árvores e plantações de milho. Após dias afastada por conta de cirurgias plásticas, a mãe (Susanne Wuest) volta para casa e não é reconhecida pelos filhos gêmeos. As crianças, de nove anos, duvidam que a mulher de rosto coberto seja realmente sua mãe e a partir de então nada será como antes.

O filme é muito simples, tem poucas personagens e muita tensão. É só isso que posso dizer.