7 Coringas em um baralho – as melhores versões do palhaço do crime

Nossa lista de hoje é muito especial. O palhaço do crime de Gotham City chegará às telonas com um filme próprio protagonizado por Joaquin Phoenix no próximo dia 03 de outubro; e resolvemos revisitar sua longa história ao longo de quase 80 anos de perseguição ao homem-morcego listando sete momentos importantes do personagem.

O HOMEM QUE RI

Nosso primeiro lugar está justamente com a primeira aparição do icônico vilão do Batman. Coringa aparece na revista Batman 1 em 1940, com visão inspirado no filme mudo O Homem que ri (The Man Who Laughs, 1928). Nessa primeira aparição, temos um Coringa que ainda seria desenvolvido como personagem no futuro, a revista conta com duas histórias do personagem, a primeira em que ele sequestra o Robin, mas no final é preso pelo Batman e a segunda em que ele retorna. Vale muito a pena a leitura para começar a entender um personagem tão importante para a cultura pop.

O BOBO

Em seguida, temos em 1966, o Coringa interpretado por Cesar Romero, o ator dá um tom mais pastelão ao personagem, sempre com atuações exageradas, piadas e bugigangas para derrotar o Batman. Essa visão mais pueril é devido ao público alvo do seriado. Sua atuação é tão marcante que é lembrada até os dias de hoje. Muita gente não gosta da atuação de Romero (ou de todo o ar que a série carrega) mas, assistindo nos dias de hoje, tendo em conta o distanciamento histórico, é possível se divertir com essas aventuras do Batman em perseguição ao palhaço do crime.

O SUBVERSIVO

Em 1986, Frank Miller revolucionava os quadrinhos de super-heróis com seu Cavaleiro das Trevas. Nele um Batman aposentado volta a ativa. Com isso, seu nêmesis volta também, o Coringa retorna mais louco e psicopata que nunca, levando o homem-morcego a tomar medidas drásticas. É interessante observar a relação dos dois e como ela está ligada ao conceito de um que não existe sem o outro. Na história o Coringa também se aposenta quando o Batman some, ele fica internado em um asilo, ao perceber que o homem morcego volta a ativa 10 anos depois, ele começa a dar sinais e foge do asilo. Além de ser uma HQ que revolucionou os quadrinhos, a relação entre esses dois personagens é um dos pontos chave da história.

O PSICOPATA

1989 é um ano importante para o personagem, em uma reformulação do universo do Batman, abandonando o tom mais cômico e partindo para algo mais sombrio, Tim Burton apresenta ao mundo sua visão de Gotham City no filme Batman (1989), o vilão escolhido para contrapor o herói foi o Coringa, aqui vivido por Jack Nicholson. Sua interpretação marcante, misturando o humor com psicopatia, apresenta um dos vilões mais perigosos do cinema. Outro aspecto importante do filme é que ele tenta dar uma origem ao personagem do Coringa. Em A Piada Mortal, quadrinho lançado um ano antes em 1988, já nos era apresentada uma espécie de origem, mas no filme do Tim Burton ela é completamente alterada, mostrando na verdade que o Coringa seria responsável pela morte dos pais do Batman, criando assim o herói antes. Independente disso, é um filme importantíssimo e influente para toda a leva de filmes de super-heróis que viria nos anos 2000.

O ANIMADO

O próximo coringa vem de outra série de televisão, mas dessa vez da série animada do Batman. Série que é responsável por criar a Arlequina, também apresenta uma versão do Coringa bem trabalhada. Aqui, sua voz vem do ator Mark Hamill que entrega não só muita personalidade ao palhaço, mas um toque próprio ao personagem que já tinha mais de 40 anos. Um dos melhores Coringas já feitos, como é uma série relativamente longa, o personagem aparecem em vários episódios, sempre com desenvolvimento diferente. É um marco para a animação da DC comics nos anos 90 e, até hoje, permanece divertida. Para muitos, eu incluso, é a série definitiva do Batman e sua galeria de vilões.

O CAÓTICO

Em 2008 chegou ao cinema aquele que para muitos é a melhor versão do personagem. Interpretado aqui pelo saudoso Heath Leadger. Talvez seja a versão mais louca e caótica do personagem, que como Alfred diz “só quer ver o circo pegar fogo”. Ele marca o segundo filme da trilogia do Nolan que hoje em dia é considerado um dos maiores filmes de super-heróis de todos os tempos. Independente disso, é muito bom rever o Cavaleiro das Trevas, existe sempre algo novo a ser notado, principalmente na interpretação do Coringa.

O VENENOSO

Nosso último Coringa é do ano de 2010 e pertence ao jogo Batman: Arkham City. Temos o retorno de Mark Hamill para a voz do personagem. Coringa envenena Gotham e o próprio Batman, que corre contra o tempo para salvar todos. Além de mostrar o tradicional lado louco do personagem, o game conta com uma mecânica muito boa e com uma incrível ambientação de Gotham. O jogo conta com um final emocionante que marca tanto a vida do palhaço quanto do homem-morcego.