PLL: The Perfectionists – Sexo, Mentiras e Álibis (S01E02)

Reprodução

Dia 27/03 foi ao ar o segundo episódio de Pretty Little Liars: The Perfectionists, spin off da série Pretty Little Liars, da FreeForm (antiga ABCfamily). O episódio, intitulado Sexo, Mentiras e Álibis, continua exatamente do ponto onde termina o piloto, e mostra o desenrolar das relações entre os personagens ao observarem o corpo de Nolan Hotchkiss empalado nas grades de fora do prédio de Thorne Hall. Enquanto Alison e Mona, apesar de parecerem genuinamente surpresas, já tem mais experiência em lidar com mortes misteriosas, Caitlin, Ava e Dylan se desesperam ao ver o corpo sem vida de seu “frenemy”, principalmente porque há alguns minutos os três estavam juntos na floresta planejando um hipotético plano para acabar com Nolan. Coincidência ou não, a versão sugerida por Caitlin, “empurra-lo do telhado de Thorne Hall e vê-lo empalado nas grades”, é a que acontece, e Ava não consegue lidar bem com o fato. Os três se despedem de forma caótica, e durante o restante do episódio podemos ver como as relações entre o grupo se abalam com a pressão da polícia do campus para descobrir quem é o assassino de Nolan.

Ava, em especial, fica muito abalada com a morte súbita, e por mais que ela também estivesse determinada a se vingar de Nolan no piloto, a falta dele pesa muito sobre ela, e vemos seu comportamento inconsequente começar a aflorar. Quanto mais Ava bebe, mais propícia ela fica à revelar os segredos do grupo, e isso preocupa Caitlin e Dylan, que tem tido dificuldades para dormir desde o dia do assassinato.

Dois dias após a morte de Nolan, Alison recebe uma mensagem do mesmo em seu celular, o falecido pede a ela que se encontre com ele no telhado de Thorne Hall. Durante o piloto, o espectador descobre que a irmã de Nolan, Taylor, que todos acreditam ter se suicidado na verdade está viva e muito bem informada de tudo que acontece na BHU (pode-se ver que Taylor tem acesso a algumas câmeras de segurança da universidade enquanto está escondida), e ficamos nos perguntando se é ela quem manda a mensagem de texto. Alison, porém, sabe muito bem que uma mensagem como essas pode significar que alguém está tentando incriminá-la pelo assassinato, e logo pede ajuda a Mona, que já foi sua aliada em momentos parecidos. Mona, por outro lado, está tentando descobrir por si só quem é o assassino de Nolan, usando seu algoritmo de recrutamento para alunos da BHU. Ela afirma que Nolan era um candidato difícil, capaz de levar outros alunos a um ponto de alto estresse e pressão, e isso poderia influenciar na decisão de matá-lo. O episódio mostra bem a dinâmica entre as duas personagens, e potencializa a aliança que eles virão a ter no futuro. Dessa vez, é possível acreditar que Mona e Alison estejam do mesmo lado.

Reprodução

Durante o funeral de Nolan, seu antigo melhor amigo e ex-namorado de Caitlin, Mason, aparece para prestar condolências, e parece um tanto quanto afetado demais pela perda do amigo. Em Pretty Little Liars, aprendemos que todos são suspeitos, e todos têm algo a esconder, especialmente recém chegados misteriosos que possuem relação com a vítima. A suspeita se confirma quando Mason oferece a Caitlin que seja seu álibi para a noite do crime, visto que a garota não pode simplesmente dizer “estava com meus colegas planejando o assassinato do Nolan enquanto ele era assassinado”. Mason definitivamente é um personagem que devemos observar, mesmo que ele não esteja envolvido diretamente com o crime, ainda pode trazer a tona alguns dos segredos que Nolan usava como chantagem.

Há também um momento de fã service no final do episódio, quando Mona acaba cedendo à pressão e fala com Hanna Marin, uma das protagonistas da série original, ao telefone. Descobrimos que o bebê de Hanna e Caleb (um dos casais mais populares da série, a personagem descobre a gravidez no último episódio) já nasceu, e que Spencer (outra protagonista) e Toby acabaram fugindo para se casar escondido.  As revelações pouco acrescentam no episódio, elas apenas reiteram como a personagem de Mona se sente sozinha e isso pode vir a aflorar seus transtornos psicológicos no futuro, mas confesso que meu coração ficou quentinho ao imaginar o bebêzinho Haleb brincando por aí.

O episódio termina com Alison fazendo uma declaração importante e definindo seu lugar como protetora dos alunos da BHU. Ao mentir para a polícia do campus em favor de encobrir Caitlin, Dylan e Ava, podemos ver que sua antiga personalidade de abelha rainha ainda não foi completamente soterrada, e que ela está disposta a comprar essa briga, por alguma razão que ainda não entendemos muito bem. No geral, o episódio entrega o que a série promete: uma série de clichês (que funcionam) sobre relacionamentos amorosos, vinganças e assassinatos. Resumidamente: a farofa boa que nós amamos e queremos sempre ver mais.