Conheça melhor a Betty Ross

Reprodução

Combinemos, a Marvel têm um material extenso e muito bom tanto nos quadrinhos quando o assunto é personagens femininas incríveis, mas o bom uso das mesmas na telona só começou a chegar mesmo agora. As primeiras fases da Marvel no cinema foram pautadas em colocar mulheres apenas como interesse amoroso e a Viúva Negra lutando e chamando isso de boa representatividade. Aqui estamos relembrando uma personagem há muito esquecida nos filmes da Marvel, por questões de direito – apesar do próprio pai desta personagem já ter feito 3 aparições no UCM.

Para quem já viu literalmente qualquer adaptação do Hulk, seja em diferentes filmes ou animações, sabe desta importante personagem feminina cujo papel não foi simplesmente ser a Bela da Fera que era o Hulk. Estamos falando de uma personagem com o perfil científico importante tanto para o origem do Hulk, seja nas animações antigas, adaptações cinematográficas e até mesmo no filme que fez a estréia do golias esmeralda no Universo Cinematográfico da Marvel – O Incrível Hulk. Mesmo assim a empresa tem feito de tudo para apagar a existência e a importância da personagem em seus filmes desde então.

Completando esta introdução é necessário apontar que a personagem ainda não foi nomeada neste texto, estamos atualmente na terceira fase da Marvel e no terceiro parágrafo. Uma personagem feminina reduzida a nada, não só como interesse amoroso mas uma inteligente mente por trás de um rosto bonito. Com a estréia de Vingadores: Ultimato ela vai completar vinte filmes desde que não é mencionada por qualquer um dos seus personagens. Esquecida até mesmo como par romântico do Hulk, a Marvel tentou tanto apagá-la que forçou um romance entre Bruce Banner e a Viúva Negra no famigerado Vingadores: Era de Ultron.

Reprodução

Ela é Betty Ross. A personagem não esteve somente presente nos experimentos e testes responsáveis por transformarem o Bruce Banner no Hulk, assim como a pessoa responsável por constantemente auxiliar o gigante esmeralda em tentar se curar e se livrar da persona do Hulk. Betty também apresenta uma relação com o gigante esmeralda, sendo uma das poucas pessoas capazes de fazer a criatura se acalmar e até demonstrar sentimentos se não a raiva. Mas aqui o papel do texto não é ressaltar o quão a Betty é importante para Brace Banner ou para o Hulk, duas personas masculinas, mas sim a sua história e relevância dentro do Universo Marvel nos quadrinhos e como nada disso é transmitido para os filmes por alguma razão.

Antes de ser apontado qualquer questão de direitos, estúdios, etc…Gostaria de lembrar aos leitores que outro personagem importante para o mitologia do Hulk presente no segundo filme do UCM está presente tanto em Capitão América: Guerra Civil quanto Vingadores: Guerra Infinita e ele é nada mais nada menos do que o pai de Betty Ross – General Ross. Outro personagem muito importante na mitologia do Hulk, mas cuja maior ligação com o herói além da vontade de lhe usar como arma é exatamente sua filha. Betty mantém uma relação de Romeu e Julieta com Bruce, pois o homem que mais caça Bruce e o Hulk é exatamente o seu pai.

Reprodução

Durante um tempo nos quadrinhos Betty assumiu a persona de Harpia (não confundir com o nome traduzido de Bobbi Morse – a Mockingbird), uma criatura meio mulher e meio pássaro. O vilão MODOK (ele é basicamente uma cabeça gigante assassina) foi responsável por submeter Betty a uma enorme quantidade de radiação gamma e isso a transformou na criatura chamada de Harpia. A quantidade de radiação a qual Betty foi submetida foi muito maior daquela causadora da transformação de Bruce Banner no Hulk. Embora a busca para uma forma de se livrar do Hulk seja infinita, Banner foi capaz de reverter a transformação de Betty em Harpia mas essa não foi a única vez onde ela se tornou uma antagonista do Hulk, pois algo bem mais importante aconteceria anos no futuro.

A personagem foi morta nos quadrinhos e foi trazida de volta, algumas vezes. O fato de ter morrido anulou seu casamento com Bruce Banner, termos legais mais usados do que divórcio nos quadrinhos quando se para pra pensar. Afinal, quase todo personagem morreu ou foi dado como morto ao menos uma vez. É como um ritual de passagem para você ter mais de cinquenta anos de histórias publicadas, tem que ter morrido em algum momento. Bem, é necessário saber da existência de um Rulk (Red Hulk, Hulk Vermelho) e a sua identidade passou muito tempo em segredo até a revelação dele ser na verdade o inimigo mortal do Hulk original e verde – às vezes cinza – o general Ross. Isso mesmo, o pai da Betty se tornou o Hulk Vermelho.

Reprodução/ Comic Vine

Porque isso é importante? Bem, um grupo de vilões do gigante esmeralda – o mesmo grupo responsável pela transformação de Ross no Rulk – realizaram o mesmo processo pelo qual o General passou em sua filha. Betty foi mandada por estes vilões para assassinar o próprio pai, transformado numa versão mais poderosa e vermelha do Hulk. Como Betty faria isso? Interessante pergunta. Ela – sob o controle mental de um grupo de vilões – se transformou na Mulher Hulk Vermelha (She Rulk ou Red She Hulk) e foi atrás de seu pai para o assassinar. A identidade desta personagem permaneceu por muito tempo em segredo, da mesma forma que a do Hulk Vermelho, mas foi revelado ao público quando a Mulher Hulk Vermelha foi esfaqueada pela espada de Skaar, que é filho do Hulk durante seu tempo em outro planeta. A personagem foi então libertada do controle mental e passou a agir mais comumente como uma anti-heroína.

Embora as diferentes adaptações a tratem apenas como um interesse amoroso e a pessoa responsável por acalmar o Hulk, Betty Ross mostra o potencial histórico para ser muito mais do que isso. Por alguma razão todo o seu papel em mídias fora incrivelmente reduzido uma vez que a Marvel deu início ao seu Universo Cinematográfico. Na última adaptação animada do Hulk, na série Agentes da ESMAGA, Betty aparece em um único episódio mesmo considerando o papel de seu pai como Hulk Vermelho seja de membro recorrente nas histórias. Desde a sua aparição, interpretada por Liv Tyler, no segundo filme da Marvel – O Incrível Hulk – a personagem não fora nomeada ou sequer apareceu. Para completar, os diretores de Vingadores: Guerra Infinita confirmaram que Betty está entre aqueles que foram apagados pelo ‘estalo’ de Thanos.