K-Pop para iniciantes | TWICE

A música pop coreana, mais conhecida como K-pop, vem aumentando sua popularidade num aspecto global durante a última década. Isso não impede que muitos possíveis ouvintes ainda fiquem um pouco confusos quando se trata desse gênero musical, e, na maioria das vezes, a diversidade de informações, grupos e terminologias usadas dentro do “fandom kpopper” acaba desencorajando o acesso a essa experiência musical — que pode quase ser considerada uma religião. Pensando nisso, o SMUC selecionou alguns dos grupos mais influentes atualmente na cena pop coreana para que vocês possam adentrar com calma nesse mar diverso e saciar os ouvidos curiosos a respeito do que significa o K-pop. Vamos lá:
TWICE é um grupo feminino sul coreano criado pela empresa JYP Entertainment em 2015, através do reality show SIXTEEN, produzido pela JYP e pelo canal de televisão Mnet, e conta com 9 integrantes, sendo 5 sul-coreanas, 3 japonesas (uma delas com dupla nacionalidade americana) e uma taiwanesa. Grande parte da adoração que o grupo recebe se dá por conta da exibição do reality show, que foi ao ar no primeiro semestre de 2015, já que os fãs puderam (e ainda podem, visto que o reality está disponível ilegalmente na internet) observar as integrante desde o inicio, conhecer suas qualidades e defeitos e acompanhar o desenvolvimento de seus talentos. Isso proporcionou um senso de proximidade que nem sempre é possível sentir com grupos de k-pop.
Antes de começar a explicar o TWICE, gostaria de deixar aqui a primeira vez que tive contato com essas meninas, com o comeback stage da música “LIKEY”, lançada em outubro de 2017. Talvez alguns de vocês entendam o que é amor a primeira vista:
O grupo debutou em outubro de 2015, três meses depois do fim do reality, com o mini-albúm The Story Begins e o MV (videoclipe) da faixa Like OOH-AHH. Cinco meses depois, o MV atingiu 50 milhões de visualizações no YouTube e se tornou o videoclipe de estreia de um grupo de K-pop com mais visualizações na história (atualmente o MV tem mais de 259 milhões de visualizações no YouTube).
Em fevereiro de 2017, após 3 dos seus MVs terem chegado ao marco de 100 milhões de visualizações, TWICE começou a preparar o seu debut no Japão, lançando todas suas redes sociais japonesas, e mais tarde, disponibilizando versões japonesas de diversos de seus singles, como “Like OHH AHH” e “TT”. Em 5 de outubro de 2017, no canal TWICE JAPAN OFFICIAL, foi lançado o primeiro MV original em japonês, do single “One More Time”. Desde então, a popularidade das meninas só cresce no Japão, e elas continuam a lançar seus singles, como “Candy Pop”, “Brand New Girl”, “Wake Me Up” e um cover da música “I Want You Back”, do famoso grupo americano, The Jackson 5. Você pode conferir o cover a seguir:

Como a discografia do grupo é extensa e as meninas produziram muitos sucessos durante os 3 anos que estiveram ativas, achei que seria de bom tom apresentar um TOP 5 dos melhores MVs, que serve para exemplificar a variedade de estilos e o principal conceito do TWICE:

1. TT (e o videoclipe que o complementa, KNOCK KNOCK):
Com mais de 400 milhões de visualizações, TT é um dos MVs favoritos dos ONCE (fãs de TWICE), sendo citados por uns como o melhor MV e o melhor single do grupo. A membro Jihyo, líder do TWICE, classifica TT como “uma música que mostra o lado energético e vibrante do TWICE, com sua batida animada e coreografia cativante.” O MV foi ao ar no dia 24 de Outubro de 2017. Sua versão japonesa foi uma das razões pela qual o grupo se tornou tão conhecido em toda a Ásia (atualmente o grupo está em turnê que abrange além da Coréia do Sul, o Japão, Malásia, Singapura, Tailândia e Indonésia).

 

 

2. What Is Love?
Lançado em 09 de abril de 2018, o MV se tornou extremamente popular devido a fazer referência a diversos filmes famosos, como Romeu + Julieta (Romeo + Juliet, 1996), O Diário da Princesa (The Princess Diaries, 2001), La la Land: Cantando Estações (La La Land, 2016), Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994) e muitos outros. A música possui um refrão chiclete e batida animada, característica do TWICE.

 

3. LIKEY

Lançada no dia 30 de outubro de 2017, o MV de “Likey” foi inteiramente filmado em Vancouver, no Canadá, tendo algumas de suas cenas sido filmadas pela líder do grupo, Jihyo. Devido a sua imensa popularidade, já foi recriado diversas vezes por grupos de dança, tendo seus covers filmados nas exatas locações do videoclipe, atraindo uma onda de turismo para a cidade de Vancouver. Atualmente com 308 milhões de visualizações, o MV possui uma das coreografias mais simples de se replicar, especialmente no refrão, o que contribui intensamente para o sucesso alcançado, juntamente com sua batida carregada de energia.

 

4. SIGNAL

Novamente com uma coreografia cativante no refrão, o MV foi lançado no dia 15 de maio de 2017. Ganhou os prêmios “Música do Ano” e “Melhor Performance de um Girl Group” na premiação da Mnet Asian Music Awards.

 

5. Dance The Night Away
Tendo sido o último comeback coreano do grupo em 2018 (estamos no aguardo para o comeback de outubro), “Dance The Night Away” foi lançada em 9 de julho de 2018, e consta atualmente com 115 milhões de visualizações. O MV foi inteiro gravado em uma praia em Okinawa, no Japão, e de acordo com as integrantes, possui a coreografia mais difícil de performar. Possui uma batida eletrônica muito forte, diferente do que costuma ser apresentado pelo TWICE.

 

TWICE é composto por 9 integrantes, sendo elas:

Park Ji-soo (JIHYO), nascida em Guri, Coréia do Sul, no dia 1 de fevereiro de 1997. Ela é a líder do TWICE e a vocalista principal. Ela foi membro da JYP por 10 anos antes de debutar, tendo ingressado na empresa em junho de 2005, com apenas 8 anos de idade. Jihyo sofreu e ainda sofre muito ódio devido ao seu corpo, que é mais curvilíneo do que o das outras integrantes do grupo, tendo ficado em desvantagem diversas vezes durante o reality show unicamente por causa do seu peso. Em determinado momento ela chegou a se desculpar por ter engordado e disse estar envergonhada de si mesma, mas prometeu melhorar e ser uma boa idol (note que aqui o melhorar significa perder peso e se adequar aos padrões de beleza impostos aos idols no mundo do K-POP).
Im Na-yeon (NAYEON), nascida em Seul, Coréia do Sul, no dia 22 de setembro de 1995. Ocupa a posição de vocalista principal junto com Jihyo e visual do grupo. Já trabalhou como modelo e atriz.
Yoo Kyung-wan (JEONGYEON), nascida em Suwon, Coréia do sul, no dia 1 de novembro de 1996. Ocupa a posição de vocalista e dançarina. É irmã mais nova da atriz Gong Seung-yeon.
Hirai Momo (MOMO), nascida em Kyoto, Japão, no dia 9 de novembro de 1996. É a dançarina principal do TWICE, tendo ajudado a coreografar diversas músicas, mas também atua como rapper guia. Ela é a única integrante do TWICE que foi eliminada durante o reality show, mas a JYP decidiu trazê-la de volta para o grupo devido as suas habilidades excepcionais como dançarina.
Minatozaki Sana (SANA), nascida em Osaka, Japão, no dia 29 de dezembro de 1996. Atua como vocalista e dançarina de apoio. Ela e Momo se conheceram enquanto faziam audição para entrar na JYP e se tornaram grandes amigas, o objetivo delas era debutar juntas.

Myoui Mina (MINA), nascida em San Antonio, Estados Unidos, no dia 24 de março de 1997. Mudou-se para o Japão quando ainda era criança, e estudou ballet por 11 anos. Ela ocupa a posição de dançarina líder (logo abaixo de Momo) e vocalista guia.
Kim Da-hyun (DAHYUM), nascida em Seongnam, Coréia do Sul, no dia 28 de maio de 1998. Ela ocupa a posição de rapper líder e vocalista de apoio, mas também se destaca na dança, sendo um dos motivos pela qual foi descoberta pela JYP com apenas 14 anos.
Son Chae-young (CHAEYOUNG), nascida em Seul, Coréia do Sul, no dia 23 de abril de 1999. Ela divide a liderança no rapper com Dahyum e também se destaca na dança, é membro da JYP desde os 13 anos de idade e é uma da integrantes mais novas do grupo, estando terminando agora o ensino médio.
Chou Tzuyu, nascida em Tainan, Taiwan, no dia 14 de junho de 1999. Ela é a maknae (mais nova) do grupo, e atua também como visual junto com Nayeon e vocalista guia. Em 2015, Tzuyu esteve envolvida numa controvérsia entre Taiwan e a China, quando apareceu em um programa de variedades na Coréia balançando a bandeira de Taiwan. Ela foi obrigada a se desculpar publicamente com o povo chinês em um vídeo emitido pela JYP, onde ela dizia “só existe uma China” e “estou envergonhada pelos meus atos, me desculpem”. O vídeo foi tomado como uma ofensa pelo governo taiwanês, acreditando que a integrante foi coagida a se pronunciar, e o governo da época demonstrou total apoio a Tzuyu, chegando a emitir uma declaração em que se atesta que a jovem “pode e deve ter orgulho do lugar de onde veio”. Essa controvérsia teve influências diretas nas eleições taiwanesas, já que muitos eleitores jovens foram a favor do apoio a Tzuyu e se viram inclinados a votar em quem havia se pronunciado positivamente sobre o ocorrido.
No dia 13 de setembro de 2018, o spotify disponibilizou uma playlist intitulada THIS IS TWICE, onde você pode encontrar os maiores sucessos do grupo, assim como outras músicas que não tiveram seu próprio MV: