K-pop para iniciantes | Red Velvet

A música pop coreana, mais conhecida como K-pop, vem aumentando sua popularidade num aspecto global durante a última década. Isso não impede que muitos possíveis ouvintes ainda fiquem um pouco confusos quando se trata desse gênero musical, e, na maioria das vezes, a diversidade de informações, grupos e terminologias usadas dentro do “fandom kpopper” acaba desencorajando o acesso a essa experiência musical — que pode quase ser considerada uma religião. Pensando nisso, o SMUC selecionou alguns dos grupos mais influentes atualmente na cena pop coreana para que vocês possam adentrar com calma nesse mar diverso e saciar os ouvidos curiosos a respeito do que significa o K-pop. Vamos lá:
Red Velvet é um grupo feminino sul coreano criado pela empresa S.M. Entertainment. O grupo debutou em 4 de agosto de 2014, com o lançamento do single Happiness, e inicialmente contava com 4 membros. Hoje, o grupo é um dos mais influentes dentro e fora da Coréia do Sul, tendo sido eleito em 2018 pela revista americana TIME como um dos melhores grupos de K-pop já criados, devido ao seu estilo musical versátil. Em 1º de abril de 2018, Red Velvet se apresentou em Pyongyang, na Coreia do Norte, performando as canções Red Flavor e Bad Boy, fazendo parte do concerto intitulado “A primavera está chegando”, uma iniciativa diplomática com o objetivo de ampliar as relações entre as duas coreias.
O que garante ao grupo grande parte do seu destaque é o conceito único que apresenta: a dualidade entre o “RED” (vermelho) e o “VELVET” (veludo). O lado RED simboliza o brilho, a vivacidade e a alegria, enquanto lado VELVET simboliza a elegância, a delicadeza e o amadurecimento. Músicas como Red Flavor, Dumb Dumb, Happiness e Ice Cream Cake possuem uma batida pop mais acelerada, representando bem o lado RED. Já as canções Automatic, Be Natural e One of These Nights possuem uma batida mais suave, meio R&B, representando bem o lado VELVET. A dualidade de conceito também afeta o figurino das meninas, para o RED roupas mais chamativas e cores fortes são usadas, enquanto o lado VELVET contrapõe isso, com roupas mais escuras e discretas, que retratam uma espécie de seriedade.
Existem também as mesclas de conceito, onde as músicas e os MV’s (videoclipes) abordam ambos os lados RED e VELVET, criando, na minha opinião, os maiores acertos do grupo. Seguem alguns exemplos:
Russian Roulette, lançada em 6 de setembro de 2016
Rookie, lançada em 31 de janeiro de 2017
Peek-A-Boo, lançada em 17 de novembro de 2017
Bad Boy, lançada em 29 de janeiro de 2018

O grupo é composto por 5 integrantes, sendo estas:

Bae Joohyun (IRENE), nascida em 29 de março de 1991, em Daegu, Coréia do Sul. IRENE é a mais velha e a líder do Red Velvet, ela também ocupa as posições de rapper principal e visual do grupo.
Kang Seulgi (SEULGI), nascida em 10 de fevereiro de 1994, em Ansan, Coréia do Sul. SEULGI é a dançarina principal do grupo, ajudando inclusive a criar algumas partes das coreografias. Ela também tem um dos vocais mais fortes dentre as cinco integrantes.
Son Seungwan (WENDY), nascida em 21 de fevereiro de 1994, em Seul, Coréia do Sul. WENDY é a vocalista principal do grupo, mas também ocupa a posição de rapper secundária. Ela mudou-se para o Canadá com sua família quando tinha apenas 5 anos, tornando-a fluente em inglês e coreano.
Park Sooyoung (JOY), nascida em 3 de setembro de 1996, em Jeju, Coréia do Sul.  Além de possuir talento como rapper e vocalista, JOY recentemente começou sua carreira como atriz, participando como protagonista de dois dramas coreanos: The Liar and His Lover (2017) e The Great Seducer (2018).
Kim Yerim (YERI), nascida em 5 de março de 1999, em Seul, Coréia do Sul. YERI tornou-se membro do grupo em 2015, um ano após seu debut, juntamente com o lançamento do single Automatic. Por ser a integrante mais nova, pode-se referir-se a YERI como maknae (membro mais jovem), mas ela também se destaca como rapper, vocal e dançarina.
Recentemente, o Spotify disponibilizou uma playlist intitulada THIS IS: RED VELVET, onde se pode ouvir os maiores sucessos do grupo, como também outras músicas preciosas que não tiveram seu próprio MV. Você pode ouvir a playlist aqui: