Yakusoku no Neverland – Sua vida é uma mentira!

Você já parou para pensar que o seu mundo pode ser uma mentira? Que podemos estar vivendo nossas pacatas vidas dentro de uma simulação criada por seres superiores? Que na verdade, nós existimos para servir uma raça superior? Tenho certeza que, pelo menos uma vez na vida, você já pensou nisso.
Esse tipo de pensamento nunca passou pela cabeça de Emma e seus irmãos. Vivendo em um pacato orfanato, no meio de um grande jardim fechado, Emma, Normam e Ray são as crianças mais velhas de um grupo cuidado por uma única amorosa mulher, que cuidou deles como uma boa e carinhosa mãe. A vida no orfanato parece completamente normal, se não fossem os números tatuados no corpo das crianças, seus diários testes de QI e o fato delas nunca terem visto o mundo fora do orfanato e muito menos outro adulto que não a amorosa Mama. A vida dessas crianças muda completamente quando descobrem que o orfanato é na verdade, uma fazenda para cultivo de humanos de alta qualidade, que servirão como comida para demônios.
Yakusoku no Neverland é um mangá shonnen, publicado pela editora Shueisha na revista Shonnen Jump, que conta a história desse grupo de crianças quando descobrem que o mundo que eles conhecem é uma mentira e que eles precisam fugir do orfanato se não quiserem virar refeição de demônios.
Escrito por Kaiu Shirai e desenhado por Posuka Demizu, e publicado desde agosto de 2016, o mangá é um sucesso absoluto no Japão, tendo vendido mais de 1,1 milhão de cópias, com apenas 5 volumes lançados.
Logo nos primeiros capítulos somos apresentados a esse mundo no qual as crianças estão inseridas e tão logo percebe-se o senso de urgência daquela situação. Toda tensão da narrativa mora no embate intelectual entre as crianças mais velhas, que lideram uma silenciosa revolução para fugir do orfanato e a Mama, que tenta a todo custo impedir que essa fuga aconteça.
Os capítulos possuem uma boa fluência para leitura. Os autores apostam a princípio em diálogos simples, revelando o tom de inocência dos personagens. A medida que a história vai se desenvolvendo e as crianças vão reunindo informações a fim de entenderem o mundo ao seu redor, os diálogos abandonam o tom de inocência e apresentam uma trama intrincada, recheada de plot twists. O clima de mistério e urgência paira sobre todos os capítulos, prendendo o leitor pela curiosidade e medo de que os personagens tenham o terrível destino para o qual foram criados.
A arte reforça essa dualidade entre inocência e maturidade repentina dos personagens. Demizu apresenta um traço delicado, mas que não tem medo de representar cenas chocantes e estampar o medo e constante desespero no rosto dos personagens. Os quadros simples e sem muitos detalhes tem um objetivo claro de prender a atenção do leitor na trama desenvolvida e nos sentimentos e pensamentos de cada personagem.
Os três personagens principais, Emma, Ray e Norman, são bem construídos e apresentam personalidades distintas entre sí: Emma é o puro estereótipo da heroína shonnen, apresentando personalidade forte e enorme senso de justiça e companheirismo; Ray, o personagem frio e calculista, principal fonte de conhecimento geral do grupo e Norman é o líder inteligente, amoroso e de pulso firme que traça os principais planos e serve como o pilar emocional da equipe.
A trama tem clara inspiração em diversas obras da cultura pop, apresentando referências ao universo de Matrix, Death Note e aos contos de H.P Lovecraft. É um mangá pensado para ser apreciado pelos fãs de mistérios que tem consciência de que Yakusoku no Neverland é um mangá shonnen e como tal, tem as mesmas falhas que um mangá do gênero apresenta, como diálogos realçando a amizade, força de vontade e determinação, que por vezes tornam-se maçantes e desinteressantes. Ainda, como o mangá trabalha com um plot twist acima do outro, a resolução de alguns mistérios é fraca. No entanto, essas falhas pontuais não desmerecem obra, fazendo valer o seu tempo investido e levantando uma interessante questão: como você reagiria se soubesse que está sendo criado para servir de comida para um demônio? (responde aí nos comentários)

Yakusoku no Neverland ainda não é publicado no Brasil, mas pode ser lido em português internet afora.