5 coisas que você precisa saber antes de assistir Animais Fantásticos e Onde Habitam

1.  Adaptação.

Um dos pontos que diferem a nova franquia do mundo bruxo com a franquia anterior, é que Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastic Beasts and Where to Find Them, 2016) NÃO é uma adaptação. Diferentemente do que aconteceu em “O Hobbit”, em que um livro muito fino e simples foi transformado numa trilogia de filmes, o que acontece aqui é que Animais Fantásticos e Onde Habitam é um livro publicado em 2001 pela editora Rocco, escrito pela J.K Rowling, mas assinado por Newt Scamander (protagonista do novo filme), é vendido como uma duplicata do Animais Fantásticos que pertence a Harry Potter, material escolar usado na matéria de Trato das Criaturas Mágicas. O livro não é uma narrativa, é muito mais um glossário de criaturas mágicas, conhecemos muito pouco sobre o próprio Newt e sobre suas viagens, o foco fica mesmo nas características dos animais e nas “pichações feitas à mão” do próprio Harry e de Rony Weasley, as notas informativas que ele e seus amigos fizeram à margem das páginas dão realmente um ar muito divertido ao livro, que recomendo fortemente a leitura, apesar de não ser realmente necessário ter essa bagagem antes de ver o filme.
Apesar de não vir de um livro, os novos filmes terão J.K Rowling como roteirista, o que nos garante que, mesmo sem ter esse material original para se basear, sentiremos o toque da autora no tom da história. É uma experiência totalmente nova para os fãs da saga, assistir algo sem ter com o que comparar depois.

2.  O tempo e o lugar.

Outro detalhe importante de se ter em mente é que as aventuras de Newt se passam muito tempo antes da era dos bruxos a que estamos acostumados e muito fora do ambiente familiar da Estação de King’s Cross e telefones vermelhos… América do Norte, mais precisamente em Nova York, no ano de 1926, um ano antes de Newt publicar seu livro e 70 anos antes do menino que sobreviveu pichar seus livros em Hogwarts.
Podemos afirmar, então, que na época do filme, Newt estará no meio ou no fim de suas viagens ao redor do mundo para catalogar as criaturas, por isso sua maleta já chega lotada com elas e, ao que parece, a história do filme não será exatamente sobre esses animais.

 

3.  Newt Scamander.

Newton “Newt” Artemis Fido Scamander, O.M. (Segunda Classe), é um magizoologista, autor de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Scamander desenvolveu um interesse em criaturas mágicas ainda no início da vida, influenciado pela criação de hipogrifos de sua mãe. Pertenceu à casa da Lufa-Lufa durante seus estudos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Em 1918, Augusto Worme da editora mágica Obscurus Books convidou Scamander para escrever a primeira edição de Animais Fantásticos e Onde Habitam. Scamander, com um miserável salário de dois sicles por semana trabalhando no Ministério aceita a oferta visando a hipótese de dinheiro extra e a oportunidade de passar as suas férias viajando pelo planeta em busca de novas espécies mágicas. Scamander viajou para centenas de países em cinco continentes pesquisando para seu livro, observando os hábitos curiosos dos animais mágicos. Lançou em 1927, Animais Fantásticos e Onde Habitam e foi um grande best-seller, escolhido como livro-texto para Hogwarts, e está atualmente (dados de 2001) em sua quinquagésima segunda edição.

4.  O que é Ilvermorny

Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, JK. Rowling nos apresenta duas outras escolas de magia e bruxaria, o Instituto Durmstrang e a Escola de Magia Beauxbatons, uma sueca ou norueguesa (não se sabe ao certo) e a outra, francesa. Esse ano, a autora nos apresentou, por meio do site Pottermore, mais quatro (das onze que existem) escolas bruxas ao redor do mundo, dentre elas, a norte-americana Escola de Magia e Bruxaria de Ilvermorny.
Situada no pico mais alto do Monte Greylock, nos Estados Unidos, Ilvermorny se assemelha muito à Hogwarts pois sua principal fundadora, a irlandesa Isolt Sayre, sonhara a vida toda em estudar em Hogwarts, mas era proibida pela tia que lhe criou. Isolt fundou a escola juntamente de seu marido nascido-trouxa James. As vestes de Ilvermorny são nas cores azul e cranberry. As cores honram Isolt e James: azul por ser a cor favorita de Isolt e porque ela desejava ter entrado para Corvinal quando criança; cranberry em homenagem a James, que adorava uma boa torta de cranberry. Todas as vestes dos alunos são presas por um nó górdio dourado, em memória ao broche de Isolt, última lembrança de sua família. O texto na íntegra traduzido em português brasileiro pode ser lido no site do Pottermore por meio deste link.
A escola possui quatro casas, todas elas com nomes de criaturas mágicas: Horned Serpent (Serpente Chifruda), Pukwudgie (sem tradução), Thunderbird (Pássaro-trovão), Wampus (Pumaruna).

 


5.  MACUSA 

O Congresso Mágico dos Estados Unidos da América, o MACUSA é o equivalente americano do Ministério da Magia que conhecemos e foi criado em 1693, logo após a introdução do Estatuto Internacional de Sigilo em Magia. Bruxos de todo o mundo haviam chegado a um ponto crítico. Eles acreditavam que poderiam ter vidas mais livres e felizes, se pudessem construir uma comunidade secreta paralela, com redes de apoio e estrutura próprios. O sentimento era especialmente forte na América, devido ao recente Julgamento das Bruxas de Salém. O Macusa seguiu os moldes do Conselho de Bruxos da Grã-Bretanha, que antecedeu o Ministério da Magia. Representantes das comunidades mágicas de toda a América do Norte foram eleitos para o Macusa para criar leis que, ao mesmo tempo, policiassem e protegessem a bruxandade norte-americana.Você pode ler o texto na íntegra aqui,
Todas essas novas informações vieram da própria J.K Rowling através do Pottermore e serve como pano de fundo para as aventuras de Newt na América durante essa nova franquia. As questões políticas prometem estar muito mais fortes do que em Harry Potter (pessoalmente isso muito me agrada), então é importante ter tudo isso em mente antes de correr para os cinemas no próximo dia 17 e não se desapontar com algo que não foi necessariamente anunciado. Não é uma continuação de Harry Potter, a idade dos personagens é outra, o tom do filme provavelmente será outro também. É um mundo totalmente novo para explorarmos todos juntos, sem distinção de quem leu antes ou conheceu depois. E a melhor parte é que já foram anunciados cinco filmes e que ao longo desses filmes 19 anos se passarão, isso culminará no confronto entre o bruxo das trevas Grindelwald e Alvo Dumbledore. Mas, isso talvez seja assunto para outro dia…