Referências e Mais Referências – 4 Filmes e 4 Séries Sobre o Universo Nerd

O 25 de maio é um dia lembrado por muitos nerds do mundo inteiro, não apenas por ser o aniversário de Sir Ian McKellen (também conhecido como Gandalf ou Magneto) ou por ter sido, à 39 anos atrás, em 1977, a data de estreia do primeiro filme da série Star Wars, mas principalmente para lembrar o falecimento, em 2001, de uma das figuras mais importantes da cultura pop e um dos maiores nerds que já existiu, Douglas Adams, autor da “trilogia” de cinco livros da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, e por isso, desde então, o dia 25 de maio é comemorado como Dia da Toalha, uma referência que só quem leu os livros ou quem der uma busca no google vai entender.
Por isso trago hoje especialmente uma lista de quatro filmes e quatro séries que qualquer nerd, se já não gosta, com certeza vai adorar assistir. Não são apenas filmes e séries que todo nerd normalmente já curte, tipo O Senhor dos Anéis ou Star Trek, mas produções repletas de referências e easter eggs que só quem conhece o vasto universo presente em livros, quadrinhos, games, filmes e séries que recheia a mente de todo nerd vai se ligar.
Vamos então às listas.
FILMES
(Frequently Asked Questions About Time Travel, 2009)
 
O filme gira em torno de Ray (Chris O’Dowd) um aficionado por histórias de viagem no tempo e seus dois amigos Toby (Marc Wootton) e Pete (Dean Lennox Kelly) que ao conversarem em um típico pub britânico se veem inseridos em uma trama envolvendo viagens temporais e perseguições em inúmeras linhas cronológicas ao tentar descobrir quem está causando toda essa confusão e tentando eliminá-los da história. O filme é uma grande homenagem às clássicas histórias (filmes, livros e séries) que envolvem viagens no tempo, com sua complicada, mas ao mesmo tempo boba e atrapalhada trama. E impossível qualquer nerd não dar boas risadas.
(Be Kind Rewind, 2008)
Dirigido pelo francês Michel Gondry, conhecido por Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004), Rebobine, Por Favor é uma divertidíssima comédia e uma homenagem singela ao cinema pop dos anos 80 e 90. O filme conta a história de Jerry (o hilário Jack Black) um funcionário de um ferro velho que sente frequentes dores de cabeça que ele acha serem causadas pela rede elétrica local. Na tentativa frustrada de sabotar a rede acaba magnetizando seu cérebro e destruindo o já pequeno acervo de filmes em VHS da locadora onde seu amigo Mike (Mos Def) trabalha. Para resolver o problema e manter a felicidade de uma velhinha fiel cliente da locadora os dois tentam recriar e gravar alguns filmes como Caça-Fantasmas, De Volta Para o Futuro e Conduzindo Miss Daisy, entre outros.
(Scott Pilgrim vs. the World, 2010)
Adaptação do aclamado quadrinho criado por Bryan Lee O’Malley e dirigido por Edgar Wright (responsável pela, também obrigatória para nerds, Trilogia do Cornetto) Scott Pilgrim Contra o Mundo parece já nascer um clássico da cultura pop. O filme fala sobre como o jovem Scott (Michael Cera) encontra a garota de seus sonhos, Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead), mas para conquistá-la precisa derrotar seus sete ex-namorados(a) do mal, um enredo simples, mas que fisga rapidamente qualquer fã de jogos de videogame pelas referências que traz e pela ótima utilização dos efeitos especiais que remontam à geração dos consoles de 16 bits.
(2009)
Em 1998, um ano antes da estréia de Star Wars: Episódio I, após uma longa espera de 16 anos dos fãs, um grupo de quatro amigos viajam cruzando os Estados Unidos para tentar roubar uma cópia do filme para verem antes que um deles, que está doente, morra. O filme conta, além obviamente das inúmeras referências à série de filmes criada por George Lucas, com a participação especial de alguns membros do elenco original como Billy Dee Williams, que interpreta o pirata espacial Lando Calrissian, e Carrie Fisher, a princesa Leia em pessoa. É simplesmente obrigatória pra qualquer fã de Star Wars que se prese.
SÉRIES
(2007-)
Provavelmente a primeira série que vem em mente hoje em dia quando se pensa em séries sobre o universo nerd. A sitcom surgiu em 2007, criada por Chuck Lorre e Bill Prady e conta a história de dois amigos, os jovens físicos Leonard e Sheldon que acabam de se mudar para um novo apartamento, onde recebem frequentemente a visita de mais dois amigos, o engenheiro aeroespacial Howard e o astrofísico Raj, completando o grupo desajeitado de geeks superinteligentes. Logo os quatro conhecem Penny, a vizinha do apartamento ao lado. A série é cheia de referências tanto ao universo cultural pop contidos em produções normalmente consumidos por nerds quanto à complicadas questões científicas levando o grupo quase sempre a situações engraçadas. A série, que já segue este ano para sua décima temporada que estréia em outubro, na minha opinião já começa a perder sua força desde a terceira, apesar de ainda manter uma boa média de audiência e seguir ganhando prêmios, que vão principalmente para Jim Parsons, intérprete do esquisito Sheldon Cooper.
(2006 – 2010/13)
Uma das minhas séries preferidas de todos os tempos, The IT Crowd se passa no departamento de TI (Tecnologia da Informação, daí o “IT” do título) de uma grande empresa localizada no centro de Londres. O departamento conta com apenas três funcionários, o rabugento Roy (Chris O’Dowd) o estranho Maurice (Richard Ayoade) e a recentemente nomeada diretora do departamento Jen (Katherine Parkinson), o elenco se completa com o bizarro presidente da empresa Douglas Reynholm (Matt Berry). Os quatro são incrivelmente fantásticos em seus papéis criando uma sintonia hilária entre si e com aquele típico humor estranho dos ingleses que eu adoro. A série teve sua quarta e última temporada (infelizmente) exibida em 2010, mas um episódio especial, que muitos fãs consideram a quinta temporada, foi apresentado em 2013.
(1999 – 2000)
Uma paixão que descobri só recentemente (por estar agora disponível em um certo serviço de streaming), mesmo após 16 anos da exibição de sua primeira e, infelizmente, única temporada. O enredo é focado nos irmãos Lindsay e Sam Weir (Linda Cardellini e John Francis Daley) e mostra as dificuldades que ambos sofrem em sua adolescência. Lindsay, a mais velha, sofre uma mudança drástica de comportamento após a morte da avó e tenta se encaixar em um grupo composto por jovens ditos “rebeldes e problemáticos” (os freaks do título) de sua escola, que são exatamente o oposto da nerd que ela costumava ser, enquanto Sam precisa “sobreviver” aos bullys da escola e às dúvidas e descobertas da pré-adolescência fazendo parte de um grupo de geeks. O elenco é incrível, contando com nomes hoje conhecidos como James Franco, Seth Rogen e Jason Segel e até hoje muitos fãs lamentam seu inexplicável e precoce cancelamento. Destaque pra abertura simples, mas sensacional ao som de Bad Reputation da Joan Jett.
(2009 – 2015)
Community é uma série que com certeza mora no meu coraçãozinho. A série iniciou em 2009 sem muita pretensão contando a história de um improvável grupo de estudos montado entre alunos recém ingressos em uma faculdade comunitária fictícia dos Estados Unidos. O elenco era formado, com exceção do veterano Chevy Chase, por atores desconhecidos, mas que nem por isso deixaram de me surpreender presenteando os espectadores com personagens paradoxalmente ancorados em clichês, mas de uma profundidade ímpar e talvez com uma sintonia que nenhuma das séries anteriores dessa lista conseguiu jamais atingir. A série trazia episódios incrivelmente inventivos e que, apesar das várias referências ao mundo nerd não dependia apenas disso para manter seu humor. Ao longo das três primeiras temporadas foi visível a evolução da série e de seus personagens, mas com a saída do criador e showrunner  Dan Harmon devido a problemas na produção e diferenças criativas Community começou a desandar e a perder personagens importantes e mesmo com sua volta para o quinto ano da série as coisas não voltaram a ser como antes. Mesmo assim, com o apoio de fãs fiéis a série resistiu até a sexta temporada, exibida ano passado, deixando para nós a esperança de um filme (essa referência é pra quem conhece).
Espero que todos tenham aproveitado esse Dia da Toalha, considere-se nerd ou não. O mais importante é nunca esquecer do lema: “Não entre em pânico”