Obrigado Breaking Bad! ou O Assassinato de Walter White

[FARÁ MAIS SENTIDO SE VOCÊ TIVER VISTO BREAKING BAD ATÉ O ÚLTIMO EPISÓDIO]
Não foi preciso esperar cinco temporadas para saber como a saga do professor de química falido que decide fabricar e vender drogas terminaria. No fundo todos sabiam que aquilo iria acabar muito mal. Mas torcíamos por Walt. Era quase como assistir “A Paixão de Cristo” e torcer para o protagonista sobreviver. Você aceitava as justificativas de Walt, torcia por ele, afinal ele precisava salvar sua família. E Jesse era sua muleta, era o que Walt precisava para continuar com seu objetivo. Muitos bandidos loucos, gêmeos, aviões em queda e Pollos Hermanos depois, a dupla continuava, não tão firme como antes, mas ainda assim continuava.
Mas durante essa história toda, surge o vilão. O psicótico, perfeccionista e orgulhoso vilão. Ele esmagalha a mente de Jesse Pinkman e a guarda no bolso como sua posse. Mata pessoas e deixa algumas morrerem. Usa friamente a vida de crianças para chegar ao seu objetivo. E por último, como um tiro na nuca do mocinho, destrói completamente seu objetivo primário, o que é pior para Walt do que a própria morte.
– Eu fiz isso por mim… Eu gostei disso… Eu era bom nisso… Eu estava vivo.
Foi para isso que esperamos cinco temporadas. E foi perfeito. Vince Gilligan genialmente nos mostrou, em uma série baseada em acontecimentos inimagináveis e impossíveis, como a sociedade pode destruir um de seus membros.
Para mim foi impossível não associar Haisemberg e Walter White a Coringa e Batman. Os dois lados de uma mesma loucura, de uma obsessão. Morreu onde nasceu: em um laboratório de metanfetamina azul, ao som de Baby Blue de Badfinger (abra o vídeo e leia o resto do texto ouvindo a música).
Obrigado Breaking Bad.
Por acreditar nos seus assíduos espectadores. Nos presenteando não só com uma história dura e cruel, mas ao mesmo tempo bela de ser vista, pois muito bem criada, cuidadosamente costurada. Brincando com diálogos, com cores, com os pontos de vista, nos fazendo quase assistir a cada episódio em pé de tanta tensão.
E que elenco memorável. Não só Bryan Cranston, que já se mostrou um dos melhores atores da atualidade, mas todo o elenco foi maravilhoso. Aaron Paul (Jesse), Anna Gunn (Skyler), Dean Norris (Hank), Bob Odenkirk (o melhor advogado de todos os tempos), Jonathan Banks (como vou sentir saudade de Mike), Giancarlo Esposito (terei medo para sempre do eterno Gus Fring), entre muito outros, e o que dizer de Jesse Flemons como Todd, um dos personagens mais frios que eu já vi na ficção.
Obrigado Breaking Bad e Vince Gilligan. Por mexer com meus sentimentos e obrigado por fazer Jesse sorrir no final.